Caf?s Especiais do Brasil atendem ?s diferentes demandas mundiais
1 de setembro de 2020
O consumo dos caf?s especiais cresce de maneira expressiva no Brasil e no mundo comparativamente ao mercado dos caf?s comuns. Dados recentes mostram que a demanda pelos gr?os especiais cresce em torno de 15% ao ano, principalmente no exterior, em rela??o ao crescimento de cerca de 2% do caf? commodity. O segmento representa hoje cerca de 12% do mercado internacional da bebida. O valor de venda atual para alguns caf?s diferenciados tem um sobrepre?o m?dio que varia entre 30% e 40% do caf? convencional. Em alguns casos, pode ultrapassar a barreira dos 100%.
Devido ? diversidade de regi?es ocupadas pela cultura do caf?, o Pa?s produz tipos variados desse produto, fato que possibilita atender ?s diferentes demandas mundiais, referentes a paladar e pre?os. O Brasil tem 12 principais regi?es produtoras de caf? (identificados como Sul de Minas, Matas de Minas, Chapada de Minas, Cerrado de Minas, Mogiana-SP, Montanhas do Esp?rito Santo, Conilon Capixaba, Paran?, Planalto da Bahia, Cerrado da Bahia e Conilon de Rond?nia), o que evidencia a variedade de aromas e sabores dos caf?s do Brasil. Mesmo sendo os aspectos sensoriais os mais relevantes na caracteriza??o de um caf? especial, os padr?es de sustentabilidade ambiental, econ?mica e social da cafeicultura brasileira cada vez mais t?m influenciado na caracteriza??o do produto.
Para saber da expans?o dos v?rios Caf?s Especiais do Brasil no mercado interno e externo, e ainda sobre o que falta fazer para consolidar e conquistar novos mercados, a Embrapa Caf?, coordenadora do Cons?rcio Pesquisa Caf?, entrevistou Van?sia Nogueira, diretora-executiva da Associa??o Brasileira de Caf?s Especiais ? BSCA. Van?sia ? formada em Engenharia de Sistemas e Administra??o pela Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio de Janeiro - PUC-RJ. Tem dois MBAs e um p?s-MBA com focos em gest?o, marketing e gest?o avan?ada de projetos na FGV-RJ. No momento, est? concluindo Doutorado em Marketing pela Universidad Nacional de Rosario, na Argentina. Filha e neta de produtores e comercializadores de caf?, trabalhou por 15 anos para uma empresa de consultoria e auditoria (Pwc). Desde 2002, trabalha mercados de nicho para os caf?s brasileiros e, desde 2007, colabora com a??es da BSCA. Confira a entrevista:
Embrapa Caf? - Qual ? a miss?o institucional da BSCA? E quando ela foi criada?
Van?sia Nogueira - A BSCA foi criada em 1991 por 12 produtores de caf? que vislumbraram grandes oportunidades para os caf?s finos e especiais brasileiros, os quais eram completamente desconhecidos dos consumidores no Brasil e no mundo. A principal miss?o da BSCA, desde sua funda??o, ? a promo??o de caf?s especiais brasileiros, principalmente fora do Pa?s.
Embrapa Caf? - A defini??o de caf? especial, al?m da qualidade, reflete, muitas vezes, os efeitos da cultura, costumes e valores de cada povo, regi?o ou pa?s, estando associada ao prazer que a bebida proporciona. Para ser considerado especial, quais requisitos o caf? precisa atender e como ? feita essa identifica??o?
Van?sia Nogueira - Acredito que o primeiro ponto a ser discutido ? que n?o existe uma defini??o oficial do que ? caf? especial. Algumas institui??es chegam a simplificar, dizendo que, ao final do dia, um caf? especial ? aquele que algu?m paga mais por ele porque identificou algum atributo que, para ele, agregou valor. Ou seja, poder?amos dizer que um caf? especial pode n?o ser necessariamente produto de alt?ssima qualidade, mas possuir forte conota??o de atributos sociais e/ou ambientais. A BSCA entende que, para um caf? ser considerado especial, ele precisa atender a requisitos m?nimos de qualidade (80 pontos na escala Specialty Coffee Association of America - SCAA ou Cup of Excellence) e tamb?m pode atender a outros atributos que o valorizar?o ainda mais, como as certifica??es de sustentabilidade, os org?nicos, os fair trades e as origens especiais, que podem ser caracterizadas por uma propriedade ou uma regi?o demarcada oficialmente.
