Formação Profissional
Apicultura básica
Capacitar o produtor e/ou trabalhador rural na criação de abelha para a produção de mel.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Origem e biologia das abelhas; - Anatomia e fisiologia das abelhas; - Produtos das abelhas; Identificação de materiais, equipamentos e indumentárias; - Localização e instalação do apiário; - Povoação do apiário; - Revisões; - Manejo do Apiário; - Predadores, parasitas, pragas e doenças das abelhas; - Calendário e plantas apícolas; - Cuidados a ferroadas das abelhas.
Irrigação: Fertirrigação, Quimigação e Reúso de Água Modulo V
Identificar as principais tecnologias empregadas na fertirrigação, quimigação e reúso de água na irrigação
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: 1. Conhecer a tecnologia da Fertirrigação 2. Definir o método de aplicação do fertilizante 3. Conheça os principais fertilizantes utilizados 4. Realize o cálculo da quantidade de fertilizantes 5. Conheça a irrigação com água residuária
Adequação de estradas vicinais e construção de caixas secas
Elaborar projetos de adequação de estradas rurais através de construção de caixas secas.
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Impacto das estradas não adequadas no meio ambiente; - Tecnologias disponíveis para a adequação das estradas; - Resultados do Projeto piloto implantado; - Tecnologias de conversação de solo e água; - Visão global da propriedade rural; - Planilhas de elaboração; - Planilhas de monitoramento; - Recomendações técnicas; meio ambiente; - Visão global da propriedade rural; - Observação do relevo, cobertura vegetal e impedimentos físicos presentes na estrada. - Anotações em planilha de elaboração do projeto. - Estabelecer a chuva que se deseja captar; - Distância entre as caixas secas, largura da estrada, altura do talude, marcação e identificação das caixas secas. - Dimensionamento das caixas secas, movimento de terra gerado, rendimento hora/ máquina, orçamento do projeto, custo R$/ km de estrada - Instruir o operador da escavadeira, monitorar a execução; - Execução do projeto e experiência de implantação: solo e relevo.
Administração de Associações e Sindicatos Rurais - Associativismo
Capacitar o pública na formação de uma associação ou cooperativa na comunidade.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceito e passos para a formação de uma Associação; - Contextualização de realidade social; - Liderança; - Homem-sociedade-natureza; - Comunidade rural-contexto social; - Importância da organização e trabalhos associados; - Mapeamento Comunitário; - Identificação de recursos, potencialidades e possíveis parceiros; - Legislação; - Direção e controle da entidade; - Responsabilidade de dirigentes e associados; - Assembleias; - Tributação e Fiscalização; - Representabilidade e Abrangência; - Dissolução.
Administração de propriedades em regime de economia familiar
Capacitar os produtores para adquirir noções sobre como administrar propriedades rurais e estar apto e aplicar as funções administrativas na propriedade.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceituar Administração Rural; - Especificidades do setor rural; - Ambiente externo da empresa rural; - Funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle; - Diagnóstico da Empresa Rural; - Planejamento Estratégico, Gerencial e Operacional; - Recursos Físicos, Humanos, Financeiros e Mercadológicos; - Comunicação, Motivação e Liderança; - Controle da Produção e Controle Financeiro; - Contabilidade Simplificada; - Política Agrícola e instituições de Apoio.
Administração de Propriedades Rurais - ATeG
Adquirir noções sobre como administrar propriedades ruais e estar apto a aplicar as funções gerencias segundo a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Sensibilizar e contextualizar conceitos e e ATeG; - Conceituar Administração Rural; - Especificidades do setor rural; - Ambiente externo da empresa rural; - Funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle; - Diagnóstico da Empresa Rural; - Planejamento Estratégico, Gerencial e Operacional; - Recursos Físicos, Humanos, Financeiros e Mercadológicos; - Comunicação, Motivação e Liderança; - Controle da Produção e Controle Financeiro; - Contabilidade Simplificada; - Política Agrícola e instituições de Apoio.
Administração de Recursos da Família
Capacitar os participantes na administração da propriedade, no âmbito familiar.
Restrições: Ter idade mínima de 14 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Relações humanas; - Ética profissional; - Organização e simplificação do trabalho; - Administração do tempo; - Conservação e reaproveitamento de alimentos; - Mudança de atitude e hábitos; - Cuidados com vestuário; - Orçamento familiar; - Planejamento de recursos; - Educação para o consumo.vestuário; - Planejamento de recursos; - Educação para o consumo.
Agricultura Orgânica - Certificação
Atualizar- se quanto aos mecanismos de controle de qualidade orgânica conforme a legislação vigente, visando a certificação dos produtos.
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Introdução sobre o processo de certificação; - Plano de manejo da unidade de produção orgânica; - Legislação básica; - Lei nº 10.831 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 - Decreto nº 6.323 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2007 - Normas de certificação nacionais e adequação as normas internacionais (Japão, União Europeia e Estados Unidos) de produção orgânica; - Culturas no sistema de produção orgânico: cafeicultura e fruticultura; - Certificação participativa de produtos orgânicos.
Agricultura Orgânica - Implantação e Manejo
Capacitar os participantes na implantação e manejo de culturas orgânicas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Sistemas Orgânicos – Funcionamento e objetivo; - Evolução da Agricultura Orgânica; - Princípios da Agricultura Orgânica; - Linhas de Agricultura Orgânica; - Legislação; - Nivelamento de conceitos: agricultura orgânica, natural, biodinâmica e permacultura; - Rotação e diversificação de culturas; - Equilíbrio biológico e biodiversidade; - Recuperação e conservação de nascentes; - Compostagem; - Adubação verde; - Integração lavoura/ pecuária/ floresta; - Áreas de preservação permanente; - Controle de Doenças e Pragas; - Produção: Cultivo orgânico de tomate, pimentão, abóbora e pepino; - Caracterização do mercado e comercialização de produtos orgânicos;
Apicultura - Produção de Mel e Própolis
Produzir mel e própolis utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Origem e características do mel; - Fatores que influenciam a produção de mel; - Como preparar a colmeia para a safra de mel; - Apicultura migratória; - Beneficiamento do mel (BPA); - Agregando valor ao mel; - Origem e características da própolis; - Fatores que influenciam a produção da própolis; - Cuidados necessários na produção de própolis; - Métodos para produzir própolis; - Colheita e armazenamento da própolis; - Agregando valor a própolis; - Origem e características da cera; - Como produzir cera; - Beneficiamento da cera.
Aplicação de defensivos agrícolas
Aplicar defensivos agrícolas com pulverizador costal manual, aplicando as normas de segurança e legislação vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conhecimento dos Produtos Fitossanitários; - Conhecimento dos métodos de aplicação; - Descarte de embalagens e tríplice lavagem; - Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; - Conhecimentos de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; - Rotulagem e sinalização de segurança; - Utilização dos equipamentos de aplicação; - Manejo dos equipamentos de aplicação; - Manutenção dos equipamentos de aplicação; Prática: - Regulagem e calibragem do pulverizador; - Medidas higiênicas durante e após o trabalho; - Aplicação do produto no solo; - Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal; - Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal.
Aplicação de defensivos agrícolas - Pulverização mecanizada
Aplicar defensivos agrícolas de forma mecanizada, de acordo com as técnicas de segurança e legislação vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: • Conhecimento dos Produtos Fitossanitários; • Conhecimento dos métodos de aplicação; • Utilização dos equipamentos de aplicação; • Manejo dos equipamentos de aplicação; • Descarte de embalagens e tríplice lavagem; • Manutenção dos equipamentos de aplicação; • Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; • Conhecimentos de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; • Rotulagem e sinalização de segurança; • Medidas higiênicas durante e após o trabalho; • Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal; • Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal.
Aplicação de Defensivos Agrícolas Pulverização Mecanizada
Aplicar defensivos agrícolas de forma mecanizada, de acordo com as técnicas de segurança e legislação vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: • Conhecimento dos Produtos Fitossanitários; • Conhecimento dos métodos de aplicação; • Utilização dos equipamentos de aplicação; • Manejo dos equipamentos de aplicação; • Descarte de embalagens e tríplice lavagem; • Manutenção dos equipamentos de aplicação; • Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; • Conhecimentos de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; • Rotulagem e sinalização de segurança; • Medidas higiênicas durante e após o trabalho; • Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal; • Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal.
Artesanato com Escamas de Peixe
Produzir peças artesanais, utilizando escamas de peixe.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: Escolha e aquisição da matéria prima; Cuidados com o meio ambiente; Usos das escamas de peixe; Conservação das escamas; Limpeza e higienização e secagem das escamas; Tingimento natural e artificial das escamas; Confecção e acabamento de vasos, varetas com flores,quadros, porta chaves, colares, brincos, anéis, espelhos e esferas; Avaliação dos produtos confeccionados; Potencial de comercialização de artesanatos com escamas de peixe.
Artesanato em Fuxico
Capacitar as famílias rurais para a confecção do artesanato fuxico visando à geração de emprego e renda.
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Confecção do Molde; - Corte do Tecido; - Alinhavo; - Acabamento do Fuxico; - Montagem das peças: bonecas, Bolsas, Roupas, Cama, Mesa, Banho, Abajur, Flores, etc...
Artesanato em Bordados
Desenvolver com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado.
Restrições: Ter idade mínima de 12 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Ponto cruz; - Ponto atrás (contorno dos bordados); - Vagonite; - Ponto reto.
Artesanato em Fibra de Bananeira
Capacitar as famílias rurais para a confecção do artesanato a base de fibra de bananeira.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Técnica para corte de tronco da bananeira; - Técnica para retirar as fibras do tronco e prepará-las para a confecção das peças; - Armazenamento das fibras; - Confecção de peças decorativas; - Confecção de peças utilitárias de acordo com o interesse dos participantes; - Envernizamento das peças; - Acabamento em geral.
Artesanato em Patch Work
Aprender a técnica do patchwork. Fazer modelagem de diversos modelos para colcha, almofada, etc.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 48 h
Conteúdo: - Conceito Patchwork; - Orientação e formação de grupos; - Traçar moldes no papel; - Recortar os moldes; -Criar novos moldes; - Desenhar; - Bordar a mão; - Costurar.
