Senar-ES leva mais saúde para produtores rurais

08/11/2018

Aconteceu hoje (08) o Programa Saúde do Homem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), na Ceasa Cariacica. Os produtores que comercializam no local assistiram palestra sobre prevenção do câncer de próstata, receberam orientações odontológicas, aferiram pressão e mediram o índice de glicose e de massa corporal. Houve também cortes de cabelo durante toda a manhã.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Julio da Silva Rocha Junior, reforçou a importância de levar mais conhecimento para produtores rurais. "Precisamos conscientizar cada vez mais o homem do campo sobre a importância de exames que previnam doenças, como o câncer. Por vergonha ou medo, muitos produtores não estão se cuidando como deveriam. O Senar-ES está aqui para ajudar nesse sentido".

Domingos Aluziano Malacarne, produtor rural de Santa Maria de Jetibá, participou da ação e revelou que descobriu informações que ainda não conhecia. "Eu fazia meus exames de três em três anos, mas hoje aprendi que preciso fazer todo ano. Também fiquei sabendo sobre a forma correta de escovação dos dentes. Foi muito bom para mim", disse.

Ivan Faco da Penha, produtor rural de Santa Leopoldina, também participou do programa e destacou a importância do cuidado com a saúde. "Faço meus exames todos os anos e isso é muito importante para prevenir doenças e preservar a vida. Precisamos amar e cuidar de quem somos".