Brasil ? o segundo maior consumidor de carne de frango e desafio ? ampliar exporta??es, diz BRF
1 de setembro de 2020
O Brasil ? o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, o segundo maior consumidor e tamb?m o maior exportador do setor, mas ainda tem espa?o para ampliar as negocia??es com outros pa?ses. A avalia??o ? do diretor executivo global de assuntos corporativos da BRF, Marcos Jank, durante palestra ministrada no II Encontro Tecnol?gico da Avicultura no Mato Grosso do Sul, realizado na ter?a, dia 3, na sede da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria de Estado (Sistema Famasul).
Segundo o Jank, a carne de frango ? a prote?na animal mais consumida pela popula??o brasileira desde 2008 e, em pouco tempo, se tornar? a carne mais consumida mundialmente.
? Com o consumo per capita de 42 quilos ao ano, o mercado interno brasileiro absorve 70% da nossa produ??o ? destacou.
No cen?rio internacional a avicultura brasileira conquistou mercado diferenciado, pa?ses isl?micos, denominados mundo Halal, onde a produ??o de carne atende rigorosas exig?ncias religiosas que v?o da cria??o ao abate.
? O Brasil ? o maior exportador de frango Halal. Um mercado estrat?gico, formado por pa?ses que n?o consomem carne su?na, incluindo a Ar?bia Saudita que importa cerca de 13% da carne de frango brasileira ? afirmou.
O dirigente ressaltou que a tend?ncia para o mercado av?cola ? positiva nos pr?ximos anos. Para manter a competitividade o especialista avalia que a cadeia produtiva enfrenta desafios como protecionismo pol?tico e problemas log?sticos.
? A popula??o e a renda per capita crescer?o nos pa?ses emergentes, haver? uma urbaniza??o ainda mais acelerada e h? poucos pa?ses com recursos naturais, tecnologia, sanidade e disponibilidade de gr?os para engrenar neste setor. N?o estamos realizando acordos bilaterais como dever?amos fazer. O setor precisa estar atento tamb?m ?s novas preocupa??es dos consumidores, ligadas ao bem-estar e ? sustentabilidade ? refor?a.
Durante a abertura do evento o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, ressaltou o avan?o da avicultura sul-mato-grossense nos ?ltimos anos.
? Este segmento est? em constante crescimento e ao mesmo tempo que traz desafios, apresenta muitas oportunidades. Para um avan?o ainda maior ? necess?ria a harmonia entre os elos da cadeia produtiva, ind?stria e produtor, al?m de uma reorganiza??o do setor ? disse Riedel.
Exporta??es em Mato Grosso do Sul
As exporta??es de carne de frango in natura de Mato Grosso do Sul aumentaram 33,3% no primeiro quadrimestre deste ano em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. Nos primeiros quatro meses deste ano, os embarques internacionais do Estado acumularam 52,4 mil toneladas, ocupando a 6? posi??o no ranking nacional das vendas do setor.
A receita das vendas do per?odo ficou em US$ 115,8 milh?es, 22,8% acima do faturamento obtido no mesmo intervalo do ano passado, quando os embarques internacionais do setor renderam US$ 94,4 milh?es. Os principais compradores foram a Ar?bia Saudita e o Jap?o, com participa??o de 33,2% e 17,4%, respectivamente.
Os abates de aves somaram no primeiro quadrimestre 51,2 milh?es de unidades, com alta de 1,3% frente janeiro e abril de 2013, quando foram abatidas 50,6 milh?es de aves.
Fonte: Rural BR
Segundo o Jank, a carne de frango ? a prote?na animal mais consumida pela popula??o brasileira desde 2008 e, em pouco tempo, se tornar? a carne mais consumida mundialmente.
? Com o consumo per capita de 42 quilos ao ano, o mercado interno brasileiro absorve 70% da nossa produ??o ? destacou.
No cen?rio internacional a avicultura brasileira conquistou mercado diferenciado, pa?ses isl?micos, denominados mundo Halal, onde a produ??o de carne atende rigorosas exig?ncias religiosas que v?o da cria??o ao abate.
? O Brasil ? o maior exportador de frango Halal. Um mercado estrat?gico, formado por pa?ses que n?o consomem carne su?na, incluindo a Ar?bia Saudita que importa cerca de 13% da carne de frango brasileira ? afirmou.
O dirigente ressaltou que a tend?ncia para o mercado av?cola ? positiva nos pr?ximos anos. Para manter a competitividade o especialista avalia que a cadeia produtiva enfrenta desafios como protecionismo pol?tico e problemas log?sticos.
? A popula??o e a renda per capita crescer?o nos pa?ses emergentes, haver? uma urbaniza??o ainda mais acelerada e h? poucos pa?ses com recursos naturais, tecnologia, sanidade e disponibilidade de gr?os para engrenar neste setor. N?o estamos realizando acordos bilaterais como dever?amos fazer. O setor precisa estar atento tamb?m ?s novas preocupa??es dos consumidores, ligadas ao bem-estar e ? sustentabilidade ? refor?a.
Durante a abertura do evento o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, ressaltou o avan?o da avicultura sul-mato-grossense nos ?ltimos anos.
? Este segmento est? em constante crescimento e ao mesmo tempo que traz desafios, apresenta muitas oportunidades. Para um avan?o ainda maior ? necess?ria a harmonia entre os elos da cadeia produtiva, ind?stria e produtor, al?m de uma reorganiza??o do setor ? disse Riedel.
Exporta??es em Mato Grosso do Sul
As exporta??es de carne de frango in natura de Mato Grosso do Sul aumentaram 33,3% no primeiro quadrimestre deste ano em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. Nos primeiros quatro meses deste ano, os embarques internacionais do Estado acumularam 52,4 mil toneladas, ocupando a 6? posi??o no ranking nacional das vendas do setor.
A receita das vendas do per?odo ficou em US$ 115,8 milh?es, 22,8% acima do faturamento obtido no mesmo intervalo do ano passado, quando os embarques internacionais do setor renderam US$ 94,4 milh?es. Os principais compradores foram a Ar?bia Saudita e o Jap?o, com participa??o de 33,2% e 17,4%, respectivamente.
Os abates de aves somaram no primeiro quadrimestre 51,2 milh?es de unidades, com alta de 1,3% frente janeiro e abril de 2013, quando foram abatidas 50,6 milh?es de aves.
Fonte: Rural BR