Artesanato em Patchwork
Aprender a técnica do patchwork. Fazer modelagem de diversos modelos para colcha, almofada, etc.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 48 h
Conteúdo: - Conceito Patchwork; - Orientação e formação de grupos; - Traçar moldes no papel; - Recortar os moldes; -Criar novos moldes; - Desenhar; - Bordar a mão; - Costurar.
Artesanato Macramê
Capacitar as famílias rurais na confecção de peças, utilizando pontos de macramê, visando a geração de renda.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Apresentação do programa do curso; - Pontos Empregados: Festonê, nó simples; - Nó de gravata, festonê torcido e nó simples; - Torcido.
Boas Práticas de Fabricação - BPF
Reconhecer a importância das boas práticas, visando a adequação de atitudes comportamentais nas agroindústrias de alimentos.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Importância das BPF para a qualidade da produção; - Legislação: RDC 275, RDC 216; - Manual de BPF: Instalações, Equipamentos e utensílios, Higiene e sanitização, Higiene do manipulador, BPF durante as operações, Controle de Pragas; - Controle da Potabilidade da água; - Higiene e Saúde dos Manipuladores; - Manejo de Resíduos; - Manutenção Preventiva e Calibração de Equipamentos; - Controle Integrado de Pragas e Vetores; - Elaboração dos POP – Procedimentos Operacionais Padrão; - Produção de requeijão cremoso seguindo os POP's,
Bovinocultura - Manejo de Rebanho
Executar corretamente o manejo de bovinos de leite, em todas as fases produtivas, garantindo eficiência na produção de leite com qualidade.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Cuidados com bezerro recém-nascido; - Cuidados sanitários com bezerros recém-nascidos; - Fornecimento de colostro; - Prevenção e controle das principais doenças; - Desmame de bezerros; - Controle leiteiro; - Secagem de vacas; - Importância da qualidade e do consumo da água; - Contenção de animais; - Composição do rebanho de leite; - Desinfecção de instalações e equipamentos.
Bovinocultura de Leite - Atualização sobre Qualidade do Leite
nivelar os profissionais técnicos que serão consultores dos produtores sobre as IN 76 e 77
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: -Proteção Ambiental - Instruções normativas nº76 (IN 76) e nº 77 (IN77); - Fontes de contaminação do leite; - Tipos de Ordenha: material, equipamentos, instalações; - Medicamentos veterinários; - Refrigeração do leite: Importância e métodos; - Mastite: Tipos, prevenção, controle e tratamento; - Coletas da amostra do leite para análise: individual e coletiva; - Interpretação da análise do leite.
Bovinocultura de Leite - Casqueamento de Bovinos
Executar o casqueamento de bovinos de corte prevenindo e corrigindo possíveis anomalias.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Casqueamento: Correção de Aprumos; - Preparo do Local; - Contenção do Animal; - Utilização de Equipamentos Adequados; - Casqueamento Final.
Bovinocultura de Leite - Ordenha Mecânica
Capacitar o produtor rural no manejo da ordenha mecânica de forma eficiente, visando produzir leite com qualidade e dentro das normas vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Estruturas da Glândula mamária; - Produção e descida do leite; - Padrões de qualidade do leite; - Componentes da ordenhadeira mecânica; - Execução da ordenha e suas etapas; - Limpeza externa e interna do equipamento; - Desmontagem, limpeza e montagem das unidades de ordenha; - Execução da limpeza das instalações; - Identificação e controle da mamite; - Manutenção da ordenhadeira mecânica.
Bovinocultura de Leite - Qualidade do Leite
Criação de bovinos de leite, de forma adequada, visando à produção de leite com qualidade e de animais para reprodução.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: -Proteção Ambiental - Instruções normativas nº76 (IN 76) e nº 77 (IN77); - Fontes de contaminação do leite; - Tipos de Ordenha: material, equipamentos, instalações; - Medicamentos veterinários; - Refrigeração do leite: Importância e métodos; - Mastite: Tipos, prevenção, controle e tratamento; - Coletas da amostra do leite para análise: individual e coletiva; - Interpretação da análise do leite.
Bovinocultura de Leite - Vaqueiro
Realizar corretamente o manejo sanitário, reprodutivo e alimentar de bovinos de leite e corte.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Manejo de pastagens e de capineira; - Manejo sanitário; - Descorna; - Contenção de animais; - Castração; - Mineralização de rebanhos; - Dosagens de medicamentos e interpretação bulas; - Higiene pessoal e do trabalho; - Equipamentos para a aplicação de carrapaticidas e bernicidas; - Noção sobre segurança do trabalho e primeiros socorros; - Cuidados na coleta de materiais para exames; - Manejo reprodutivo e alimentar do gado; - Cuidados com vaca gestante e com bezerro recém nascido.
Carcinicultura
Capacitar o produtor/ trabalhador rural na criação de camarão, seguindo as orientações técnicas, visando um produto de qualidade.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Histórico da carcinicultura: Seleção de área; - Construção de viveiros; - Manejo dos viveiros; - Propriedades física, química e biológica da água e do solo; - Sistemas de cultivos: extensivo, semi-intensivo e intensivo; - Meio ambiente em que vivem os camarões; - Sistemas de abastecimento e de drenagem; - Povoamento; Manejo: monitoramento dos principais parâmetros da água e rotina no cultivo; - Biometria; Alimentação; - Tabela de crescimento/referência para a biometria; - Novas tecnologias de produção; - Uso de aeradores; - Despescas: seletiva e total; - Processamento/beneficiamento; - Planilha de custo; - Marketing e comercialização.
Cerca Elétrica
Capacitar o produtor na montagem de cerca elétrica, obedecendo as normas de segurança.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: Medições e dimensionamento da cerca elétrica; Escolha e seleção do material; Balizamento e alinhamento; Preparação do material, montagem e sustentação; Instalação dos isoladores; Noções de segurança e funcionamento do sistema elétrico; Aterramento da cerca; Instalações do energizador, com sistemas e chaves de segurança; Noções básicas sobre montagem de linhas de transmissão.
Classificação de Café
Classificar os diferente tipos de café, de acordo com a classificação oficial brasileira.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Importância da Classificação; - Tipos de classificação; - Certificações; - Cafés Especiais; - Fisiologia da Flor; - Definição das Características que influenciam no fruto; - Nutrição e doenças; - Tipos de Peneira; - Determinação da peneira; - Tipos de defeitos; - Identificação dos Defeitos; - Contagem de Defeitos; - Equivalência de Defeitos; - Determinação do rebaixamento da COB em função do defeito; - Definição da causa dos defeitos: Impurezas; Beneficiamento; Na Cultura - Má formação; - Resíduos de agrotóxicos; - Umidade; - Maturação; - Armazenamento - Caracterização do conjunto de ações que visam à produção de cafés de qualidade: Nutrição, Pragas e Doenças; - Colheita; Pós-Colheita; - Beneficiamento; - Definição da Classificação Sensorial e suas principais características;
Comandos Elétricos
Prestar serviços de instalação e reparo de painéis elétrico de partida automática de motores aplicados em equipamentos agrícolas .
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Chave Compensadora automática; - Medidas elétricas; - Motores elétricos; - Proteção elétrica em Painéis de comando; -Ligação de Motores Elétricos; - Partida manual de motores elétricos; - Partida direta automática; - Partida Estrela/Triângulo; - Reversão automática.
Congelamento de Alimentos
Preparar os alimentos para congelamento dentro de técnicas corretas de preparo e manipulação visando maior qualidade dos alimentos congelados para produção familiar.
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Informações técnicas sobre congelamento de alimentos; - Vantagens do congelamento; - Congelamento de frutas, hortaliças, carnes bovinas, suínas e derivadas, leite e derivados; - Pratos prontos e semi-prontos; - Receitas.
Corte e Costura
Capacitar as famílias rurais para confeccionar peças do vestuário.
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 120 h
Conteúdo: - Equipamentos de corte e costura; - Conhecimento sobre tipo de tecido; - Conhecimento sobre metragem e aproveitamento do tecido; - Noções sobre adequação do aviamento a ser usado no tecido; - Corte direto, Prática do traçado e tiragem de moldes; - Base da blusa e da saia, calça comprida, bermuda, vestido e camisa, montagem e confecção das peças; - Arremate e acabamento; - Produzir peças de enxoval, tais como lençóis, colchas edredons.
Corte e Costura - Peças Íntimas
Capacitar as famílias rurais a confeccionar peças íntimas.
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 60 h
Conteúdo: - Tipos de tecidos para Peças Íntimas: Malha de algodão, Lycra, Cotton, Renda de Lycra; - Método para traçar molde: Corte de tecido, Modelagem; - Confecção das Peças: Sutiã, Calcinha, Cueca; - Apresentação das peças prontas.
Culinária - Bolo Confeitado
Produzir bolos e confeitar, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Boas práticas de fabricação - Normas de higiene e manipulação de alimentos; Prática: - Produção: Bolo básico, Bolo de chocolate, Pão de Ló; - Produção de Recheios: Diversos; - Produção de Coberturas: Diversas; - Montagem a acabamentos de bolos.
Culinária - Massas
Produzir massas caseiras artesanalmente para consumo familiar, obedecendo as normas de higiene e boas práticas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Apresentação; - Regras básicas de higiene e manipulação de alimentos; - Massa básica para macarrão (macarrão colorido: beterraba, espinafre e cenoura); - Capelete; - Ravióli; - Canelone; - Pizza; - Macarrão com manjericão, alho e óleo; - Panqueca; - Produção de molhos variados; - Congelamento e descongelamento de massas.
Culinária com Café
Produzir alimentos utilizando como base o café, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Importância da cafeicultura; - Boas práticas na manipulação de alimentos; - Noções sobre qualidade de café; - Características do café: Café conilon, Café arábica; - Preparação básica do café: na xícara para utilização em receitas; - O Café, a água e o preparo da bebida; - Regras fundamentais para preparação de um bom café; - Boas práticas de fabricação. Prática: - Receitas culinárias à base de café.
