Vacinação contra febre aftosa supera í­ndices da campanha de 2017

07/01/2019

Mantendo a boa média das campanhas anteriores, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) registrou a comprovação de vacinação de mais de 1,9 milhão de bois e búfalos em todo o Estado durante a segunda etapa de campanha contra a febre aftosa, realizada em novembro de 2018.



O índice de vacinação, que chegou a 97,87%, superou a marca da campanha realizada em novembro de 2017, quando o Instituto registrou a imunização de 97,02% de todo o rebanho.



“Mesmo com a dificuldade que alguns produtores tiveram de adquirir as vacinas durante a campanha, conseguimos nos manter dentro da meta estabelecida e ainda superar o número de animais vacinados com relação ao ano passado. Isso é muito importante para todo o Estado, que vem buscando o status de livre da febre aftosa sem vacinação”, frisou o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza.



Os municípios de Marilândia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Vila Valério e Pedro Canário foram os destaques da campanha, registrando a imunização de 100% dos seus rebanhos.



Produtores que não vacinaram

Os proprietários que não vacinaram seu rebanho devem procurar o Idaf para receber a autorização para a compra da vacina fora do período da campanha.



Próxima etapa

A próxima etapa de vacinação acontece em maio de 2019, quando devem ser vacinados apenas os animais com até dois anos de idade.



Fonte: Idaf