CNA destaca importância do Programa Nacional de Bioinsumos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou a importância do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quarta (27). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do ministério.


Em um vídeo transmitido durante o evento, o presidente da CNA, João Martins, disse que “esse programa irá proporcionar melhoria de produção” e também “irá gerar mais empregos, melhorar a vida dos produtores rurais e aumentar a sua renda”.


“A CNA está aberta para que esse programa seja rapidamente levado aos nossos produtores rurais”, afirmou João Martins.


A iniciativa pretende estimular a pesquisa, a produção e o uso de produtos biológicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária a partir do aproveitamento da biodiversidade brasileira.


As ações visam ampliar e fortalecer o segmento de bioinsumos, ofertando ao usuário tecnologias, produtos, processos, conhecimento e informações sobre uma diversidade de insumos de base biológica aplicados no campo, desde a nutrição do solo, ao controle de pragas como em processos relacionados à pós-colheita e à agroindústria.


“O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do mundo. Com esse programa, produtores de todos os tamanhos serão contemplados, tanto da agricultura orgânica quanto da convencional. Poderemos economizar bilhões em controle biológico e biofertilizantes e caminhar, cada vez mais, para a agricultura do futuro”, disse Tereza Cristina durante o lançamento.


Inovação - O Programa Nacional de Bioinsumos foi desenvolvido alinhado às necessidades de inovação nos segmentos agrícola, aquícola, florestal e pecuário, a partir de uma ampla e longa discussão com diversos segmentos de diferentes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.


Na opinião do coordenador de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, a construção de uma política para os bioinsumos e uma estrutura normativa garantidora é de grande relevância para os produtores rurais brasileiros.


Ele também ressalta a importância do estabelecimento de protocolos de segurança para que os agricultores produzam insumos biológicos em suas propriedades de maneira segura e com qualidade.


“Os bioinsumos já são muito utilizados pelos agricultores brasileiros e representam uma alternativa real para o agricultor diversificar sua estrutura produtiva. Quanto mais alternativa para o agricultor, mais liberdade ele tem para construir o modelo de negócio mais adequado à sua propriedade”, declarou Minaré.


A criação foi oficializada pelo Decreto n° 10.375, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que também instituiu o Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos, formado por representantes dos setores público e privado.


Conheça mais detalhes do programa aqui.


Fonte: CNA

Compartilhe nas Mídias Sociais





Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08