Sistema participa da 24ª Agroex, em Muqui

23/10/2018

O Sistema Faes, Senar-ES e Sindicatos Rurais participou do 3º Seminário da Cafeicultura do Sul do Estado do Espírito Santo, no dia 18 de outubro, em Muqui. O evento aconteceu durante a 24ª Agroex, em que o Sistema também realizou minicursos e expôs produtos da região em seu estande.

O seminário contou com um público aproximado de 200 pessoas, entre produtores rurais, suas famílias, colonos, associados do Sindicato Patronal Rural e cooperados da Cafesul, e foi resultado da parceria do Sindicato com a prefeitura e as secretarias municipais.

"A programação foi elaborada pela Cafesul e desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Muqui. Acredito que o evento trouxe para a realidade a preocupação com os nossos agricultores e as lavoras de nossa região", destacou o presidente do Sindicato Rural de Muqui, José Lívio Carrari.

A analista de Arrecadação do Senar-ES, Mirian Ribeiro, e o auditor do INSS, Gilson Ventura, palestraram sobre Legislação Tributária Rural (Funrural) e Orientações Previdenciárias. Segundo Mirian, foram apresentados os serviços do Senar e como contribuir para a entidade e a Previdência Social. "O motivo de falarmos dos dois temas é que a contribuição do Senar tem o mesmo fato gerador da contribuição da previdência e são feitas no mesmo sistema e guia de pagamento", explicou.

Gilson Ventura esclareceu diversas situações em que o produtor rural precisa se regularizar para ter acesso aos benefícios do INSS.

"As contribuições são importantes para o produtor rural, pois são elas que garantem o acesso a diversos benefícios do INSS, assim como contribuem para o crescimento das atividades do Senar-ES, que tem como missão capacitar e melhorar a qualidade de vida do trabalhador, do produtor rural e de sua família", reforçou Mirian.

24ª Agroex

Durante a feira, o Senar-ES realizou minicursos de Culinária com Tilápia, Culinária de Pizzas e Culinária com Molhos para Macarrão. No estande do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais foram expostos o pó de café Pó de Mulheres e Pó Casario, criado por cooperados da Cafesul, e flores da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul/Caparaó-ES - Sulcaflor.

Ao longo do evento foram oferecidos aos visitantes diversas degustações dos produtos feitos durante os minicursos.

Fonte: Comunicação Senar-ES