Culinária com Cordeiro
Preparar pratos a base de cordeiro, por meio de técnicas especificas, obedecendo as normas de boas práticas de fabricação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: Preparo e cozimento da carne de cordeiro
Culinária em Salgados e Doces
Produzir salgados e doces, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Normas básicas de higiene para manipuladores de alimentos; - Cuidados na prevenção de acidentes de trabalho; - Cálculo de custo e orientações sobre comercialização; - Apresentação de utensílios e equipamentos da cozinha; - Orientações básicas sobre seleção, compras e armazenagem de alimentos; - Tipos de massas e recheios; Prática: - Preparo de massas doces e decoração; - Tipos de embalagens e decoração.
Culinária em Tortas Doces e Tortas Salgadas
Produzir tortas doces e tortas salgadas, aplicando técnicas de manipulação e higiene.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Normas básicas de higiene para manipuladores de alimentos; - Cuidados na prevenção de acidentes de trabalho; - Cálculo de custo e orientações sobre comercialização; - Apresentação de utensílios e equipamentos da cozinha; - Orientações básicas sobre seleção, compras e armazenagem de alimentos; -Tipos de massas, recheios e coberturas de tortas doces e salgados; Prática: - Preparo de massas doces e decoração; - Preparo de tortas e salgados; - Tipos de embalagens e decoração.
Cultivo de Café Conilon
Capacitar os produtores rurais na implantação, manejo da calagem e da adubação e de irrigação do cafezal, visando aumento da produtividade e qualidade do café conilon no estado do Espírito Santo.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Princípios: conhecendo a flor, definições de variedade, escolhas de muda de qualidade; - Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; - Irrigação: implantação e manejo; - Melhoria da qualidade; - Nutrição das plantas; - Defeitos do café; - Classificação do café.
Cultivo de fruteiras perenes e semiperenes
Restrições: Ter idade mínima de 14 anos
Carga Horária: 100 h
Conteúdo: - Preparo de área - Plantio das mudas - Tratos Culturais - Colheita e pós-colheita - Classificação dos frutos - Embalagem - Conservação dos frutos - Comercialização dos frutos (mercado interno e externo)
Cultivo de Plantas Medicinais
Identificar, cultivar e processar plantas medicinais, aromáticas e condimentares - PMAC.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Contextualização sobre as plantas medicinais: aspecto histórico, legislação e importância social; - Principais plantas medicinais utilizadas na região; - Planejamento de plantio: local, viveiro de mudas, de irrigação e adequação ambiental; - Sistema orgânico de produção, planejamento preventivo, consórcios, insumos orgânicos; - Tratos culturais nas plantas; - Colheita, secagem, armazenagem e embalagem de plantas. - Coleta e identificação das plantas e estudo bibliográfico das plantas coletadas; - Preparação dos fitoterápicos.
Cultivo de Plantas Ornamentais
Conhecer a importância econômica da floricultura e produzir plantas ornamentais, utilizando as tecnologias de cultivo, equipamentos e insumos adequados.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Conduta profissional adequada; - Cuidados com o Meio Ambiente e valorização da Flora e Recursos Nativos; - Histórico e importância Socioeconômica das Plantas Ornamentais; - Plantas de Jardins: Árvore, Arbustos e Outras; - Botânica e Fisiologia; - Luminosidade e Condições Edafoclimaticas; - Ferramentas, Equipamento e utensílios de uso no Cultivo de plantas Ornamentais; Insumos e diversos; - Preparo e Substratos e Compostagem; - Construção de Sementeiras e Leitos de Enraizamento; - Tratos culturais em Sementeiras e leitos de Enraizamento; Infraestrutura para viveiros; - Repicagem e Implantação do Viveiro de Espera; - Manutenção do transplantio e Implantação da Cultura; - Colheita e Preparo do Produto para Comercialização.
Cultivo do Café Arábica
Capacitar produtores rurais na implantação, manejo da calagem e da adubação e de irrigação do cafezal, visando aumento produtividade e qualidade do café arábica no estado do Espírito Santo.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: • Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; • Irrigação: implantação e manejo; • Melhoria da qualidade; • Nutrição das plantas; • Defeitos do café; • Classificação do café.
Decorador de arte floral - Módulo I
Produzir de arranjos florais, visando agregar valor e utilizando plantas, flores e folhagens.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: Conservação das Flores: Formas Florais: Harmonia de Cores: Tecnica de Bouquet em Espiral: Técnicas de Aramação: Estilos Florais:
Decorador de arte floral - Módulo II
Produzir de arranjos florais, visando agregar valor e utilizando plantas, flores e folhagens.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: ESTILOS FLORAIS: BOUQUET DE NOIVA: ARRANJOS PARA EVENTOS DIVERSOS: - MINI CASAMENTO; - GRANDE CASAMENTOS; - DECORAÇÃO DE SALAO DE FESTAS; - MESA DE BOLO; - MESA DE DOCES; - MESA DE CAFE; - MESA DE BUFFET;
Degustação de café
Classificar os diferentes tipos de café, degustando, de acordo com a classificação oficial brasileira e o protocolo SCA.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Importância da degustação; Protocolo de degustação; cafés especiais. - Definição das características que influenciam no paladar e no olfato; - Importância dos níveis de TDS e PH na análise sensorial; determinação do PH e TDS. - Preparo da amostra; pesagem; defeitos. - Torra das amostras; uso do torrador, temperatura, tempo e cor da torra; - Adicionar água aos copos.. - Avaliação de itens nos protocolos SCA e COB. - Preencher planilha do protocolo SCA para cada café.
DRONE (Asa Rotativa) Operações Básicas
Adquirir conhecimentos e habilidades na operação de drones de asa rotativa para a captura de imagens
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: 1. Conceito e Histórico do Drone 2. Identificação dos Tipos de Drones 3. Legislação e Normas Vigentes 4. Instalação dos Aplicativos e Softwares para Voo no Smartphone ou Tablet 5. Partes do Drone de Asa Rotativa 6. Checagem de Aspectos Essenciais Pré Voo 7. Simulação de Voo 8. Voo Manual 9. Transferência e Compartilhamento das Imagens e Vídeos Capturados 10 Processamento de Dados no Aplicativo
Educação Ambiental
Capacitar trabalhadores rurais e família na preservação do meio ambiente.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Meio ambiente: o que é; tudo esta interligado; Planejando uma propriedade Sustentável; Uso racional da água; Reserva Legal; Área de Preservação Permanente; Resíduos e Destinação de embalagens de Defensivos Agrícolas
Educação Ambiental - Aprendizagem
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 60 h
Conteúdo: Educação Ambiental
Eletricista
Empregar técnicas corretas de instalação e reparo de redes elétricas em habitações e instalações da propriedade agrícola.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Identificação das grandezas elétricas em baixa tensão; - Representação por simbologia; - Instalações de entrada de serviço; - Instalação elétrica residencial; - Instalação elétrica agroindustrial.
Emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Introdução; Importância das Emissões de DAP nos Sindicatos Rurais; Grupos do Pronaf e Enquadramento; Manual de Crédito Rural; Credenciamentos Sindicatos e Agentes Emissores; Orientações Emissão de DAP e Emissão de DAP (prática).
Empreendedorismo e Administração de Empresas Rurais
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: Empreendedorismo - Visão e Cooperação - Iniciativa e Oportunidade - Eficácia e Eficiência - Coragem e Flexibilidade - Perseverança e Responsabilidade - Informação e Influencia - Administração Rural – Ambiente interno - Administração Rural – Ambiente externo
Enxertia de Cacau
Realizar a enxertia do cacaueiro utilizando tecnologia adequada.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Teoria: - Importância da Enxertia no Cacaueiro; -Tipos de Enxertia no Cacaueiro; - Colheita e preparo de Hastes p/ enxertia; - Importância do jardim clonal; - Características desejadas nos clones; - Equipamentos necessários p/ enxertia; - Tratamento fitossanitário do enxerto; Prática: - Preparo de Ferramentas; - Preparo de Haste para enxertar; - Preparo do carvalho para enxertar; - Prática de enxertia.
Feira e Exposição
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: Exposição de Produtos e Animais em eventos ou imagem e/ou divulgação da prestação de serviço
Fruticultura - Identificação de pragas e doenças
Restrições: Ter idade mínima de 14 anos
Carga Horária: 20 h
Conteúdo: - Identificar pragas e doenças de mamão - Inimigos naturais - Controle biológico de pragas e doenças - Ambiente equilibrado
Identificação de Pragas e Doenças do Cacau
Aprender a identificar os sintomas e as principais pragas do cacaueiro, como base para o adequado manejo integrado de doenças e pragas desta cultura
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Impacto dos problemas fitossanitários na cultura do cacau; - Diferença entre Doenças e Pragas; - Principais Doenças do Cacaueiro no Espírito Santo: importância econômica, etiologia, sintomatologia e controle integrado; - Outras doenças; - Principais pragas do cacaueiro: descrição e biologia, prejuízos e controle; - Procedimentos para amostragem de pragas; Prática: - Identificar in loco as doenças e pragas que forem encontradas nos campos visitados.
Identificação de Pragas e Doenças do Café
Aprender a identificar os sintomas e as principais pragas do cafeeiro, como base para o adequado manejo integrado de doenças e pragas desta cultura
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Impacto causado pelas doenças e pragas no cafeeiro; - Diferença entre doenças e pragas; - Diferença entre doenças infecciosas e não infecciosas; - Principais agentes causais de doenças e meios de sobrevivência, disseminação e condições favoráveis a ocorrência destes no cafeeiro. - Principais doenças do cafeeiro: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e manejo integrado: - Doenças de campo; - Doenças de viveiro; - Doenças de origem não infecciosa ou abiótica: sistema radicular defeituoso, descarga elétrica, deficiências nutricionais, déficit hídrico e outros; - Novas doenças de causa esclarecida e não esclarecida. - Principais pragas do cafeeiro: descrição e biologia, prejuízos e manejo integrado: Prática: - Identificar in loco as doenças que forem encontrada em vários campos comerciais de café da região.
