Agroneg?cio aumenta participa??o nas exporta??es brasileiras em 2015
1 de setembro de 2020
Segundo a CNA, o milho foi um dos grandes destaques do ano, com as exporta??es chegando a US$ 4,94 bilh?es em 2015
Apesar da queda de 9% nas exporta??es, a balan?a comercial do agroneg?cio fechou 2015 com maior participa??o nas vendas externas do pa?s, segundo a Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA). Dos dez principais produtos da pauta exportadora no ano passado, oito foram do setor e responderam por 31,2% do total dos embarques, totalizando US$ 59,7 bilh?es, enquanto em 2014 este percentual foi de 29,2%.
A soja em gr?o foi o produto que mais contribuiu para o maior peso do agro brasileiro no com?rcio internacional, com 11% de participa??o, seguida por carne de frango (3,3%), a??car em bruto (3,1%), farelo de soja (3%), celulose (2,9%), caf? em gr?o (2,9%), milho em gr?o (2,6%) e carne bovina (2,4%). Apenas o milho em gr?o e a celulose tiveram alta nas exporta??es do setor, enquanto o restante dos produtos registrou queda.
Segundo a CNA, o milho foi um dos grandes destaques do ano, com as exporta??es chegando a US$ 4,94 bilh?es em 2015, 27,3% a mais do que no ano anterior. ?O ?timo desempenho da produ??o, principalmente do milho safrinha, associado ? valoriza??o do d?lar frente ? moeda nacional, elevou a competitividade do milho brasileiro no mercado externo e possibilitou alavancagem nas exporta??es do produto?, explica a entidade.
Al?m do consumo in natura, o milho ? mat?ria-prima para v?rios produtos, como ra??es e biocombust?veis. As vendas externas de celulose tamb?m foram destaque no ano passado e cresceram 5,5% na compara??o com 2014, reflexo da alta do d?lar, que ampliou a competitividade no mercado externo, e da alta qualidade do produto brasileiro.
Fonte: Canal do Produtor
Apesar da queda de 9% nas exporta??es, a balan?a comercial do agroneg?cio fechou 2015 com maior participa??o nas vendas externas do pa?s, segundo a Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA). Dos dez principais produtos da pauta exportadora no ano passado, oito foram do setor e responderam por 31,2% do total dos embarques, totalizando US$ 59,7 bilh?es, enquanto em 2014 este percentual foi de 29,2%.
A soja em gr?o foi o produto que mais contribuiu para o maior peso do agro brasileiro no com?rcio internacional, com 11% de participa??o, seguida por carne de frango (3,3%), a??car em bruto (3,1%), farelo de soja (3%), celulose (2,9%), caf? em gr?o (2,9%), milho em gr?o (2,6%) e carne bovina (2,4%). Apenas o milho em gr?o e a celulose tiveram alta nas exporta??es do setor, enquanto o restante dos produtos registrou queda.
Segundo a CNA, o milho foi um dos grandes destaques do ano, com as exporta??es chegando a US$ 4,94 bilh?es em 2015, 27,3% a mais do que no ano anterior. ?O ?timo desempenho da produ??o, principalmente do milho safrinha, associado ? valoriza??o do d?lar frente ? moeda nacional, elevou a competitividade do milho brasileiro no mercado externo e possibilitou alavancagem nas exporta??es do produto?, explica a entidade.
Al?m do consumo in natura, o milho ? mat?ria-prima para v?rios produtos, como ra??es e biocombust?veis. As vendas externas de celulose tamb?m foram destaque no ano passado e cresceram 5,5% na compara??o com 2014, reflexo da alta do d?lar, que ampliou a competitividade no mercado externo, e da alta qualidade do produto brasileiro.
Fonte: Canal do Produtor