Embrapa Caf? - Poderia explicar o que ? caf? de origem certificada, caf? gourmet, caf? org?nico e caf? fair trade?
Van?sia Nogueira - Caf? de origem certificada ? aquele que vem de uma regi?o demarcada oficialmente (Indica??es Geogr?ficas - IGs, podendo ser por Indica??es de Proced?ncia - IPs ou Denomina??es de Origem - DOs). Cada regi?o deve se caracterizar por atributos que a identificam, delimitar onde ela est? estabelecida, definir a qualidade m?nima que a caracteriza, assim como o protocolo de rastreabilidade e confirma??o de qualidade. O caf? gourmet ? aquele que atende a altos requisitos de qualidade e n?o se preocupa com os m?todos utilizados para sua produ??o. Ou seja, ? a qualidade do produto em si. Caf? org?nico ? aquele produzido por meio de requerimentos que caracterizam a agricultura org?nica e, para tal, s?o certificados. ? importante ressaltar que existem diferen?as entre pa?ses e continentes quanto ? caracteriza??o de uma produ??o org?nica. O caf? fair trade ? aquele produzido por membro de uma institui??o certificada como de com?rcio justo, ou seja, onde a maioria dos produtos prov?m da agricultura familiar. Tamb?m ? importante destacar que nem todos os caf?s produzidos por certificados org?nicos ou fair trade ser?o considerados especiais face aos atributos de qualidade. Traduzindo, o mercado paga primeiro pela qualidade e, depois, pelas demais qualifica??es.
Embrapa Caf? - O Brasil desponta como um dos maiores fornecedores de caf?s especiais, diferenciados por sua qualidade e agrega??o de valores socioambientais. Praticamente todas as regi?es cafeeiras do Brasil produzem gr?os especiais, como o Cerrado, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais, Serra do Esp?rito Santo, Bahia, S?o Paulo e Paran?. A que se deve esse resultado e, na sua opini?o, qual a contribui??o da pesquisa do Cons?rcio Pesquisa Caf? para termos esse cen?rio hoje?
Van?sia Nogueira - A produ??o de caf? especial est? diretamente ligada a alguns fatores. Os principais s?o a escolha correta da cultivar, a localiza??o, da topografia e do microclima da regi?o e, posteriormente, dos tratos e do manejo antes, durante e ap?s a colheita. Costumamos dizer que somos um Pa?s privilegiado pela natureza e, no caso do caf?, n?o ? diferente. ?Recebemos? o caf? de bra?os abertos e aqui ele encontrou sua voca??o. Nas microrregi?es onde encontramos os requisitos naturais expostos acima, chega a ser ?f?cil? produzir caf? especial, mas, nas outras ?reas, tamb?m podemos chegar a esse patamar por meio da pesquisa, tecnologia e muito cuidado. Ou seja, os desafios s?o maiores, mas podem ser superados. Acredito que, em todos os pontos citados, o Cons?rcio Pesquisa Caf?, coordenado pela Embrapa Caf?, tem contribu?do sobremaneira, especialmente ao identificar cultivares mais prop?cias ? qualidade e processos de mecaniza??o p?s-colheita para produzir com qualidade.
Embrapa Caf? - Quais as principais caracter?sticas do mercado de caf? especial brasileiro, especialmente no Brasil, e por que est? evoluindo o gosto da popula??o por esse tipo de caf??
Van?sia Nogueira - ? f?cil se habituar por tudo o que ? bom! Com o caf? n?o tem sido diferente. O brasileiro, at? bem pouco tempo, n?o tinha contato com os bons caf?s, sejam eles brasileiros ou de nossos concorrentes. Com o crescimento do n?mero dos ?amantes do caf??, iniciou-se o aumento da abertura de boas cafeterias em diferentes cidades brasileiras e esse movimento se tornou um ciclo virtuoso: mais cafeterias, mais gente conhecendo bons caf?s, mais cafeterias. Considero isso, felizmente, um caminho sem volta.
Embrapa Caf? - Em geral, o caf? consumido nas tr?s esferas de governo ? adquirido com base nos menores pre?os de mercado. Que iniciativa pode ser tomada para que os servidores p?blicos, que s?o formadores de opini?o, tamb?m possam consumir caf? de melhor qualidade e at? especial?
