Brasil tem 300 startups do agroneg?cio
1 de setembro de 2020
Empresas trabalham para agregar tecnologia ao setor, mas sofrem com falta de estrutura ? evento debateu o segmento e a inova??o no campo
As agritechs, como foram batizadas as startups de tecnologia para o agroneg?cio, j? formam um grupo de cerca de 300 companhias no Pa?s, que investem cerca de R$ 100 milh?es ao ano e s?o capazes de oferecer ao produtor qualquer tipo de servi?o.
Mas a falta de conectividade nas fazendas e de integra??o dos dados gerados por diferentes dispositivos s?o desafios, segundo especialistas presentes no F?rum Inova??o, realizado nesta quarta-feira, 1.?, pelo Estad?o e pela Associa??o Brasileira do Agroneg?cio (Abag), na Agrishow, em Ribeir?o Preto (SP).
Guilherme Raucci, respons?vel pela ?rea de novos neg?cios da Agrosmart, avalia que as startups ser?o respons?veis por gerar tecnologia para resolver quase todo o desafio de fazer o campo produzir cada vez mais para alimentar a humanidade no futuro.
?N?o h? mais ?rea dispon?vel para grandes expans?es de produ??o e a m?o de obra ? cada vez mais escassa no setor. ? preciso aumentar a produtividade e essas empresas s?o o caminho para isso?, disse. ?Mas os dados n?o s?o integrados e, no Brasil, apenas 14% das propriedades rurais t?m conectividade?, emendou o executivo.
Diante da lentid?o ou da falta de interesse em levar a internet para o campo ? j? que 90% das propriedades do Brasil s?o de pequeno porte e 67% dos produtores n?o utilizam tecnologias que dependam de conex?o ?, as principais montadoras do setor assumiram uma das pontas desse problema e at? montaram ?pools? com outras empresas. Uma dessas iniciativas ? o ConectarAgro, formado por grandes grupos do setor ? como a CNH Industrial, a Agco e a Jacto ? com empresas de tecnologia e telefonia.
?O projeto ir? levar internet para as propriedades de um modo que realmente conecte tudo, de forma simples, com um sistema aberto e acess?vel para o pequeno e grande agricultor?, explicou Marco Aur?lio Milan, especialista de produto na ?rea de agricultura de precis?o da New Holland, uma das marcas da CNH Industrial.
Desafios
Al?m de lidar com os gargalos tecnol?gicos, as agritechs encaram novas demandas do agroneg?cio brasileiro. Caroline Capitani, gestora de design digital e inova??o da Ilegra, conta ter recebido pedidos de empresas do setor de seguros agr?colas. Esse aquecimento coincide com a ideia do governo federal de drenar mais recursos para as seguradoras e menos para o cr?dito agr?cola na pr?xima safra, a partir de julho.
Trazer solu??es tecnol?gicas e financeiras para o agricultor motivou a cria??o da Inter Chains, companhia que trabalha com o conceito de blockchain ? uma base de dados capaz de fazer registro de opera??es monet?rias, analisar dados, servir como um registro digital de neg?cios e at? atuar na rastreabilidade de uma propriedade.
?A avalia??o por meio do blockchain, com toda a cadeia integrada, ? capaz de gerar um rating do produtor, o que facilitar? na hora de tomada de cr?dito, por exemplo?, explica Eduardo Figueiredo, s?cio da companhia, que gerencia cerca de 2 milh?es de hectares.
Os antigos gargalos f?sicos do agroneg?cio em um Pa?s continental como o Brasil tamb?m geram oportunidades para as startups. ? o caso da Alluagro, empresa que nasceu para fornecer servi?os compartilhados de m?quinas para produtores rurais, nos moldes do que j? ? oferecido por aplicativos de transportes em grandes cidades. ?? economia compartilhada, pela qual conectamos prestadores de servi?os e produtores rurais. ? levar o trator mais pr?ximo ? fazenda?, explicou Marco Aur?lio Chaves, um dos s?cios da empresa.
