Mais de 600 mulheres participaram do I Encontro Elas no Agro Capixaba

17/04/2019

Aconteceu no último sábado (13), o I Encontro Elas no Agro Capixaba, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), com a participação de mais de 600 mulheres ligadas ao agronegócio do Estado. Palestra, roda de conversa, espetáculo de dança, marcaram o evento, que ocorreu na ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato Rural.

"Foi uma experiência única, para todas nós mulheres, debater temas como saúde física e mental, autoestima, violência doméstica e oportunidades que o agronegócio nos oferece. Acredito que todas saímos diferente do evento e com mais força para fazer a diferença em nosso dia a dia", relatou a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato Simões.

O Elas no Agro Capixaba contou com a presença da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, que incentivou as mulheres presentes ao empreendedorismo.

"Sempre fui uma empreendedora nata e tenho orgulho de dizer como aprendi e cresci com toda a situação que convivi. As dificuldades sempre me motivaram a buscar soluções, fossem para minha rua, meu bairro, minha cidade. Sempre lembro da frase que pergunta: na crise, você escolhe chorar ou vender lenços? Eu escolhi vender lenços. Temos que sempre olhar as coisas para o lado positivo e identificar o que pode transformar a vida das pessoas", revelou.

Kátia Quedevez, jornalista da revista Safra ES, Lúcia Helena Pereira, produtora rural, Evani Martinelli, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha, Stefany Silveira, estudante do curso técnico em agronegócio, do Senar-ES, Helen Barboza, produtora rural, Maria Bremenkamp, secretária de Agricultura de Santa Leopoldina, conduziram um bate-papo descontraído sobre suas histórias.

Elas compartilharam momentos marcantes de suas vidas, ligadas ao agronegócio, incentivando as mulheres presentes a vencer os desafios e a lutar para conquistarem cada vez mais espaço no segmento em que atuam.

"Fiz faculdade de pedagogia e três pós-graduações, mas larguei tudo há cinco anos para investir na minha propriedade rural. Montei minha agroindústria e tudo o que produzimos comercializamos na feira de Baixo Guandu", contou a produtora rural Lucia Helena Pereira.

Saúde feminina

A assessora técnica do Senar Nacional, Magali Eleutério, palestrou sobre saúde e autoestima feminina no Encontro Elas no Agro Capixaba, tocando, inclusive, no assunto violência doméstica.

"É preciso alertar a todas as mulheres sobre os perigos das agressões, que muitas vezes começam de forma verbal, psicológica, e vão evoluindo para agressões físicas. Não tenham medo de denunciar", ressaltou Magali.

Para reforçar a importância dos cuidados com a saúde, especialmente o câncer de mama, Sandra Motta apresentou seu espetáculo de dança, "Vírgula", que conta sua história de superação da doença.

Fonte: Comunicação SENAR-ES