Identificação de Pragas e Doenças do Mamão
Aprender a identificar os sintomas e as principais pragas do mamoeiro, como base para o adequado manejo integrado de doenças e pragas desta cultura
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Impacto dos problemas fitossanitários na cultura do mamão; - Diferença entre doenças e pragas; - Doenças infecciosas (bióticas) e não infecciosas (abióticas); - Fontes de inoculo de patógenos; - Meios de disseminação de patógenos; - Doenças do mamoeiro – sintomatologia, etiologia, epidemiologia e manejo integrado; - Doenças que incidem nas folhas e frutos na pré-colheita; - Doenças pós-colheita; - Doenças que incidem nas raízes e caule das plantas; - Doenças não infecciosas: mancha fisiológica, encaroçamento dos frutos, empedramento da polpa, geléia, esterilidade feminina, encharcamento das raízes e murcha fisiológica das mudas; - Pragas do mamoeiro – descrição e biologia, prejuízos e manejo integrado; - Pragas chaves; - Pragas secundárias; - Pragas quarentenárias A1 para os EUA; Prática: - Visita ao campo às áreas previamente selecionadas, identificando as doenças e pragas que forem encontradas.
Informática - Inclusão digital
Abordar noções básicas de informática e de editor de texto, utilizando-se de instrumentos que identifiquem os componentes, suas estruturas e suas aplicações.
Restrições: Ter idade mínima de 14 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Institucional; - Informática Básica - conceitos; Internet; - Portal web: www.cnabrasil.org.br; - E-Mail; - Aplicativos do BrOffice - Editor de Textos e Planilha Eletrônica; - Uso dos navegadores.
Informática - Produtor
Abordar noções básicas de informática e de editor de texto, utilizando-se de instrumentos que identifiquem os componentes, suas estruturas e suas aplicações.
Restrições: Ter idade mínima de 14 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Institucional; - Informática Básica - conceitos; Internet; - Portal web: www.cnabrasil.org.br; - E-Mail; - Aplicativos do BrOffice - Editor de Textos e Planilha Eletrônica; - Uso dos navegadores.
Informática para aprendizagem
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: Informatica básica Noção de editor de texto Noção de editor de planilhas Noção de informatica
Inseminação Artificial de Bovinos
Capacitar o participante para a inseminação de bovinos utilizando técnicas preconizadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Aspectos Econômicos; - Manuseio e cuidados com materiais e equipamentos; - Noções em: instalações, alimentação, manejo e identificação do rebanho para prática da Inseminação Artificial; - Noções de anatomia e fisiologia (vaca); - Identificação do Cio; - Conscientização dos inseminadores para os problemas de reprodução; - Fatores para alta taxa de fecundação; - Momento ideal para a Inseminação Artificial; - Manejo da fêmea inseminada; - Prática de manejo do botijão; - Pratica de passagem de pipetas em peças anatômicas; - Prática da Inseminação Artificial em vacas de descarte.
Inspeção e segurança em barragens
Capacitar os servidores para que, ao final do curso, sejam capazes de identificar as principais anomalias em barragens e emitir laudos preliminares no tocante a segurança das barragens
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: Unidade 1. CONCEITOS BÁSICOS E ASPECTOS GERAIS SOBRE BARRAGENS Unidade 2. ASPECTOS LEGAIS SOBRE BARRAMENTOS E ACIDENTES COM BARRAGENS Unidade 3. ANOMALIAS EM BARRAGENS (TERRA, ENROCAMENTO, CONCRETO) Unidade 4. INSTRUMENTAÇÃO DE AUSCULTAÇÃO EM BARRAGENS Unidade 5. INSPEÇÕES VISUAIS E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INSPEÇÃO REGULAR Unidade 6. INSPEÇÓES VISUAIS/ AULA PRÁTICA {8:00 h)- BARRAGEM DE TERRA E CONCRETO NAS CERCANIAS DE VITÓRIA/ES. Unidade 7. INSPEÇÕES VISUAIS/ DEBATES
Irrigação por gotejamento e micro aspersão
Restrições: Ter idade mínima de 14 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Montagem do sistema de irrigação - Identificação das peças e componentes - Funcionamento do sistema - Ligar o sistema - Acompanhamento do funcionamento do sistema - Constatação e/ou reparação de pequenos problemas no sistema - Desligamento do sistema - Manutenções periódicas nos sistemas de irrigação - Fertirrigação - Preparo da solução com o produto químico na concentração desejada - Aplicação da solução - Limpeza do Sistema após o uso
Irrigação: Gestão e Manejo Modulo I
Identificar aspectos gerais da tecnologia da Agricultura Irrigada realizando o manejo via solo e clima
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: 1. Discutir sobre a importância da Agricultura Irrigada 2.Conhecer os principais Sistemas de Irrigação suas principais vantagens e desvantagens 3. Relação Solo-Água-Planta-Atmosfera e sua influência com os Sistemas de Irrigação 4. Realizar o manejo da irrigação via solo para determinar quando e quanto irrigar, o visando economia de água e energia 5. Realizar o manejo da irrigação via clima, visando economia de água e energia 6. Conheça os princípios básicos da hidráulica e estações de bombeamento 7. Conheça as políticas públicas e implicações na Irrigação
Jardineiro
Desenvolver conhecimentos e habilidades sobre a implantação e manutenção de jardins, utilizando técnicas de cultivo adequadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Implantação do projeto; - Preparo do Terreno; - Aquisição de Mudas e outros Insumos; - Montagem; - Manuseio de Equipamentos; - Podas; - Irrigação; - Transplante; - Outros Tratos Culturais.
Metodologia ATeG - Aperfeiçoamento de Indicadores
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: METODOLOGIA DE CÁLCULO DE CUSTO DE PRODUÇÃO; CÁLCULO E INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS; PLANEJAMENTO; ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E METAS; CRONOGRAMA DE AÇÕES; ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS; VISITA A CAMPO
Mulheres em Campo
Despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Diagnóstico e Empreendedorismo; - Planejamento; - Custos de Produção; - Indicadores de Viabilidade e Comercialização; - Desenvolvimento Pessoal.
Olericultura básica
Capacitar os participantes no manejo, controlando as pragas, doenças, adubação, irrigação, visando otimizar a produção.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceitos gerais; - Pesquisa de Mercado; - Sistema de Produção; - Preparo de composto orgânico; - Adubação; - Amostragem do solo; - Semeadura em local definitivo; - Escolha do Local; - Produção de mudas e transplante; - Tratos culturais; - Colheita e comercialização.
Operação e manutenção de motosserra
Operar e fazer a manutenção diária e periódica de motosserra, de acordo com as normas de legislação e segurança vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Aspectos gerais da motosserra, conhecimentos básicos de motores; - Identificar componentes externos do motor e identificar componentes internos do motor; -Sistema de Alimentação dos motores; - Abastecimento da motosserra, sistema de lubrificação, abastecimento de óleo; - Manutenção: Identificar as principais ferramentas, lubrificar, fazer manutenção; - Regulagem do Equipamento, operação; - Traçar perfil do operador, familiarizar o operador com a maquina; - Segurança do trabalho, derrubada de arvores, desgalhar, uso dos EPI’S e conhecimento sobre primeiros socorros.
Operação e manutenção de roçadora, derriçadora e podadora de Café
Operar e fazer a manutenção da roçadora, derriçadora e podadora de acordo com as normas de segurança e legislação vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Apresentação da máquina; - Indicações de segurança; - Conjuntos de corte e proteções; - Misturar combustível e abastecer; - Técnicas operacionais; - Indicações de serviço; - Indicações de manutenção e de conservação; Prática operacional da roçadora, da derriçadora, podadora e esqueletadora.
Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas
Executar a manutenção e a operação de tratores agrícolas, de acordo com as normas técnicas e legislação vigente.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Importância da prevenção de acidentes na operação de tratores; - Identificação dos diferentes tipos de motor; - Sistema do trator; Aula prática - Manutenção: dos sistemas de ar do motor, de combustível, de arrefecimento, elétrico, de transmissão, freios, - da lubrificação do motor, hidráulico; - do eixo dianteiro, - dos rodados, - da tomada de potência, - da lubrificação do trator, - do implemento, - estrutura de proteção contra capotamento. - Operação do trator agrícola de fora segura.
Panificação para dietas especiais
Elaborar produtos de panificação adequados às dietas especiais (sem glúten, sem lactose, low carb, integrais e dietéticos), atendendo as especificidades e as tendências de mercado.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: 1) Qualidade Nutricional: • Valor nutritivo dos alimentos; • Informações técnicas sobre glúten, lactose, fibras, açúcares e adoçantes e carboidratos; • Ingredientes (funções, proporções e possíveis substituições); •Seleção e qualidade da matéria prima; •Técnicas de preparo; •Técnicas de armazenamento; •Tendências atuais do mercado consumidor. 2) Noções sobre BPF: •Organização do ambiente de trabalho •Limpeza e higienização dos alimentos, pessoal, ambiente de trabalho, equipamentos e utensílios; •Preparo de soluções sanitizantes. 3) Cuidados com o meio ambiente; •Separação de resíduos gerados no ambiente de trabalho. 4) Elaboração de produtos de panificação: •Sem glúten; •Sem lactose; •Low carb; •Integrais; •Sem açúcar.
Pintura em Tecido
Conhecer e aplicar técnicas de pintura em tecidos para a confecção de peças, desenvolvendo habilidades manuais pela participação efetiva de atividades teórico-práticas.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 60 h
Conteúdo: - Conhecimento dos diversos tipos de tecidos utilizados para pintura; - Mistura de tintas; - Preparação do Material para pintura: Pincéis, Brochinha; - Preparação do Eucatex com cola permanente,; - Fixação do tecido no Eucatex; - Escolha do risco e sua transferência para o tecido; - Utilização do Clareador; - Contorno do Risco com o pincel; - Sombreamento do risco; - Uso da tinta aproveitando o clareador para fazer o matiz; - Pintura do fundo e da frente; - Acabamento: Brilho na pintura; - Fixação da pintura no tecido.
Piscicultura - Cultivo em tanque escavado
Recriar peixes em viveiros escavados de acordo com as técnicas recomendadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conhecimento anatômico e biológico do peixe; - Formação da Criação; - Seleção da área; - Construção de viveiros; - Preparação do viveiro para povoamento; - Noções sobre reprodução; - Manejo dos viveiros; Alimentação; Captura; - Preparo para a comercialização.
