REDE SOLIDÁRIA MOBILIZA SISTEMA CNA/SENAR, FEDERAÇÕES E SINDICATOS
Uma rede de solidariedade mobiliza o Sistema CNA/Senar, as Federações e os sindicatos rurais que promovem uma série de ações para ajudar o país a prevenir e combater o novo coronavírus.

Produção de máscaras de proteção, doação para compra de respiradores e distribuição de milhares de litros de álcool 70% são algumas das ações espalhadas por vários Estados.

Um exemplo é o que fez a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), que doou R$ 350 mil para a compra de respiradores.

Essenciais para os casos mais graves da doença causada pelo coronavírus, os aparelhos serão destinados ao governo do Estado para uso preferencial no interior da Bahia.

Já a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Senar-MG vão distribuir, a partir de segunda (4), 20 mil máscaras para produtores e trabalhadores rurais. As máscaras estão sendo confeccionadas por instrutores do curso de artesanato da instituição.

A ação tem o apoio de ex-alunos do Senar e de Sindicatos de Produtores Rurais que ajudarão na distribuição pelo interior do Estado.

Em Mato Grosso do Sul, a Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) e o Senar-MS doaram 10 mil máscaras de tecido para a secretaria estadual de Saúde.

Em Sergipe, ex-alunas do curso de corte e costura também do Senar se uniram para produzir máscaras que são doadas a pacientes de hemodiálise, clínicas infantis e pessoas sem condições de comprar o produto.

As artesãs dos municípios de Ilha das Flores e Itaporanga D Ajuda produziram mais de 700 máscaras para distribuição.

No Rio Grande do Norte, a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca (Faern) doou um item essencial: 10 mil litros de álcool 70% foram entregues aos órgãos de saúde do Estado.

Além dessa ação, outros 200 litros foram entregues para a Associação Caravana Natal Feliz, que atende famílias carentes na capital do Rio Grande do Norte.

O Senar Piauí também já doou 10 mil litros de álcool 70% para o governo do Estado utilizar como medida preventiva ao coronavírus.

Uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), sindicatos rurais e a Organização das Voluntária de Goiás criou um fundo de arrecadação de qualquer quantia para assegurar ações de prevenção da doença. As doações podem ser feitas pelo site:www.ovg.org.br/voluntariado/

Sindicatos - Os sindicatos rurais também estão mobilizados, como ocorreu na cidade de Perdões, em Minas Gerais.

Mais de mil máscaras já foram produzidas e estão sendo distribuídas junto com álcool gel para todos produtores e trabalhadores rurais do município.

No Ceará, o Sindicato de Produtores Rurais do município de Ubajara doou 500 quilos de alimentos não perecíveis durante a Páscoa. Além disso, alguns produtores da região tiveram a iniciativa de doar frutas e hortaliças excedentes da produção agrícola.

O Sindicato de Produtores Rurais de Jataí, em Goiás, mobilizou produtores rurais e empresas de agronegócio para ceder pulverizadores, tratores e caminhões tanque. Diariamente, as máquinas são usadas para a higienização das ruas mais movimentadas.

O sindicato também está promovendo leilões para arrecadar dinheiro que será utilizado para a compra de máscaras e testes rápidos para a detecção da Covid-19, equipamentos de proteção individual (EPIs). O material será doado ao hospital municipal.

No município goiano de Rio Verde, o Sindicato de Produtores Rurais também está organizando uma campanha de doação financeira para ajudar na compra equipamentos de proteção à Covid-19.

Sistema CNA/Senar Uma das primeiras ações de solidariedade partiu da própria Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que doou R$ 5 milhões ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ajudar em ações de saúde no combate à pandemia do coronavírus.

O ofício foi encaminhado pelo presidente da CNA, João Martins, à ministra Tereza Cristina no dia 23 de março.

O Senar também lançou o curso gratuito e a distância Confecção de Máscaras de Proteção para que as pessoas que vivem no meio rural fiquem mais protegidas contra o coronavírus. Inicialmente foram disponibilizadas mil vagas.

Para conhecer outras iniciativas do Sistema CNA/Senar para setor agropecuário brasileiro durante a crise da Covid-19, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/-7

Compartilhe nas Mídias Sociais





Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08