Assist?ncia T?cnica e Gerencial ser? o principal produto dos sindicatos rurais brasileiros
1 de setembro de 2020
Bras?lia (23/08/2017) - ?N?o tenho a menor d?vida que a Assist?ncia T?cnica e Gerencial, com implementa??o tecnol?gica e melhoria da rentabilidade, vai ser o principal produto dos sindicatos rurais em todo o Pa?s?, afirmou o secret?rio executivo do Servi?o Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, durante o 3? F?rum da Assist?ncia T?cnica e Gerencial (ATeG) que acontece at? esta quarta-feira (23) em Bras?lia. O evento re?ne gestores e coordenadores de ATeG de todo o Brasil para tratar da implanta??o do novo Sistema de Monitoramento de Assist?ncia T?cnica, o SISATeG. O novo sistema vai elencar dados importantes para auxiliar o SENAR a aumentar a qualidade dos servi?os prestados pela Assist?ncia T?cnica e Gerencial entregue ao produtor rural.
?O sistema de intelig?ncia se faz necess?rio porque ele garante al?m da gest?o da ATeG, a de indicadores. ? um sistema novo e moderno, que vai gerar uma s?rie de dados que ser?o usados pela nossa entidade e pelas institui??es p?blicas tomadoras de decis?o?, acrescenta Daniel Carrara. ?Com esses dados, a ATeG vai colocar o produtor dentro do sindicato rural. N?o tem servi?o melhor que o sindicato pode prestar a ele. Quando voc? leva um t?cnico qualificado para atend?-lo, o produtor vem. Independente de qualquer coisa, porque o produtor est? interessado em ter tecnologia e renda.?
O coordenador de ATeG do SENAR, Matheus Ferreira, refor?a o que foi dito pelo secret?rio executivo sobre a import?ncia da gera??o de dados para ampliar a presta??o de servi?os da AteG ao produtor. ?N?s acreditamos que essa presta??o de servi?o precisa ter mais informa??es para ajudar o produtor rural na tomada de decis?o e a central de intelig?ncia ter? esse prop?sito. ? o dado individual que vai fazer o produtor evoluir. Por?m, nada mais natural que os dados consolidados e compilados possam subsidiar informa??es de um estado, de uma regi?o, pa?s ou de uma cadeia produtiva. A central de intelig?ncia vai conseguir, como ganho secund?rio da Assist?ncia T?cnica, subsidiar a tomada de decis?o mais macro das cadeias produtivas para podermos saber onde precisamos melhorar para atender o sistema produtivo como um todo.?
Os supervisores e coordenadores dos estados comemoram o novo sistema e contam que a novidade vai dar suporte na identifica??o das necessidades dos produtores de cada estado. "Estamos muito felizes com essa nova plataforma. Vamos ter mais dados e uma abrang?ncia maior de informa??es que v?o nos ajudar a identificar o que tem que ser feito junto com o produtor rural para alcan?armos o n?vel de excel?ncia que pretendemos no estado?, afirma Caio S?rgio Santos Oliveira, gestor de ATeG no SENAR Minas.
?? um amadurecimento cada vez maior do SENAR Brasil. Estamos aprimorando um sistema que j? funcionava muito bem, com novos indicadores e nova vis?o, isso tudo trazido do campo com todas as Regionais envolvidas para que a gente fale a mesma l?ngua, no mesmo patamar e consiga atingir, atrav?s da avalia??o desses indicadores e desses n?meros, o melhor desenvolvimento das propriedades rurais?, avalia Armando Urenha, coordenador de Assist?ncia T?cnica e Gerencial do SENAR Mato Grosso.
A coordenadora de ATeG do SENAR Mato Grosso do Sul, Mariana Urt, destaca o cruzamento de informa??es e as formas de coleta de dados que foram melhorados no novo software. ?Ficou uma plataforma mais amig?vel, autoexplicativa e vai facilitar para o t?cnico coletar esses dados de forma que ele minimize os erros nos lan?amentos. Al?m disso, a grande vantagem dessa plataforma ? que ela vai possibilitar, a partir dos dados coletados, informa??es de avalia??o de desempenho das propriedades e dos grupos atendidos para que a gente possa tomar decis?es mais estrat?gicas e assertivas com base nos dados reais das propriedades.?
Futuro da Assist?ncia T?cnica e Gerencial
O secret?rio executivo do SENAR, Daniel Carrara, ? categ?rico quando questionado sobre o futuro da ATeG: o foco ser? investir mais na capacita??o dos t?cnicos de campo em conhecimento gerencial e tecnol?gico, maior aproxima??o com as institui??es de pesquisa como a Embrapa e a amplia??o da oferta de ATeG no Pa?s. ?H? muitos ?rg?os interessados na nossa metodologia, avaliando os tr?s anos que ofertamos ATeG com produtores com resultados maravilhosos de produtividade e rentabilidade. S?o institui??es nacionais e internacionais interessadas em parceria com o SENAR para aumentar esse n?mero de propriedades atendidas. Temos hoje no Pa?s aproximadamente 1,2 milh?o de propriedades que j? est?o no ponto de receber uma proposta como essa e hoje o SENAR atende 60 mil produtores. Ent?o, tem muita coisa ainda a ser feita."