Plantio e tratos culturais do cacaueiro
Desenvolver o cultivo de cacau, com técnicas adequadas, visando otimizar a produção.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Teria: - Formação da Muda de Cacau; - Infra-Estrutura para produção de mudas de viveiro; - Dados técnicos do viveiro; - Equipamentos e insumos necessários; - Propagação do cacaueiros; - Mudas obtidas através da semente/estação; - Legislação dados técnicos; - Regras culturais e controle de pragas Prática: - Técnicas inerentes a lavoura cacaueira; - Beneficiamento primário da produção: colheita, quebra, fermentação, secagem e armazenamento.
Plantio e Tratos Culturais do Eucalipto
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 56 h
Conteúdo: Plantio e cultura do Eucalipto
Poda e Condução da Lavoura de cacau
Executar técnicas poda e condução da lavoura de cacau, visando otimizar a produção.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Definição de poda e condução da lavoura; - Tipos de poda; - Importância da poda e da condução da lavoura; - Valores a serem considerados da poda e condução do cacaueiro; - Influência da poda na fisiologia e na produtividade da planta; - Programação anual da poda; - Equipamentos de segurança no trabalho; Prática: - Realizar poda do cacaueiro com ferramentas observando a precisão do corte.
Poda e Desbrota do Café Arábica
Capacitar os cafeicultores na realização de podas, desbrota com o uso das ferramentas adequadas, bem como as normas de segurança para o aumento da produção cafeeira.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: • Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; • Irrigação: implantação e manejo; • Melhoria da qualidade; • Nutrição das plantas; • Defeitos do café; • Classificação do café.
Poda e Desbrota do Café Conilon
Capacitar os cafeicultores na realização de podas, desbrota com o uso das ferramentas adequadas, bem como as normas de segurança para o aumento da produção do café conilon.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: • Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; • Irrigação: implantação e manejo; • Melhoria da qualidade; • Nutrição das plantas; • Defeitos do café; • Classificação do café.
Português em Aprendizagem
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Comunicação - Texto - Interpretação de Texto - Produção de Texto - Aspectos Gramaticais
Preparador de Alimentos
Preparar alimentos, utilizando gêneros alimentícios produzidos localmente, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde. Utilizando gêneros alimentícios com boa qualidade, minimizando riscos de contamin
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: Preparador de Alimentos - Adequação de Cardápio da Merenda Escolar - Identificação de produção local; - Adequação do cardápio à produção local; - Prevenção de acidentes; - Higiene pessoal, ambiental, de utensílios e de alimentos; - Qualidade na alimentação; - Recebimento, armazenagem e conservação dos alimentos; - Pré-preparo e preparo dos alimentos; - Preparação de receitas utilizando produtos locais.
Primeiros Socorros
Proporcionar a família rural, conhecimentos para aplicação das técnicas corretas de primeiros socorros a vitimas de diversas situações de forma a oferecer um atendimento de qualidade dentro de seu limite legal.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Objetivos dos primeiros socorros; - O que são e onde devem ser prestados os primeiros socorros; - Prevenção de acidentes domésticos; - Sinais vitais; - Emergências clinicas (desmaio, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, convulsão / epilepsia, estado de choque); - Atendimento (choque elétrico, afogamento, intermação, hipotermia, intoxicação e envenenamento, animais peçonhentos, picada de insetos, mordida de animal doméstico, queimaduras, parto iminente, corpo estranho, ressuscitação cardio pulmonar); - Higiene e saúde; - Cidadania.
Primeiros Socorros - Aprendizagem
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Objetivos dos primeiros socorros; - Prevenção de acidentes domésticos; - Sinais vitais; - Emergência clinica - Atendimento - Higiene e saúde
Processamento de Banana
Conhecer os produtos que podem ser fabricados a partir da banana (verde e madura) para que possam produzir nas agroindústrias de alimentos.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Banana – Informações Nutricionais; - Manipulação higiênica de alimentos; - Higiene de equipamentos; - Noções de segurança; - Técnicas de processamento; - Formulação (Banana-passa, licores, doces, geleias, bolinhos e compotas); - Análise e soluções de defeitos; Prática - Formulação / Fabricação / Embalagens.
Processamento de pescado
Capacitar os participantes no beneficiamento e conservação do pescado para consumo familiar.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Aspectos gerais do pescado; - Filetagem; - Embalagem; - Defumagem; - Congelamento do pescado; - Depuração de pescado; - Processamento da pele; - Tipos de salga; - Fabricação de receitas a base de peixe.
Processamento Mínimo de Alimentos
Reconhecer a oportunidade de produção de alimentos minimante processados para atendimento ao mercado atual de consumo e saber produzi-los.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceitos gerais para elaboração de vegetais e frutas minimante processados; -Mercado consumidor; - Etapas do processo de produção; - Orientação técnica para construção ou reforma de agroindústria de processamento minimo de alimentos; - Normas de boas práticas de fabricação; - Preparação de hortaliças e frutas regionais; - Técnicas corretas de recepção, preparo, embalagem, armazenagem e distribuição dos produtos.
Produção artesanal de massas
Produzir massas caseiras artesanalmente para consumo familiar, obedecendo as normas de higiene e boas práticas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Apresentação; - Regras básicas de higiene e manipulação de alimentos; - Massa básica para macarrão (macarrão colorido: beterraba, espinafre e cenoura); - Capelete; - Ravióli; - Canelone; - Pizza; - Macarrão com manjericão, alho e óleo; - Panqueca; - Produção de molhos variados; - Congelamento e descongelamento de massas.
Produção Caseira de Conservas Vegetais
Preparar conservas utilizando produtos locais, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Qualidade na manipulação de alimentos: Higiene; - Prevenção de acidentes; - Técnicas de preparo; Aspectos a serem considerados na compra e seleção dos ingredientes; - Aspectos a serem considerados na armazenagem do produto; Prática: Preparação de doces cristalizados, geleias, geleiadas, picles, doce em calda, doces de corte, cocadas, catchup e molho à base de tomates.
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
Produzir pães e biscoitos, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Boas práticas na manipulação de alimentos; - Componentes do pão e seus benefícios; - Função dos ingredientes; - Fermentação: Tipos de fermentos (químico e biológico); - Procedimentos básicos para a produção de uma massa de qualidade; - Procedimentos básicos para a produção de uma massa de qualidade; - Orientação sobre seleção, compra e armazenagem de ingredientes; - Tipos de massas recheios e coberturas salgadas; - Preparo de massas (pães, biscoitos, pizzas, bolos e tortas); Modelagem e decoração; - Tipos de embalagens; - Etiquetagem e armazenamento; - Boas práticas de fabricação.
Produção de alimentos a base de café
Produzir alimentos utilizando como base o café, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Importância da cafeicultura; - Boas práticas na manipulação de alimentos; - Noções sobre qualidade de café; - Características do café: Café conilon, Café arábica; - Preparação básica do café: na xícara para utilização em receitas; - O Café, a água e o preparo da bebida; - Regras fundamentais para preparação de um bom café; - Boas práticas de fabricação. Prática: - Receitas culinárias à base de café.
Produção de bolos confeitados
Produzir bolos e confeitar, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Boas práticas de fabricação - Normas de higiene e manipulação de alimentos; Prática: - Produção: Bolo básico, Bolo de chocolate, Pão de Ló; - Produção de Recheios: Diversos; - Produção de Coberturas: Diversas; - Montagem a acabamentos de bolos.
Produção de conservas vegetais
Preparar conservas utilizando produtos locais, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Qualidade na manipulação de alimentos: Higiene; - Prevenção de acidentes; - Técnicas de preparo; Aspectos a serem considerados na compra e seleção dos ingredientes; - Aspectos a serem considerados na armazenagem do produto; Prática: Preparação de doces cristalizados, geleias, geleiadas, picles, doce em calda, doces de corte, cocadas, catchup e molho à base de tomates.
Produção de derivados do leite
Produzir produtos a base de leite, utilizando parâmetros técnicos que permitem o controle e a padronização dos produtos conforme os critérios estabelecidos conforme a legislação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Considerações e informações gerais sobre o leite; - Obtenção higiênica do leite; - Pasteurização caseira do leite; - Noções básicas da fabricação do queijo; - Fabricação de queijos: Mussarela, Minas Frescal, Meia Cura, Boursin; - Fabricação de Ricota, iorgute, Requeijão, Chanclich, Doce de leite, Leite condensado e manteiga; - Acondicionamento, Armazenamento, Comercialização, Degustação e Avaliação dos produtos.
Produção de embutidos e defumados de carne
Produzir produtos de carnes, utilizando parâmetros técnicos que permitem o controle e a padronização dos produtos conforme os critérios estabelecidos conforme a legislação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Cuidados higiênicos necessários no manuseio; - Inspeção animal, Importância e valor nutritivo das carnes; - Abate do Animal, Separação, identificação e destinação das carnes; - Material necessário ao processo de defumação; - Seleção dos ingredientes para preparo e tempero das peças; - Processo de defumação com orientações; - Prática de defumação: critérios práticos; - Técnicas para embalar e armazenar os embutidos e defumados.
Produção de Pães e Biscoitos
Produzir pães e biscoitos, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Boas práticas na manipulação de alimentos; - Componentes do pão e seus benefícios; - Função dos ingredientes; - Fermentação: Tipos de fermentos (químico e biológico); - Procedimentos básicos para a produção de uma massa de qualidade; - Procedimentos básicos para a produção de uma massa de qualidade; - Orientação sobre seleção, compra e armazenagem de ingredientes; - Tipos de massas recheios e coberturas salgadas; - Preparo de massas (pães, biscoitos, pizzas, bolos e tortas); Modelagem e decoração; - Tipos de embalagens; - Etiquetagem e armazenamento; - Boas práticas de fabricação.
Produção de salgados e doces
Produzir salgados e doces, aplicando técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Normas básicas de higiene para manipuladores de alimentos; - Cuidados na prevenção de acidentes de trabalho; - Cálculo de custo e orientações sobre comercialização; - Apresentação de utensílios e equipamentos da cozinha; - Orientações básicas sobre seleção, compras e armazenagem de alimentos; - Tipos de massas e recheios; Prática: - Preparo de massas doces e decoração; - Tipos de embalagens e decoração.
