Conhecimento gera bons resultados em propriedade de Rio Bananal
Criado no interior do Espírito Santo, Gedson Chagas, produtor de café conilon de Rio Bananal, começou a trabalhar na agricultura aos 30 anos, na Fazenda Duas Barras, mais conhecida como Fazenda Dadalto. Atualmente, o produtor atua na parte da administração da fazenda, com seu sogro Anacleto Dadalto e seu cunhado Luciano Galdino.

Nos 238 hectares da fazenda, foram plantados 350 mil pés de café conilon, a única cultura da propriedade. De acordo com Gedson, o local chegou ao patamar mais profissional e especializado graças ao conhecimento que adquiriu com o Curso Técnico em Agronegócio e os treinamentos de Administração Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES).

“Esses cursos melhoraram a minha visão técnica, desde o manejo da lavoura até a administração da propriedade, pois a tomada de decisão agora é baseada em dados”, explica. Participando da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-ES, com a orientação do técnico de campo, Gedson também já fez mudanças em sua propriedade e aprimorou a gestão.

“Atualmente expandimos a lavoura de café na propriedade, em toda a área onde poderia ser plantado. Vimos que a cultura estava dando mais resultado, e no local que havia pastagem, plantamos mais café. A visão é esta: continuaremos mantendo a lavoura com potencial bom, sempre trabalhando pelo aumento da produção", relatou o produtor.

Gedson é associado do Sindicato Rural de Rio Bananal, pois reconhece a necessidade de unir os produtores para buscarem melhores soluções para o segmento. Ele relatou que o sindicato é presente nas ações dos agricultores, oferece diversos benefícios e apoio para a categoria. Durante alguns anos, a contabilidade de sua fazenda era feita pelo contador da entidade.

“A união faz a força e contar com a assistência do sindicato tem um peso maior para os produtores. O auxílio e o apoio que o Sistema FAES/Senar-ES/Sindicatos Rurais fornece é muito importante para o agronegócio do Espírito Santo”, reforçou.

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08