Caf?s do Esp?rito Santo t?m caracter?sticas ?nicas
1 de setembro de 2020
O Esp?rito Santo ? o segundo maior produtor de caf? do pa?s. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para este ano ? que o Estado colha 8,83 milh?es de sacas do gr?o ? cerca de 20% da produ??o nacional ?, sendo 33% ar?bica e 67% conilon. Al?m do volume produzido, o Estado tamb?m ? conhecido pela qualidade dos gr?os produzidos.
As singularidades da produ??o de caf? do Esp?rito Santo, como o cuidado durante a colheita e o hist?rico do Estado com o gr?o, al?m do papel das inova??es, das tecnologias no campo e do produtor rural d?o ? iguaria capixaba papel de protagonismo no segmento no pa?s, defende o gerente agr?cola de caf?s da Nestl? Brasil, Pedro Malta Campos.
Em um bate-papo no munic?pio de Araras, em S?o Paulo, na ?ltima ter?a-feira, ele destacou que por m?s, a empresa transforma entre 5 e 6 mil toneladas de gr?os de caf? na vers?o sol?vel do produto. Do total produzido, 70% ? exportado e os outros 30% consumido pelo mercado interno. Para atender ? grande demanda, produtores de conilon do Esp?rito Santo s?o os principais fornecedores da empresa. J? os gr?os do ar?bica v?m de Minas Gerais. Confira a seguir a entrevista.
O que torna um caf? de qualidade?
A qualidade do caf? combina pelo menos tr?s elementos: planta, meio ambiente e tudo o que ? feito depois da colheita.
Como esses itens est?o relacionados com a qualidade do caf? capixaba?
O Esp?rito Santo tem desenvolvido novas variedades da planta de caf?, melhorando qualidade e produ??o. Na intera??o da planta com o meio ambiente, o Estado, pela sua diversidade ambiental, tem uma variedade de condi??es agroclim?ticas que permitem que mesmo que o Esp?rito Santo seja relativamente pequeno em extens?o territorial, tenha se tornado o segundo maior produtor de caf? do pa?s, entregando ao mercado nacional e internacional grandes possibilidades sensoriais e de sabor do caf?. J? no fator humano, o Estado tem uma tradi??o forte na agricultura. H? um saber fazer e um conhecimento muito arraigado nas fam?lias.
O que esperar para o futuro do caf? capixaba?
Existem ainda algumas caracter?sticas dos caf?s capixabas que ser?o descobertas e exploradas positivamente. Tenho percebido ainda, em alguns nichos de mercado, a identifica??o de que caf?s do Esp?rito Santo t?m caracter?sticas ?nicas. O Estado precisa, assim que puder e ver condi??es, coordenar atividades de promo??o e divulga??o do caf?. Isso vale a pena e faz sentido, pois temos caracter?sticas muito interessantes que poderiam proporcionar ainda mais possibilidades e ganhos para a cadeia de caf? do Estado.
Vivemos um momento em que a tecnologia est? inserida no dia a dia da cidade. Mas como fazer para com que ela seja inserida no campo?
A tecnologia, muitas vezes, em particular na agricultura, tem sido mostrada para a sociedade atrav?s de equipamentos sofisticados e caros, mas muito interessantes, como ? o caso do mapeamento por sat?lite e do uso de drones.
Observamos que na agricultura a inova??o e tamb?m a tecnologia s?o coisas important?ssimas. Mas elas bebem na fonte dos conhecimentos e aplica??es de seus ancestrais. A inova??o com o uso de tecnologias, como m?quinas e aplicativos, aliada ao conhecimento das gera??es passadas s?o essenciais para garantir a perpetuidade da atividade agr?cola.
O que vem a ser a inova??o do campo?
? saber fazer ou implementar t?cnicas de maneira racional ou apropriada ? realidade de cada propriedade visando fazer mais com menos recursos para ter produtividade. Al?m disso, reduzir a penosidade do trabalho, o que ? poss?vel e uma tend?ncia que deve continuar evoluindo.