Produção de tortas doces e tortas salgadas
Produzir tortas doces e tortas salgadas, aplicando técnicas de manipulação e higiene.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Normas básicas de higiene para manipuladores de alimentos; - Cuidados na prevenção de acidentes de trabalho; - Cálculo de custo e orientações sobre comercialização; - Apresentação de utensílios e equipamentos da cozinha; - Orientações básicas sobre seleção, compras e armazenagem de alimentos; -Tipos de massas, recheios e coberturas de tortas doces e salgados; Prática: - Preparo de massas doces e decoração; - Preparo de tortas e salgados; - Tipos de embalagens e decoração.
Produção de vegetais desidratados
Conhecer o processo de desidratação de frutas e hortaliças para produzir nas agroindústrias.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Teoria e produção; - Métodos de desidratação; - Matéria prima: maçã, abacaxi, manga, morango, banana, tomate, beterraba, batata, cenoura, couve, temperos verdes, cebola, alho, gengibre, e outras frutas e hortaliças de época ou da região; - Higiene pessoal, dos utensílios e instalações; -Processo produtivo; - Alterações nutritivas; - Estabilidade das vitaminas; - Temperatura; - Cálculo do percentual de umidade final; - Embalagem.
Produção Rural Associada ao Turismo I
Preparar empreendedores na área de agroturismo
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Contextualização do Turismo: - Emissivo/receptivo; doméstico/interacional - Região turística, Rota turística, Circuito turístico, Roteiro turístico, Pacotes turísticos; - Oferta turística: Atrativos turísticos, Ponto turístico, Empreendimento turístico/Equipamentos e serviços turísticos/ Infraestrutura turística/ Produto Turístico - Produto Turístico e recurso turístico; - Modalidades de turismo; - Terminologias: Turismo no Meio Rural, Turismo Rural, Agroturismo Produção Rural associada ao turismo; - Atividades no turismo rural; - Oferta turística do Destino - Oferta turística da propriedade - Determinação do público-alvo: tipos, necessidade e forma de atendimento; - Tipos de recebimento: espontâneo e agendado (grupos)/autoguiado ou agenciado; - Roteiro de recebimento na propriedade; - Dicas de recebimento: postura, vestuário, atendimento etc; - Análise de viabilidade do empreendimento (check list); - Qual é mesmo o seu negócio? (redefinindo oferta e demanda)
Produção Rural Associada ao Turismo II
Capacitar pessoas para atender as demandas do turismo rural trabalhando os produtos turísticos e seus aspectos culturais.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Apresentação de resultados do exercício anterior (redefinindo oferta e demanda) - O produto turístico e seus aspectos culturais; - A identidade local e regional; - Iconografia e elementos para logotipia; - A identidade do seu empreendimento; - calendário de evento local e regional - espontâneo e oficial; - Interesse e demandas para viabilidade de um Circuito Turístico; - Circuitos Turísticos - casos de sucesso
Qualidade na Sangria de seringueira
Capacitar o produtor/trabalhador na extração do látex visando a correção de práticas erradas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Anatomia da casca; - Conhecimentos biológicos da planta e suas necessidades fisiológicas; - Preparo da ferramenta (amolação de faca); - Práticas de sangria; - Identificação e correção de erros de sangria; - Técnicas de Estimulação de produção de látex; - Tratamento de painel de sangria utilizando fungicidas.
Sangrador de Seringueira
Extrair o látex da seringueira para comercialização na forma sólida, utilizando-se de processos tecnológicos adequados.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - História da Seringueira; - Características Botânicas; - Exigências; - Edafoclimáticas; -Funcionamento da Planta (Raiz, Casca, Vasos, Laticíferos, Folhas e Fotossíntese); - Produção de Mudas, Tratos Culturais; - Enxertia, Clones; - Aspectos Técnicos Relativos a Exploração; - Cuidados na Sangria; - Cuidados para Melhor Qualidade na Sangria; - Notações de Sangria, Estimulação; - Pragas e Doenças; Fungicidas.
Sangria de Seringueira
Extrair o látex da seringueira para comercialização na forma sólida, utilizando-se de processos tecnológicos adequados.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - História da Seringueira; - Características Botânicas; - Exigências; - Edafoclimáticas; -Funcionamento da Planta (Raiz, Casca, Vasos, Laticíferos, Folhas e Fotossíntese); - Produção de Mudas, Tratos Culturais; - Enxertia, Clones; - Aspectos Técnicos Relativos a Exploração; - Cuidados na Sangria; - Cuidados para Melhor Qualidade na Sangria; - Notações de Sangria, Estimulação; - Pragas e Doenças; Fungicidas.
Saúde na terceira idade - Cuidados básico com o idoso
Adotar cuidados básicos necessários à manutenção da Saúde e bem estar do idoso.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: Segurança; Estatuto do Idoso Processo do Envelhecimento Alterações Fisiológicas, Psicológicas e Sociais Atribuições e Atributos de quem Cuida Autocuidado Ergonomia e Segurança Higiene Pessoal, do Ambiente e Vestuário Adaptações do Ambiente e Mobiliário Alimentação do Idoso Estímulos Corporais, Sensoriais e Sociais Sono e Repouso Doenças Procedimentos Básicos de Emergência em Domicílio Úlcera por Pressão Medicação e Vacinação Finitude Direitos Assegurados à Pessoa Idoso Organização dos Dados do Idoso
Secagem com Fogo Indireto e Beneficiamento de Cafés
Operar equipamento para secagem e beneficiamento de Cafés
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Apresentar componentes do equipamento de secagem de café em fogo indireto; - Ensinar o funcionamento do equipamento seguindo normas de segurança e meio ambiente; - Manutenção preventiva e corretiva do equipamento; - Normas de segurança;Proteção contra princípio de incêndio; - Pratica de operação de beneficiamento ( maquina de pilar); - Armazenamento.
Simpósio e Congresso
Restrições: Não há restrições
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Simpósio
Trabalhador na Administração de Associações e Sindicatos Rurais - Associativismo
Capacitar o pública na formação de uma associação ou cooperativa na comunidade.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceito e passos para a formação de uma Associação; - Contextualização de realidade social; - Liderança; - Homem-sociedade-natureza; - Comunidade rural-contexto social; - Importância da organização e trabalhos associados; - Mapeamento Comunitário; - Identificação de recursos, potencialidades e possíveis parceiros; - Legislação; - Direção e controle da entidade; - Responsabilidade de dirigentes e associados; - Assembleias; - Tributação e Fiscalização; - Representabilidade e Abrangência; - Dissolução.
Trabalhador na Administração de Propriedades em Regime de Economia Familiar
Capacitar os produtores para adquirir noções sobre como administrar propriedades rurais e estar apto e aplicar as funções administrativas na propriedade.
Restrições: Ter idade mínima de 16 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceituar Administração Rural; - Especificidades do setor rural; - Ambiente externo da empresa rural; - Funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle; - Diagnóstico da Empresa Rural; - Planejamento Estratégico, Gerencial e Operacional; - Recursos Físicos, Humanos, Financeiros e Mercadológicos; - Comunicação, Motivação e Liderança; - Controle da Produção e Controle Financeiro; - Contabilidade Simplificada; - Política Agrícola e instituições de Apoio.
Trabalhador na Apicultura - Módulo 1 - Iniciantes
Capacitar o produtor e/ou trabalhador rural na criação de abelha para a produção de mel.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Origem e biologia das abelhas; - Anatomia e fisiologia das abelhas; - Produtos das abelhas; Identificação de materiais, equipamentos e indumentárias; - Localização e instalação do apiário; - Povoação do apiário; - Revisões; - Manejo do Apiário; - Predadores, parasitas, pragas e doenças das abelhas; - Calendário e plantas apícolas; - Cuidados a ferroadas das abelhas.
Trabalhador na Apicultura - Módulo 2 - Produção de Mel e Própolis
Produzir mel e própolis utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Origem e características do mel; - Fatores que influenciam a produção de mel; - Como preparar a colmeia para a safra de mel; - Apicultura migratória; - Beneficiamento do mel (BPA); - Agregando valor ao mel; - Origem e características da própolis; - Fatores que influenciam a produção da própolis; - Cuidados necessários na produção de própolis; - Métodos para produzir própolis; - Colheita e armazenamento da própolis; - Agregando valor a própolis; - Origem e características da cera; - Como produzir cera; - Beneficiamento da cera.
Trabalhador na Aplicação de Defensivos Agrícolas
Aplicar defensivos agrícolas com pulverizador costal manual, aplicando as normas de segurança e legislação vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conhecimento dos Produtos Fitossanitários; - Conhecimento dos métodos de aplicação; - Descarte de embalagens e tríplice lavagem; - Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos; - Conhecimentos de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; - Rotulagem e sinalização de segurança; - Utilização dos equipamentos de aplicação; - Manejo dos equipamentos de aplicação; - Manutenção dos equipamentos de aplicação; Prática: - Regulagem e calibragem do pulverizador; - Medidas higiênicas durante e após o trabalho; - Aplicação do produto no solo; - Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal; - Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal.
Trabalhador na Bovinocultura - Primeiros Socorros em Bovinos
Orientar sobre as emergências relacionadas aos bovinos de leite, conhecendo os problemas e quais são as suas causas, sintomas, soluções e como proceder.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Avaliação do comportamento e da postura dos animais; - Doenças parasitárias, bacterianas e virais; - Intoxicações; Distúrbios e acidentes metabólicos e nutricionais; - Acidentes ofídicos por serpentes; - Problemas de parto; - Avaliação Fisiológica; - Métodos de contenção e imobilização; - Avaliação de feridas, abscessos e fraturas; - Aplicação de medicamentos emergenciais e terapêuticos; - Coleta de amostras para exames laboratoriais; - Passagem de sondas nasogástrica e orogástrica; - Farmácia da fazenda.