Van?sia Nogueira - N?o s? os servidores p?blicos, como n?s quando os visitamos (risos). N?s merecemos degustar nossos produtos de melhor qualidade. Altera??es de legisla??es, com inclus?o de requisitos m?nimos de qualidade para as compras de governo (que n?o devem ser t?o m?nimos assim, na minha opini?o), s?o de primordial relev?ncia para esse nosso ?cart?o de visitas?.
Embrapa Caf? - E sobre a performance dos caf?s especiais brasileiros no mundo, quais os tipos mais apreciados pelos principais pa?ses consumidores?
Van?sia Nogueira - ? sempre importante lembrar que o Brasil, infelizmente, foi retardat?rio no seu posicionamento competitivo para caf?s especiais. Fizemos nossas primeiras inser??es nesse mercado h? cerca de duas d?cadas ap?s nossos principais concorrentes. Ou seja, hoje temos a metade do tempo de nossos competidores nesse mercado. Minha opini?o ? que o Brasil j? conseguiu se posicionar em uma coloca??o bem confort?vel na percep??o dos compradores de caf?s, mas ainda n?o estamos no imagin?rio da maioria dos consumidores em mercados tradicionais, como provedores de caf?s t?o finos quanto nossos concorrentes. Todos sabem que produzimos muito, somos os maiores, mas n?o necessariamente sabem que tamb?m estamos entre os melhores. J? nos mercados em que o consumo de caf? especial teve in?cio mais recente, estamos muito bem posicionados.
Embrapa Caf? - Como o Brasil poderia aproveitar melhor e expandir a participa??o nesse nicho de mercado que ? crescente internamente e tamb?m no exterior? A??es sistem?ticas de promo??o e marketing ajudariam, por exemplo? Pode-se dizer que a imagem internacional dos caf?s especiais do Brasil est? consolidada?
Van?sia Nogueira - N?o considero que a imagem esteja consolidada. H? muito que fazer ainda. Precisamos focar a promo??o da diversidade de produtos que possu?mos para que possamos alavancar nossa participa??o nesse nicho. Entretanto, quero fazer uma considera??o: ? muito melhor ter o que oferecer para que n?o frustremos demandas por falta de possibilidade de oferta.
Embrapa Caf? - E quais s?o as melhores estrat?gias, na ?tica da BSCA, para a conquista e a consolida??o de mercados de caf?s especiais no mundo, mas tamb?m para que os consumidores percebam o Brasil como um dos grandes produtores de caf?s especiais?
Van?sia Nogueira - O bom seria se pud?ssemos contar com recursos para realiza??o de campanhas massivas focadas no consumidor, como faz, por exemplo, a Coca-Cola. No entanto, sabemos que essa n?o ? a realidade desse neg?cio e partimos para um trabalho com os formadores de opini?o e compradores potenciais, usando muita criatividade para chegar ao consumidor final, quando poss?vel.
Embrapa Caf? - Nesse contexto, podemos afirmar que os caf?s brasileiros atendem ao gosto do mercado internacional especialmente em que requisitos? Em que ponto podem ainda podem melhorar?
Van?sia Nogueira - Os caf?s naturais brasileiros j? s?o um sucesso internacional por sua do?ura e seu corpo. J? os caf?s lavados/despolpados t?m atingido n?veis de acidez muito interessantes e chegado a substituir os caf?s suaves de nossos concorrentes, agradando a todos os paladares. Ou seja, temos caf?s para todos os tipos e gostos. Acredito que ainda podemos melhorar muito no processo de separa??o dos gr?os na colheita e na p?s-colheita. O caf? especial ? o maduro, o cereja. N?o pode ter verde misturado. Considero que, se os cafeicultores acreditarem nisso, poderemos elevar muito nossa produ??o de caf?s finos.
Embrapa Caf? - Dos pa?ses que mais importam caf? no mundo, quais os que mais buscam caf?s especiais brasileiros e, al?m disso, quais s?o mercados potenciais?
Van?sia Nogueira - Os japoneses apreciam muito nosso produto e a Coreia do Sul est? adquirindo h?bitos de consumo muito favor?veis aos nossos caf?s.
Embrapa Caf? - Est? havendo expans?o de cafeterias sofisticadas na ?sia, Oceania e tamb?m no Brasil, nos ?ltimos anos. Na sua opini?o, como esse fen?meno pode ser explicado?
Van?sia Nogueira - Bom produto atrelado ao prazer de estar com amigos em um local muito agrad?vel. Esta ? a f?rmula do sucesso.
Embrapa Caf? - A China, o mais populoso pa?s do mundo, consome pouco caf?. Na sua opini?o, o que pode ser feito para que o caf? brasileiro tamb?m seja amplamente consumido nesse pa?s?
