Abertura da China fortalece setor l?cteo brasileiro
1 de setembro de 2020
Em novembro do ano passado, a CNA e a Apex-Brasil promoveram uma miss?o empresarial ? China para divulgar produtos como o leite e seus derivados. Oito meses depois, o pa?s asi?tico anuncia a abertura de seu mercado para os produtos l?cteos brasileiros.
Essa decis?o faz parte de uma s?rie de esfor?os da Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA) para fortalecer o setor e ampliar e diversificar as exporta??es ? China. A medida tamb?m cria oportunidades para que outros pa?ses passem a comprar mais produtos nacionais.
?Uma das principais bandeiras de minha gest?o ? mostrar que o Brasil tem condi??es de se tornar um grande exportador de produtos l?cteos. Ent?o, a decis?o da abertura do mercado chin?s ? um presente para todo esse esfor?o e trabalho dispendidos pelo Sistema CNA/Senar. E mostra que nosso racioc?nio e nossa luta nesse sentido estavam certos?, afirmou o presidente da CNA, Jo?o Martins.
Al?m da miss?o ? China em novembro de 2018 com empres?rios, produtores e representantes do governo, a CNA promoveu diversas a??es voltadas ? amplia??o de mercados para os pa?ses asi?ticos e esse tem sido um tema recorrente nas discuss?es realizadas pela entidade.
S? nesse ano, o presidente da CNA, Jo?o Martins, reuniu-se tr?s vezes com o embaixador chin?s no pa?s, Yang Wanming, para tratar de v?rios temas, entre eles a pauta comercial. No in?cio do ano, a Confedera??o tamb?m integrou uma miss?o da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que visitou a China, o Jap?o, o Vietn? e a Indon?sia.
O Brasil ? o 4? maior produtor mundial de leite do mundo, com 1,2 milh?o de produtores, principalmente pequenos e m?dios, enquanto os chineses representam o maior mercado importador de l?cteos.
Hoje, cada habitante da China consome o equivalente a meio copo de leite por dia. No Brasil, esse consumo ? cinco vezes maior, o que mostra que h? potencial para o aumento das exporta??es brasileiras.
?Isso cria para o Brasil oportunidades para o aumento da produ??o e a diversifica??o da pauta exportadora, al?m de ser uma importante refer?ncia regional para o Brasil conquistar outros mercados na ?sia que estamos buscando para os l?cteos brasileiros, como Tail?ndia, Indon?sia, Mal?sia e Vietn??, explica a coordenadora de Rela??es Internacionais da CNA, Camila Sande.
O presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Esp?rito Santo (FAES), J?lio Rocha, destaca que ? o momento de empreender esfor?os para fazer jus ao benef?cio. ?Para termos sucesso na exporta??o de leite e derivados, vamos precisar provar que temos sanidade do rebanho. Os produtos ao baterem no exterior ser?o rastreados, para se constatar a sanidade do rebanho. Por isso precisamos estar antenados com a abertura de com?rcio que favorecer? ida e vinda do fluxo de produ??o, sem as devidas cargas tribut?rias e o produtor brasileiro vai ser fustigado com a competitividade acirrada se ele n?o fizer ades?o a um plano robusto de sanidade que enseja confian?a alimentar. ? um passo decisivo para se manter na atividade. Lembrando que nosso principal parceiro, o consumidor, est? cada vez mais exigente e com toda raz?o?, pontua.
Fonte: CNA Brasil
Essa decis?o faz parte de uma s?rie de esfor?os da Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA) para fortalecer o setor e ampliar e diversificar as exporta??es ? China. A medida tamb?m cria oportunidades para que outros pa?ses passem a comprar mais produtos nacionais.
?Uma das principais bandeiras de minha gest?o ? mostrar que o Brasil tem condi??es de se tornar um grande exportador de produtos l?cteos. Ent?o, a decis?o da abertura do mercado chin?s ? um presente para todo esse esfor?o e trabalho dispendidos pelo Sistema CNA/Senar. E mostra que nosso racioc?nio e nossa luta nesse sentido estavam certos?, afirmou o presidente da CNA, Jo?o Martins.
Al?m da miss?o ? China em novembro de 2018 com empres?rios, produtores e representantes do governo, a CNA promoveu diversas a??es voltadas ? amplia??o de mercados para os pa?ses asi?ticos e esse tem sido um tema recorrente nas discuss?es realizadas pela entidade.
S? nesse ano, o presidente da CNA, Jo?o Martins, reuniu-se tr?s vezes com o embaixador chin?s no pa?s, Yang Wanming, para tratar de v?rios temas, entre eles a pauta comercial. No in?cio do ano, a Confedera??o tamb?m integrou uma miss?o da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que visitou a China, o Jap?o, o Vietn? e a Indon?sia.
O Brasil ? o 4? maior produtor mundial de leite do mundo, com 1,2 milh?o de produtores, principalmente pequenos e m?dios, enquanto os chineses representam o maior mercado importador de l?cteos.
Hoje, cada habitante da China consome o equivalente a meio copo de leite por dia. No Brasil, esse consumo ? cinco vezes maior, o que mostra que h? potencial para o aumento das exporta??es brasileiras.
?Isso cria para o Brasil oportunidades para o aumento da produ??o e a diversifica??o da pauta exportadora, al?m de ser uma importante refer?ncia regional para o Brasil conquistar outros mercados na ?sia que estamos buscando para os l?cteos brasileiros, como Tail?ndia, Indon?sia, Mal?sia e Vietn??, explica a coordenadora de Rela??es Internacionais da CNA, Camila Sande.
O presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Esp?rito Santo (FAES), J?lio Rocha, destaca que ? o momento de empreender esfor?os para fazer jus ao benef?cio. ?Para termos sucesso na exporta??o de leite e derivados, vamos precisar provar que temos sanidade do rebanho. Os produtos ao baterem no exterior ser?o rastreados, para se constatar a sanidade do rebanho. Por isso precisamos estar antenados com a abertura de com?rcio que favorecer? ida e vinda do fluxo de produ??o, sem as devidas cargas tribut?rias e o produtor brasileiro vai ser fustigado com a competitividade acirrada se ele n?o fizer ades?o a um plano robusto de sanidade que enseja confian?a alimentar. ? um passo decisivo para se manter na atividade. Lembrando que nosso principal parceiro, o consumidor, est? cada vez mais exigente e com toda raz?o?, pontua.
Fonte: CNA Brasil