Trabalhador na Bovinocultura de Leite - Manejo de Rebanho
Executar corretamente o manejo de bovinos de leite, em todas as fases produtivas, garantindo eficiência na produção de leite com qualidade.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Cuidados com bezerro recém-nascido; - Cuidados sanitários com bezerros recém-nascidos; - Fornecimento de colostro; - Prevenção e controle das principais doenças; - Desmame de bezerros; - Controle leiteiro; - Secagem de vacas; - Importância da qualidade e do consumo da água; - Contenção de animais; - Composição do rebanho de leite; - Desinfecção de instalações e equipamentos.
Trabalhador na Bovinocultura de Leite - Ordenha Mecânica
Capacitar o produtor rural no manejo da ordenha mecânica de forma eficiente, visando produzir leite com qualidade e dentro das normas vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Estruturas da Glândula mamária; - Produção e descida do leite; - Padrões de qualidade do leite; - Componentes da ordenhadeira mecânica; - Execução da ordenha e suas etapas; - Limpeza externa e interna do equipamento; - Desmontagem, limpeza e montagem das unidades de ordenha; - Execução da limpeza das instalações; - Identificação e controle da mamite; - Manutenção da ordenhadeira mecânica.
Trabalhador na Bovinocultura de Leite - Qualidade do Leite
Criação de bovinos de leite, de forma adequada, visando à produção de leite com qualidade e de animais para reprodução.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: -Proteção Ambiental - Instruções normativas nº76 (IN 76) e nº 77 (IN77); - Fontes de contaminação do leite; - Tipos de Ordenha: material, equipamentos, instalações; - Medicamentos veterinários; - Refrigeração do leite: Importância e métodos; - Mastite: Tipos, prevenção, controle e tratamento; - Coletas da amostra do leite para análise: individual e coletiva; - Interpretação da análise do leite.
Trabalhador na Bovinocultura de Leite - Vaqueiro
Realizar corretamente o manejo sanitário, reprodutivo e alimentar de bovinos de leite e corte.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Manejo de pastagens e de capineira; - Manejo sanitário; - Descorna; - Contenção de animais; - Castração; - Mineralização de rebanhos; - Dosagens de medicamentos e interpretação bulas; - Higiene pessoal e do trabalho; - Equipamentos para a aplicação de carrapaticidas e bernicidas; - Noção sobre segurança do trabalho e primeiros socorros; - Cuidados na coleta de materiais para exames; - Manejo reprodutivo e alimentar do gado; - Cuidados com vaca gestante e com bezerro recém nascido.
Trabalhador na Bovinocultura de Leite -Manejo de Pastagem
Realizar o Manejo de pastagens para alimentação de bovinos de leite e de corte, dimensionamento de piquetes, alem de implantação e recuperação de pastagens.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Histórico e situação atual das pastagens capixabas; - Pastagem como cultura (conscientização); - - Formação, recuperação e renovação de pastagem: Com preparo total da área, com preparo parcial da área e sem preparo do solo; - Manejo das pastagens estabelecidas: Sistemas de pastejo, Pastejo contínuo e rotacionado, taxa de lotação; - Calagem e adubação de manutenção; - Manejo diferenciado por estação; - Exploração integrada e Doenças de pastagem; - Principais plantas tóxicas de ocorrência no ES; - Cerca elétrica; Sombreamento e conforto animal.
Trabalhador na Carcinicultura
Capacitar o produtor/ trabalhador rural na criação de camarão, seguindo as orientações técnicas, visando um produto de qualidade.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Histórico da carcinicultura: Seleção de área; - Construção de viveiros; - Manejo dos viveiros; - Propriedades física, química e biológica da água e do solo; - Sistemas de cultivos: extensivo, semi-intensivo e intensivo; - Meio ambiente em que vivem os camarões; - Sistemas de abastecimento e de drenagem; - Povoamento; Manejo: monitoramento dos principais parâmetros da água e rotina no cultivo; - Biometria; Alimentação; - Tabela de crescimento/referência para a biometria; - Novas tecnologias de produção; - Uso de aeradores; - Despescas: seletiva e total; - Processamento/beneficiamento; - Planilha de custo; - Marketing e comercialização.
Trabalhador na Equideocultura - Doma Racional
Ter o controle do equino com os princípios da doma racional.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Doma; - Manejo; - Identificar equipamentos e locais apropriados a Doma; - Controle sanitário; - Manutenção das instalações; - Monta, cavalgagem, encabrestamento.
Trabalhador na Floricultura
Capacitar o produtor e/ou o trabalhador rural para o cultivo flores / folhas e outros órgãos para corte e vasos, de maneira correta e eficiente.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - A floricultura no contexto socioeconômico e as perspectivas de mercado; - Identificação e descrição das principais espécies para vasos e fornecedores de folha, flor e outras estruturas para corte; - Classificação botânica; - Identificaçãodas diferentes partes de uma planta e sua fisiologia; - Técnicas de plantio; - Semeio; - Transplantio; - Irrigação; - Controle de pragas e doenças; - Jardinagem e paisagismo; - Controle de produção, estoque e comercialização.
Trabalhador na Inseminação Artificial de Bovinos
Capacitar o participante para a inseminação de bovinos utilizando técnicas preconizadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Aspectos Econômicos; - Manuseio e cuidados com materiais e equipamentos; - Noções em: instalações, alimentação, manejo e identificação do rebanho para prática da Inseminação Artificial; - Noções de anatomia e fisiologia (vaca); - Identificação do Cio; - Conscientização dos inseminadores para os problemas de reprodução; - Fatores para alta taxa de fecundação; - Momento ideal para a Inseminação Artificial; - Manejo da fêmea inseminada; - Prática de manejo do botijão; - Pratica de passagem de pipetas em peças anatômicas; - Prática da Inseminação Artificial em vacas de descarte.
Trabalhador na Operação e Manutenção de Colhedoras de Café
Operar e fazer a manutenção de colhedora de café de forma segura utilizando técnicas apropriadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Introdução; - Conhecer os componentes; - Apresentação dos componentes; - Acoplamento ao trator; - Manutenção; - Normas de segurança; Aula prática: - Operação da máquina.
Trabalhador na Operação e Manutenção de Motosserra
Operar e fazer a manutenção diária e periódica de motosserra, de acordo com as normas de legislação e segurança vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Aspectos gerais da motosserra, conhecimentos básicos de motores; - Identificar componentes externos do motor e identificar componentes internos do motor; -Sistema de Alimentação dos motores; - Abastecimento da motosserra, sistema de lubrificação, abastecimento de óleo; - Manutenção: Identificar as principais ferramentas, lubrificar, fazer manutenção; - Regulagem do Equipamento, operação; - Traçar perfil do operador, familiarizar o operador com a maquina; - Segurança do trabalho, derrubada de arvores, desgalhar, uso dos EPI’S e conhecimento sobre primeiros socorros.
Trabalhador na Operação e Manutenção de Roçadora, Derriçadora e Podadora de Café
Operar e fazer a manutenção da roçadora, derriçadora e podadora de acordo com as normas de segurança e legislação vigentes.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Apresentação da máquina; - Indicações de segurança; - Conjuntos de corte e proteções; - Misturar combustível e abastecer; - Técnicas operacionais; - Indicações de serviço; - Indicações de manutenção e de conservação; Prática operacional da roçadora, da derriçadora, podadora e esqueletadora.
Trabalhador na Operação e Manutenção de Sistema de Irrigação
Capacitar os produtores na identificação dos aspectos gerais da tecnologia da agricultura irrigada realizando o manejo via solo e clima.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Irrigação: Conceito e Definição; - Tipos de Irrigação; -Quantidade e qualidade da água; - Exigências da cultura; - Sistema de Bombeamento: Tubulação sucção; - Conjunto Moto Bomba; - Montagem e operação; - Irrigação por Aspersão; - Irrigação Localizada.
Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas
Executar a manutenção e a operação de tratores agrícolas, de acordo com as normas técnicas e legislação vigente.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Importância da prevenção de acidentes na operação de tratores; - Identificação dos diferentes tipos de motor; - Sistema do trator; Aula prática - Manutenção: dos sistemas de ar do motor, de combustível, de arrefecimento, elétrico, de transmissão, freios, - da lubrificação do motor, hidráulico; - do eixo dianteiro, - dos rodados, - da tomada de potência, - da lubrificação do trator, - do implemento, - estrutura de proteção contra capotamento. - Operação do trator agrícola de fora segura.
Trabalhador na Piscicultura - Tanque Escavado
Recriar peixes em viveiros escavados de acordo com as técnicas recomendadas.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conhecimento anatômico e biológico do peixe; - Formação da Criação; - Seleção da área; - Construção de viveiros; - Preparação do viveiro para povoamento; - Noções sobre reprodução; - Manejo dos viveiros; Alimentação; Captura; - Preparo para a comercialização.
Trabalhador na Produção de Derivados do Leite
Produzir produtos a base de leite, utilizando parâmetros técnicos que permitem o controle e a padronização dos produtos conforme os critérios estabelecidos conforme a legislação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Considerações e informações gerais sobre o leite; - Obtenção higiênica do leite; - Pasteurização caseira do leite; - Noções básicas da fabricação do queijo; - Fabricação de queijos: Mussarela, Minas Frescal, Meia Cura, Boursin; - Fabricação de Ricota, iorgute, Requeijão, Chanclich, Doce de leite, Leite condensado e manteiga; - Acondicionamento, Armazenamento, Comercialização, Degustação e Avaliação dos produtos.
Trabalhador na Produção de Embutidos e Defumados de Carne
Produzir produtos de carnes, utilizando parâmetros técnicos que permitem o controle e a padronização dos produtos conforme os critérios estabelecidos conforme a legislação.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Cuidados higiênicos necessários no manuseio; - Inspeção animal, Importância e valor nutritivo das carnes; - Abate do Animal, Separação, identificação e destinação das carnes; - Material necessário ao processo de defumação; - Seleção dos ingredientes para preparo e tempero das peças; - Processo de defumação com orientações; - Prática de defumação: critérios práticos; - Técnicas para embalar e armazenar os embutidos e defumados.
