Cookies: Utilizamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso. Por favor, verifique nossa política de cookies.

Entendi e Fechar
Brasil perde peso no com?rcio com a ?sia
1 de setembro de 2020

As exporta??es brasileiras perderam espa?o no com?rcio com a ?sia, a regi?o que vem crescendo mais forte e liderando a retomada da economia global -e a que mais compra produtos do pa?s.

Levantamento nos dez principais mercados asi?ticos para o Brasil mostra que o pa?s perdeu espa?o em sete deles. Mesmo na China, que ? o que mais importa do Brasil, houve perda de 8% no peso total das compras.

Com exce??o da Coreia do Sul e da Indon?sia, o Brasil vendeu mais agora do que no ano passado, mas o ritmo de crescimento das exporta??es foi inferior ? m?dia, o que explica a perda de participa??o.

Para Evaldo Alves, professor da Funda??o Getulio Vargas, as exporta??es brasileiras enfrentam limita??es, como em infraestrutura (rodovias e portos, por exemplo), que ajudam a explicar a perda de peso nesses mercados.

O mercado asi?tico, apesar da dist?ncia, ? o principal para as exporta??es brasileiras. No primeiro semestre, o grupo de 26 pa?ses (do Jap?o ao Timor Leste, por tamanho do PIB) comprou 27% de tudo o que o Brasil vendeu - mais que EUA ou UE.

Essa perda de peso no com?rcio com os asi?ticos, mais a invas?o de produtos de l?, ? uma das raz?es para a queda de 43% do superavit no primeiro semestre, para US$ 7,8 bilh?es, o menor no per?odo desde 2002.

De um saldo positivo de US$ 4,1 bilh?es no primeiro semestre de 2009, a conta nas transa??es com a ?sia passou a ser negativa para o Brasil em US$ 481 milh?es na primeira metade de 2010.

As vendas do Brasil para a ?sia s?o formadas principalmente por produtos b?sicos (como min?rio de ferro e soja) e semimanufaturados (couro, por exemplo).

Nos seis primeiros meses, os asi?ticos, liderados pela China, compraram 45% dos itens b?sicos e 35% dos semimanufaturados brasileiros -em ambos os casos, o peso deles caiu em rela??o ao primeiro semestre de 2009.

Essa queda tamb?m ocorreu com manufaturados (com maior valor agregado, como avi?o), mas as compras da ?sia t?m peso menor na exporta??o desses itens, representando 7% do total.

MAIS ASI?TICOS

Na outra m?o do com?rcio, os asi?ticos continuaram aumentando a sua presen?a nas compras brasileiras. Elas cresceram 60,6% desde janeiro at? junho -mais que a m?dia geral de 45%- e representaram 30,6% dos produtos trazidos do exterior.

A Coreia do Sul, movida principalmente a carros, e a ?ndia, que tem combust?vel como carro-chefe, mais que dobraram as exporta??es.

Fonte: Folha de SP

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08