De que formas podemos encontrar as inova??es?
Elas podem estar ligadas ? conserva??o do solo, por que para a agricultura o solo ? um meio de produ??o e se voc? n?o cuidar dele, n?o tem como garantir a produ??o no futuro. Mas existem inova??es relacionadas ? manuten??o, ? preserva??o e at? ? cria??o e produ??o da ?gua na propriedade, que s?o t?cnicas de popula??o de plantas e ?rvores em regi?es espec?ficas de uma propriedade.
Implementar essa tecnologia pode contribuir para que o ?xodo rural diminua?
Sem d?vida. O ?xodo rural ? uma realidade que in?meros pa?ses viveram e ainda vivem. A nossa sociedade est? inserida em um contexto de urbaniza??o. Mas, para a ind?stria de alimentos, que depende da mat?ria-prima agr?cola, entender os elementos que aceleram o ?xodo rural ? fundamental. Temos que compreender os principais fatores que v?m acelerando o processo de sa?da das pessoas do campo, o que passa pelo processo de motiva??o e oportunidade.
Como fazer o agricultor entender o valor e a qualidade do seu produto?
No mercado de caf?, o agricultor individual ou em cooperativa, por maior que sejam, dificilmente v?o conseguir influenciar o pre?o do produto. O Brasil ? o maior produtor mundial do gr?o. O produtor s? tem autonomia de fato do custo de neg?cio quando ele sabe quanto custou produzir o caf? e quando faz a venda. Quando os agricultores veem isso, se torna um fator de motiva??o de neg?cios.
O que ? a cria??o de valor compartilhado?
Existe uma responsabilidade comum a todos na cadeia de abastecimento: garantir que a riqueza produzida ao longo da cadeia seja da melhor maneira poss?vel compartilhada. Quando a gente fala de cria??o de valor compartilhado, que denomina esse conceito, ? isso. Al?m de satisfazer o acionista, a empresa tem a obrigatoriedade de fazer com que todos aqueles que venham antes na cadeia vejam uma vantagem de participar, produzindo com qualidade, ganhando dinheiro e investindo no neg?cio.
Fonte: ABIC
As singularidades da produ??o de caf? do Esp?rito Santo, como o cuidado durante a colheita e o hist?rico do Estado com o gr?o, al?m do papel das inova??es, das tecnologias no campo e do produtor rural d?o ? iguaria capixaba papel de protagonismo no segmento no pa?s, defende o gerente agr?cola de caf?s da Nestl? Brasil, Pedro Malta Campos.
Em um bate-papo no munic?pio de Araras, em S?o Paulo, na ?ltima ter?a-feira, ele destacou que por m?s, a empresa transforma entre 5 e 6 mil toneladas de gr?os de caf? na vers?o sol?vel do produto. Do total produzido, 70% ? exportado e os outros 30% consumido pelo mercado interno. Para atender ? grande demanda, produtores de conilon do Esp?rito Santo s?o os principais fornecedores da empresa. J? os gr?os do ar?bica v?m de Minas Gerais. Confira a seguir a entrevista.
O que torna um caf? de qualidade?
A qualidade do caf? combina pelo menos tr?s elementos: planta, meio ambiente e tudo o que ? feito depois da colheita.
Como esses itens est?o relacionados com a qualidade do caf? capixaba?
O Esp?rito Santo tem desenvolvido novas variedades da planta de caf?, melhorando qualidade e produ??o. Na intera??o da planta com o meio ambiente, o Estado, pela sua diversidade ambiental, tem uma variedade de condi??es agroclim?ticas que permitem que mesmo que o Esp?rito Santo seja relativamente pequeno em extens?o territorial, tenha se tornado o segundo maior produtor de caf? do pa?s, entregando ao mercado nacional e internacional grandes possibilidades sensoriais e de sabor do caf?. J? no fator humano, o Estado tem uma tradi??o forte na agricultura. H? um saber fazer e um conhecimento muito arraigado nas fam?lias.