Assessoria de Comunica??o do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br
Fonte: Senar
?O sistema de intelig?ncia se faz necess?rio porque ele garante al?m da gest?o da ATeG, a de indicadores. ? um sistema novo e moderno, que vai gerar uma s?rie de dados que ser?o usados pela nossa entidade e pelas institui??es p?blicas tomadoras de decis?o?, acrescenta Daniel Carrara. ?Com esses dados, a ATeG vai colocar o produtor dentro do sindicato rural. N?o tem servi?o melhor que o sindicato pode prestar a ele. Quando voc? leva um t?cnico qualificado para atend?-lo, o produtor vem. Independente de qualquer coisa, porque o produtor est? interessado em ter tecnologia e renda.?
O coordenador de ATeG do SENAR, Matheus Ferreira, refor?a o que foi dito pelo secret?rio executivo sobre a import?ncia da gera??o de dados para ampliar a presta??o de servi?os da AteG ao produtor. ?N?s acreditamos que essa presta??o de servi?o precisa ter mais informa??es para ajudar o produtor rural na tomada de decis?o e a central de intelig?ncia ter? esse prop?sito. ? o dado individual que vai fazer o produtor evoluir. Por?m, nada mais natural que os dados consolidados e compilados possam subsidiar informa??es de um estado, de uma regi?o, pa?s ou de uma cadeia produtiva. A central de intelig?ncia vai conseguir, como ganho secund?rio da Assist?ncia T?cnica, subsidiar a tomada de decis?o mais macro das cadeias produtivas para podermos saber onde precisamos melhorar para atender o sistema produtivo como um todo.?
Os supervisores e coordenadores dos estados comemoram o novo sistema e contam que a novidade vai dar suporte na identifica??o das necessidades dos produtores de cada estado. "Estamos muito felizes com essa nova plataforma. Vamos ter mais dados e uma abrang?ncia maior de informa??es que v?o nos ajudar a identificar o que tem que ser feito junto com o produtor rural para alcan?armos o n?vel de excel?ncia que pretendemos no estado?, afirma Caio S?rgio Santos Oliveira, gestor de ATeG no SENAR Minas.
?? um amadurecimento cada vez maior do SENAR Brasil. Estamos aprimorando um sistema que j? funcionava muito bem, com novos indicadores e nova vis?o, isso tudo trazido do campo com todas as Regionais envolvidas para que a gente fale a mesma l?ngua, no mesmo patamar e consiga atingir, atrav?s da avalia??o desses indicadores e desses n?meros, o melhor desenvolvimento das propriedades rurais?, avalia Armando Urenha, coordenador de Assist?ncia T?cnica e Gerencial do SENAR Mato Grosso.
A coordenadora de ATeG do SENAR Mato Grosso do Sul, Mariana Urt, destaca o cruzamento de informa??es e as formas de coleta de dados que foram melhorados no novo software. ?Ficou uma plataforma mais amig?vel, autoexplicativa e vai facilitar para o t?cnico coletar esses dados de forma que ele minimize os erros nos lan?amentos. Al?m disso, a grande vantagem dessa plataforma ? que ela vai possibilitar, a partir dos dados coletados, informa??es de avalia??o de desempenho das propriedades e dos grupos atendidos para que a gente possa tomar decis?es mais estrat?gicas e assertivas com base nos dados reais das propriedades.?
Futuro da Assist?ncia T?cnica e Gerencial
O secret?rio executivo do SENAR, Daniel Carrara, ? categ?rico quando questionado sobre o futuro da ATeG: o foco ser? investir mais na capacita??o dos t?cnicos de campo em conhecimento gerencial e tecnol?gico, maior aproxima??o com as institui??es de pesquisa como a Embrapa e a amplia??o da oferta de ATeG no Pa?s. ?H? muitos ?rg?os interessados na nossa metodologia, avaliando os tr?s anos que ofertamos ATeG com produtores com resultados maravilhosos de produtividade e rentabilidade. S?o institui??es nacionais e internacionais interessadas em parceria com o SENAR para aumentar esse n?mero de propriedades atendidas. Temos hoje no Pa?s aproximadamente 1,2 milh?o de propriedades que j? est?o no ponto de receber uma proposta como essa e hoje o SENAR atende 60 mil produtores. Ent?o, tem muita coisa ainda a ser feita."
Assessoria de Comunica??o do SENAR
(61) 2109-4128
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Fonte: Senar