Fonte: Jornal: O Estado de S?o Paulo
As agritechs, como foram batizadas as startups de tecnologia para o agroneg?cio, j? formam um grupo de cerca de 300 companhias no Pa?s, que investem cerca de R$ 100 milh?es ao ano e s?o capazes de oferecer ao produtor qualquer tipo de servi?o.
Mas a falta de conectividade nas fazendas e de integra??o dos dados gerados por diferentes dispositivos s?o desafios, segundo especialistas presentes no F?rum Inova??o, realizado nesta quarta-feira, 1.?, pelo Estad?o e pela Associa??o Brasileira do Agroneg?cio (Abag), na Agrishow, em Ribeir?o Preto (SP).
Guilherme Raucci, respons?vel pela ?rea de novos neg?cios da Agrosmart, avalia que as startups ser?o respons?veis por gerar tecnologia para resolver quase todo o desafio de fazer o campo produzir cada vez mais para alimentar a humanidade no futuro.
?N?o h? mais ?rea dispon?vel para grandes expans?es de produ??o e a m?o de obra ? cada vez mais escassa no setor. ? preciso aumentar a produtividade e essas empresas s?o o caminho para isso?, disse. ?Mas os dados n?o s?o integrados e, no Brasil, apenas 14% das propriedades rurais t?m conectividade?, emendou o executivo.
Diante da lentid?o ou da falta de interesse em levar a internet para o campo ? j? que 90% das propriedades do Brasil s?o de pequeno porte e 67% dos produtores n?o utilizam tecnologias que dependam de conex?o ?, as principais montadoras do setor assumiram uma das pontas desse problema e at? montaram ?pools? com outras empresas. Uma dessas iniciativas ? o ConectarAgro, formado por grandes grupos do setor ? como a CNH Industrial, a Agco e a Jacto ? com empresas de tecnologia e telefonia.
?O projeto ir? levar internet para as propriedades de um modo que realmente conecte tudo, de forma simples, com um sistema aberto e acess?vel para o pequeno e grande agricultor?, explicou Marco Aur?lio Milan, especialista de produto na ?rea de agricultura de precis?o da New Holland, uma das marcas da CNH Industrial.
Desafios
Al?m de lidar com os gargalos tecnol?gicos, as agritechs encaram novas demandas do agroneg?cio brasileiro. Caroline Capitani, gestora de design digital e inova??o da Ilegra, conta ter recebido pedidos de empresas do setor de seguros agr?colas. Esse aquecimento coincide com a ideia do governo federal de drenar mais recursos para as seguradoras e menos para o cr?dito agr?cola na pr?xima safra, a partir de julho.
Trazer solu??es tecnol?gicas e financeiras para o agricultor motivou a cria??o da Inter Chains, companhia que trabalha com o conceito de blockchain ? uma base de dados capaz de fazer registro de opera??es monet?rias, analisar dados, servir como um registro digital de neg?cios e at? atuar na rastreabilidade de uma propriedade.
?A avalia??o por meio do blockchain, com toda a cadeia integrada, ? capaz de gerar um rating do produtor, o que facilitar? na hora de tomada de cr?dito, por exemplo?, explica Eduardo Figueiredo, s?cio da companhia, que gerencia cerca de 2 milh?es de hectares.
Os antigos gargalos f?sicos do agroneg?cio em um Pa?s continental como o Brasil tamb?m geram oportunidades para as startups. ? o caso da Alluagro, empresa que nasceu para fornecer servi?os compartilhados de m?quinas para produtores rurais, nos moldes do que j? ? oferecido por aplicativos de transportes em grandes cidades. ?? economia compartilhada, pela qual conectamos prestadores de servi?os e produtores rurais. ? levar o trator mais pr?ximo ? fazenda?, explicou Marco Aur?lio Chaves, um dos s?cios da empresa.
Fonte: Jornal: O Estado de S?o Paulo