O que esperar para o futuro do caf? capixaba?
Existem ainda algumas caracter?sticas dos caf?s capixabas que ser?o descobertas e exploradas positivamente. Tenho percebido ainda, em alguns nichos de mercado, a identifica??o de que caf?s do Esp?rito Santo t?m caracter?sticas ?nicas. O Estado precisa, assim que puder e ver condi??es, coordenar atividades de promo??o e divulga??o do caf?. Isso vale a pena e faz sentido, pois temos caracter?sticas muito interessantes que poderiam proporcionar ainda mais possibilidades e ganhos para a cadeia de caf? do Estado.
Vivemos um momento em que a tecnologia est? inserida no dia a dia da cidade. Mas como fazer para com que ela seja inserida no campo?
A tecnologia, muitas vezes, em particular na agricultura, tem sido mostrada para a sociedade atrav?s de equipamentos sofisticados e caros, mas muito interessantes, como ? o caso do mapeamento por sat?lite e do uso de drones.
Observamos que na agricultura a inova??o e tamb?m a tecnologia s?o coisas important?ssimas. Mas elas bebem na fonte dos conhecimentos e aplica??es de seus ancestrais. A inova??o com o uso de tecnologias, como m?quinas e aplicativos, aliada ao conhecimento das gera??es passadas s?o essenciais para garantir a perpetuidade da atividade agr?cola.
O que vem a ser a inova??o do campo?
? saber fazer ou implementar t?cnicas de maneira racional ou apropriada ? realidade de cada propriedade visando fazer mais com menos recursos para ter produtividade. Al?m disso, reduzir a penosidade do trabalho, o que ? poss?vel e uma tend?ncia que deve continuar evoluindo.
De que formas podemos encontrar as inova??es?
Elas podem estar ligadas ? conserva??o do solo, por que para a agricultura o solo ? um meio de produ??o e se voc? n?o cuidar dele, n?o tem como garantir a produ??o no futuro. Mas existem inova??es relacionadas ? manuten??o, ? preserva??o e at? ? cria??o e produ??o da ?gua na propriedade, que s?o t?cnicas de popula??o de plantas e ?rvores em regi?es espec?ficas de uma propriedade.
Implementar essa tecnologia pode contribuir para que o ?xodo rural diminua?
Sem d?vida. O ?xodo rural ? uma realidade que in?meros pa?ses viveram e ainda vivem. A nossa sociedade est? inserida em um contexto de urbaniza??o. Mas, para a ind?stria de alimentos, que depende da mat?ria-prima agr?cola, entender os elementos que aceleram o ?xodo rural ? fundamental. Temos que compreender os principais fatores que v?m acelerando o processo de sa?da das pessoas do campo, o que passa pelo processo de motiva??o e oportunidade.
Como fazer o agricultor entender o valor e a qualidade do seu produto?
No mercado de caf?, o agricultor individual ou em cooperativa, por maior que sejam, dificilmente v?o conseguir influenciar o pre?o do produto. O Brasil ? o maior produtor mundial do gr?o. O produtor s? tem autonomia de fato do custo de neg?cio quando ele sabe quanto custou produzir o caf? e quando faz a venda. Quando os agricultores veem isso, se torna um fator de motiva??o de neg?cios.
O que ? a cria??o de valor compartilhado?
Existe uma responsabilidade comum a todos na cadeia de abastecimento: garantir que a riqueza produzida ao longo da cadeia seja da melhor maneira poss?vel compartilhada. Quando a gente fala de cria??o de valor compartilhado, que denomina esse conceito, ? isso. Al?m de satisfazer o acionista, a empresa tem a obrigatoriedade de fazer com que todos aqueles que venham antes na cadeia vejam uma vantagem de participar, produzindo com qualidade, ganhando dinheiro e investindo no neg?cio.
Fonte: ABIC