Van?sia Nogueira - A China ? uma na??o grande consumidora de ch?, assim como o Jap?o e a Coreia do Sul. Acredito que o primeiro passo ? ?apresentar? o produto caf? ao chin?s e buscar entender como ele pode vir a sabore?-lo.
Embrapa Caf? ? O que representa para a cultura do caf? no Pa?s e para a economia brasileira o crescimento da demanda por caf?s especiais e, consequentemente, da valoriza??o desse produto no mercado?
Van?sia Nogueira - Em momentos de crise de pre?o do caf?, como passamos nos dois ?ltimos anos, acredito que ter caf?s finos tenha sido a fronteira da sustentabilidade econ?mica para muitos produtores brasileiros.
Embrapa Caf? - A despeito de a pluralidade dos sabores e aromas dos caf?s do Brasil ser fato inquestion?vel pelos conhecedores da cultura, no mercado internacional, pode-se dizer que o Brasil ainda possui a imagem de ?apenas? grande produtor de caf? commodity. Como alterar essa vis?o da cafeicultura brasileira no exterior?
Van?sia Nogueira - Pelas ?ltimas pesquisas realizadas, acredito que o mundo continua com essa imagem do Brasil apenas em alguns mercados espec?ficos. Eles s?o muito importantes, claro, mas digamos que a quest?o est? bem localizada e temos trabalhado para reverter esse quadro.
Embrapa Caf? - As crises mais recentes da economia mundial afetaram a exporta??o de caf?s especiais do Brasil? De que forma? Quais as perspectivas de mercado no futuro para os caf?s especiais brasileiros no Pa?s e no exterior?
Van?sia Nogueira - As exporta??es de caf?s especiais brasileiros s? tem aumentado, independente da crise. Nossa expectativa ? que sigamos crescendo, mas de forma respons?vel e atendendo a todas ?s demandas dos mercados interno e externo.
Fonte: Caf? Point
Devido ? diversidade de regi?es ocupadas pela cultura do caf?, o Pa?s produz tipos variados desse produto, fato que possibilita atender ?s diferentes demandas mundiais, referentes a paladar e pre?os. O Brasil tem 12 principais regi?es produtoras de caf? (identificados como Sul de Minas, Matas de Minas, Chapada de Minas, Cerrado de Minas, Mogiana-SP, Montanhas do Esp?rito Santo, Conilon Capixaba, Paran?, Planalto da Bahia, Cerrado da Bahia e Conilon de Rond?nia), o que evidencia a variedade de aromas e sabores dos caf?s do Brasil. Mesmo sendo os aspectos sensoriais os mais relevantes na caracteriza??o de um caf? especial, os padr?es de sustentabilidade ambiental, econ?mica e social da cafeicultura brasileira cada vez mais t?m influenciado na caracteriza??o do produto.
Para saber da expans?o dos v?rios Caf?s Especiais do Brasil no mercado interno e externo, e ainda sobre o que falta fazer para consolidar e conquistar novos mercados, a Embrapa Caf?, coordenadora do Cons?rcio Pesquisa Caf?, entrevistou Van?sia Nogueira, diretora-executiva da Associa??o Brasileira de Caf?s Especiais ? BSCA. Van?sia ? formada em Engenharia de Sistemas e Administra??o pela Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio de Janeiro - PUC-RJ. Tem dois MBAs e um p?s-MBA com focos em gest?o, marketing e gest?o avan?ada de projetos na FGV-RJ. No momento, est? concluindo Doutorado em Marketing pela Universidad Nacional de Rosario, na Argentina. Filha e neta de produtores e comercializadores de caf?, trabalhou por 15 anos para uma empresa de consultoria e auditoria (Pwc). Desde 2002, trabalha mercados de nicho para os caf?s brasileiros e, desde 2007, colabora com a??es da BSCA. Confira a entrevista:
Embrapa Caf? - Qual ? a miss?o institucional da BSCA? E quando ela foi criada?
Van?sia Nogueira - A BSCA foi criada em 1991 por 12 produtores de caf? que vislumbraram grandes oportunidades para os caf?s finos e especiais brasileiros, os quais eram completamente desconhecidos dos consumidores no Brasil e no mundo. A principal miss?o da BSCA, desde sua funda??o, ? a promo??o de caf?s especiais brasileiros, principalmente fora do Pa?s.
