Produtores discutem sobre sustentabilidade

12/03/2019

Aconteceu ontem o Seminário ISA, sobre sustentabilidade nas propriedades rurais, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). O evento contou com a participação de 320 produtores rurais atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e técnicos de campo.

Os palestrantes falaram sobre gestão e sustentabilidade, estratégias e espécies nativas para plantios de recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Área de Reserva Legal, a ferramenta ISA e suas aplicações práticas e os resultados da aplicação da ferramenta nas propriedades rurais capixabas.

O técnico de campo e engenheiro agrônomo, Lorran Portugal, explica que a ferramenta ISA é um indicador de onde estão as falhas na propriedade rural, se na parte gerencial, no diagnóstico ou em quesito de sustentabilidade. "Depois desta análise consigo entender os gargalos e passar ao produtor em que área temos que atuar. Nossa metodologia é tratar o produtor como o gestor de sua empresa", contou.

O produtor rural Paulo César Bruni esteve no evento e destacou que, a partir do uso da ferramenta, conseguiu melhorar a gestão de sua empresa rural. "Com a ISA você passa a ter indicadores de como a propriedade realmente é e o que pode ser feito para ser rentável e sustentável. Eu tive uma mudança organizacional, adquiri mais conhecimento e evoluí no planejamento e gerenciamento do meu negócio", revelou o produtor rural Paulo César Bruni.

O Programa ATeG atende 770 produtores rurais do Espírito Santo, oferecendo um acompanhamento mensal na propriedade, para melhorar a gestão. Para participar, os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município.

Fonte: Comunicação SENAR-ES