Trabalhador no Cultivo de Cacau - Plantio e Tratos Culturais
Desenvolver o cultivo de cacau, com técnicas adequadas, visando otimizar a produção.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Teria: - Formação da Muda de Cacau; - Infra-Estrutura para produção de mudas de viveiro; - Dados técnicos do viveiro; - Equipamentos e insumos necessários; - Propagação do cacaueiros; - Mudas obtidas através da semente/estação; - Legislação dados técnicos; - Regras culturais e controle de pragas Prática: - Técnicas inerentes a lavoura cacaueira; - Beneficiamento primário da produção: colheita, quebra, fermentação, secagem e armazenamento.
Trabalhador no Cultivo de Cacau - Poda e Condução da Lavoura
Executar técnicas poda e condução da lavoura de cacau, visando otimizar a produção.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Definição de poda e condução da lavoura; - Tipos de poda; - Importância da poda e da condução da lavoura; - Valores a serem considerados da poda e condução do cacaueiro; - Influência da poda na fisiologia e na produtividade da planta; - Programação anual da poda; - Equipamentos de segurança no trabalho; Prática: - Realizar poda do cacaueiro com ferramentas observando a precisão do corte.
Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais - Café Arábica
Capacitar produtores rurais na implantação, manejo da calagem e da adubação e de irrigação do cafezal, visando aumento produtividade e qualidade do café arábica no estado do Espírito Santo.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: • Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; • Irrigação: implantação e manejo; • Melhoria da qualidade; • Nutrição das plantas; • Defeitos do café; • Classificação do café.
Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais - Café Conilon
Capacitar os produtores rurais na implantação, manejo da calagem e da adubação e de irrigação do cafezal, visando aumento da produtividade e qualidade do café conilon no estado do Espírito Santo.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Princípios: conhecendo a flor, definições de variedade, escolhas de muda de qualidade; - Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; - Irrigação: implantação e manejo; - Melhoria da qualidade; - Nutrição das plantas; - Defeitos do café; - Classificação do café.
Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais - Poda e Desbrota de Café Arábica
Capacitar os cafeicultores na realização de podas, desbrota com o uso das ferramentas adequadas, bem como as normas de segurança para o aumento da produção cafeeira.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: • Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; • Irrigação: implantação e manejo; • Melhoria da qualidade; • Nutrição das plantas; • Defeitos do café; • Classificação do café.
Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais - Poda e Desbrota de Café Conilon
Capacitar os cafeicultores na realização de podas, desbrota com o uso das ferramentas adequadas, bem como as normas de segurança para o aumento da produção do café conilon.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: • Escolha da área, plantio, conservação da água e solo; • Irrigação: implantação e manejo; • Melhoria da qualidade; • Nutrição das plantas; • Defeitos do café; • Classificação do café.
Trabalhador no Cultivo de Plantas Medicinais
Identificar, cultivar e processar plantas medicinais, aromáticas e condimentares - PMAC.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Contextualização sobre as plantas medicinais: aspecto histórico, legislação e importância social; - Principais plantas medicinais utilizadas na região; - Planejamento de plantio: local, viveiro de mudas, de irrigação e adequação ambiental; - Sistema orgânico de produção, planejamento preventivo, consórcios, insumos orgânicos; - Tratos culturais nas plantas; - Colheita, secagem, armazenagem e embalagem de plantas. - Coleta e identificação das plantas e estudo bibliográfico das plantas coletadas; - Preparação dos fitoterápicos.
Trabalhador no Cultivo de Plantas Ornamentais
Conhecer a importância econômica da floricultura e produzir plantas ornamentais, utilizando as tecnologias de cultivo, equipamentos e insumos adequados.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 40 h
Conteúdo: - Conduta profissional adequada; - Cuidados com o Meio Ambiente e valorização da Flora e Recursos Nativos; - Histórico e importância Socioeconômica das Plantas Ornamentais; - Plantas de Jardins: Árvore, Arbustos e Outras; - Botânica e Fisiologia; - Luminosidade e Condições Edafoclimaticas; - Ferramentas, Equipamento e utensílios de uso no Cultivo de plantas Ornamentais; Insumos e diversos; - Preparo e Substratos e Compostagem; - Construção de Sementeiras e Leitos de Enraizamento; - Tratos culturais em Sementeiras e leitos de Enraizamento; Infraestrutura para viveiros; - Repicagem e Implantação do Viveiro de Espera; - Manutenção do transplantio e Implantação da Cultura; - Colheita e Preparo do Produto para Comercialização.
Trabalhador no Processamento de Banana
Conhecer os produtos que podem ser fabricados a partir da banana (verde e madura) para que possam produzir nas agroindústrias de alimentos.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Banana – Informações Nutricionais; - Manipulação higiênica de alimentos; - Higiene de equipamentos; - Noções de segurança; - Técnicas de processamento; - Formulação (Banana-passa, licores, doces, geleias, bolinhos e compotas); - Análise e soluções de defeitos; Prática - Formulação / Fabricação / Embalagens.
Trabalhador no Processamento de Pescado
Capacitar os participantes no beneficiamento e conservação do pescado para consumo familiar.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Aspectos gerais do pescado; - Filetagem; - Embalagem; - Defumagem; - Congelamento do pescado; - Depuração de pescado; - Processamento da pele; - Tipos de salga; - Fabricação de receitas a base de peixe.
Trabalhador no Turismo Rural - Hospedagem Rural
Apresentar os requisitos básicos e essenciais na prestação de serviços na área de turismo no meio rural (agroturismo) envolvendo aspectos relativos à hospedagem em propriedades rurais.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Postura Profissional; - Atendimento ao turista; - Atribuições e responsabilidades do profissional; - Cuidados com a higiene pessoal de quarto; - Produtos de limpeza e de conservação; - Máquinas de limpeza e de conservação; - Serviço de quarto; Serviço de café da manhã; - Dados importantes de normas sanitárias; - Lixo, Água, Limpeza Acondicionamento de alimentos; - Composição de equipe: copeiro e garçom.
Trabalhador no Turismo Rural - Módulo I
Apresentar os requisitos básicos para a prestação de serviços para a prestação de serviços na área de turismo no meio rural (agroturismo) e conhecer o município e sua potencialidade turística.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceitos; - Pontos vitais à manutenção do desenvolvimento sustentável; - O que motiva o turismo rural; - Tipos de serviços; - Impactos do turismo no meio rural; - Produto turístico; - Tipos de clientes e suas necessidades; - Acolhida na propriedade rural; - Restaurante e pousadas no meio rural; - Trilhas / caminhadas; - O mercado turístico em áreas naturais.
Trabalhador no Turismo Rural - Módulo II
Conhecer e implantar ferramentas gerenciais com objetivo de profissionalizar o turismo rural e vivenciar o turismo na prática.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Marketing para o Turismo Rural; - Atendimento ao Cliente; - Conhecer o Turismo em algumas regiões do Estado do Espírito Santo; - Identificar as potencialidades turísticas regionais; - Definir preço para o produto turístico; - Conquistar e manter o turista; - Desenvolvimento do produto turístico (etapas do desenvolvimento); - Componentes da comercialização do produto turístico; - Posicionamento do turismo Rural.
Treinamento - Ferramenta ISA
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: Introdução; Premissas para aplicação do Sistema ISA; Estrutura do Sistema; ISA Digital e Plataforma CAR; Aplicação do ISA: Elaboração do croqui do imóvel no CAR; Aplicação do ISA no campo; Avaliação da visita/discussão sobre os indicadores; Elaboração do plano de adequação ambiental, social e econômica de um imóvel rural.
Turismo Rural - Hospedagem Rural
Apresentar os requisitos básicos e essenciais na prestação de serviços na área de turismo no meio rural (agroturismo) envolvendo aspectos relativos à hospedagem em propriedades rurais.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: - Postura Profissional; - Atendimento ao turista; - Atribuições e responsabilidades do profissional; - Cuidados com a higiene pessoal de quarto; - Produtos de limpeza e de conservação; - Máquinas de limpeza e de conservação; - Serviço de quarto; Serviço de café da manhã; - Dados importantes de normas sanitárias; - Lixo, Água, Limpeza Acondicionamento de alimentos; - Composição de equipe: copeiro e garçom.
Turismo Rural - Módulo I
Apresentar os requisitos básicos para a prestação de serviços para a prestação de serviços na área de turismo no meio rural (agroturismo) e conhecer o município e sua potencialidade turística.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Conceitos; - Pontos vitais à manutenção do desenvolvimento sustentável; - O que motiva o turismo rural; - Tipos de serviços; - Impactos do turismo no meio rural; - Produto turístico; - Tipos de clientes e suas necessidades; - Acolhida na propriedade rural; - Restaurante e pousadas no meio rural; - Trilhas / caminhadas; - O mercado turístico em áreas naturais.
Turismo Rural - Módulo II
Conhecer e implantar ferramentas gerenciais com objetivo de profissionalizar o turismo rural e vivenciar o turismo na prática.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 24 h
Conteúdo: - Marketing para o Turismo Rural; - Atendimento ao Cliente; - Conhecer o Turismo em algumas regiões do Estado do Espírito Santo; - Identificar as potencialidades turísticas regionais; - Definir preço para o produto turístico; - Conquistar e manter o turista; - Desenvolvimento do produto turístico (etapas do desenvolvimento); - Componentes da comercialização do produto turístico; - Posicionamento do turismo Rural.
Viveirista
Capacitar os produtores sobre a implantação e condução do viveiro de mudas, visando a produção de espécies frutíferas, florestais e ornamentais.
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 32 h
Conteúdo: - Educação postural; - Seleção de Matrizes; - Identificação e uso de materiais e equipamentos; - Métodos propagativos: sexuado e assexuado; - Escolha e coleta de sementes e partes vegetativas; - Secagem e armazenagem de sementes; - Eliminação de folhas excedentes; - Quebra de dormência de sementes; - Semeio direto na sacola; - Repicagem de mudas; - Preparo de sementeira; - Enxertia; - Construção de viveiros: - preparação do solo, adubação e calagem; - Escolha de sacolas e plantio; - Plantio definitivo: Espaçamento e dimensão das covas Irrigação; - Tratos Culturais: capina, poda e desbrota.
Fale Conosco
comunicacao@senar-es.org.br
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08
Siga-nos nas redes