Embrapa Caf? - A defini??o de caf? especial, al?m da qualidade, reflete, muitas vezes, os efeitos da cultura, costumes e valores de cada povo, regi?o ou pa?s, estando associada ao prazer que a bebida proporciona. Para ser considerado especial, quais requisitos o caf? precisa atender e como ? feita essa identifica??o?
Van?sia Nogueira - Acredito que o primeiro ponto a ser discutido ? que n?o existe uma defini??o oficial do que ? caf? especial. Algumas institui??es chegam a simplificar, dizendo que, ao final do dia, um caf? especial ? aquele que algu?m paga mais por ele porque identificou algum atributo que, para ele, agregou valor. Ou seja, poder?amos dizer que um caf? especial pode n?o ser necessariamente produto de alt?ssima qualidade, mas possuir forte conota??o de atributos sociais e/ou ambientais. A BSCA entende que, para um caf? ser considerado especial, ele precisa atender a requisitos m?nimos de qualidade (80 pontos na escala Specialty Coffee Association of America - SCAA ou Cup of Excellence) e tamb?m pode atender a outros atributos que o valorizar?o ainda mais, como as certifica??es de sustentabilidade, os org?nicos, os fair trades e as origens especiais, que podem ser caracterizadas por uma propriedade ou uma regi?o demarcada oficialmente.
Embrapa Caf? - Poderia explicar o que ? caf? de origem certificada, caf? gourmet, caf? org?nico e caf? fair trade?
Van?sia Nogueira - Caf? de origem certificada ? aquele que vem de uma regi?o demarcada oficialmente (Indica??es Geogr?ficas - IGs, podendo ser por Indica??es de Proced?ncia - IPs ou Denomina??es de Origem - DOs). Cada regi?o deve se caracterizar por atributos que a identificam, delimitar onde ela est? estabelecida, definir a qualidade m?nima que a caracteriza, assim como o protocolo de rastreabilidade e confirma??o de qualidade. O caf? gourmet ? aquele que atende a altos requisitos de qualidade e n?o se preocupa com os m?todos utilizados para sua produ??o. Ou seja, ? a qualidade do produto em si. Caf? org?nico ? aquele produzido por meio de requerimentos que caracterizam a agricultura org?nica e, para tal, s?o certificados. ? importante ressaltar que existem diferen?as entre pa?ses e continentes quanto ? caracteriza??o de uma produ??o org?nica. O caf? fair trade ? aquele produzido por membro de uma institui??o certificada como de com?rcio justo, ou seja, onde a maioria dos produtos prov?m da agricultura familiar. Tamb?m ? importante destacar que nem todos os caf?s produzidos por certificados org?nicos ou fair trade ser?o considerados especiais face aos atributos de qualidade. Traduzindo, o mercado paga primeiro pela qualidade e, depois, pelas demais qualifica??es.
Embrapa Caf? - O Brasil desponta como um dos maiores fornecedores de caf?s especiais, diferenciados por sua qualidade e agrega??o de valores socioambientais. Praticamente todas as regi?es cafeeiras do Brasil produzem gr?os especiais, como o Cerrado, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais, Serra do Esp?rito Santo, Bahia, S?o Paulo e Paran?. A que se deve esse resultado e, na sua opini?o, qual a contribui??o da pesquisa do Cons?rcio Pesquisa Caf? para termos esse cen?rio hoje?
Van?sia Nogueira - A produ??o de caf? especial est? diretamente ligada a alguns fatores. Os principais s?o a escolha correta da cultivar, a localiza??o, da topografia e do microclima da regi?o e, posteriormente, dos tratos e do manejo antes, durante e ap?s a colheita. Costumamos dizer que somos um Pa?s privilegiado pela natureza e, no caso do caf?, n?o ? diferente. ?Recebemos? o caf? de bra?os abertos e aqui ele encontrou sua voca??o. Nas microrregi?es onde encontramos os requisitos naturais expostos acima, chega a ser ?f?cil? produzir caf? especial, mas, nas outras ?reas, tamb?m podemos chegar a esse patamar por meio da pesquisa, tecnologia e muito cuidado. Ou seja, os desafios s?o maiores, mas podem ser superados. Acredito que, em todos os pontos citados, o Cons?rcio Pesquisa Caf?, coordenado pela Embrapa Caf?, tem contribu?do sobremaneira, especialmente ao identificar cultivares mais prop?cias ? qualidade e processos de mecaniza??o p?s-colheita para produzir com qualidade.
Embrapa Caf? - Quais as principais caracter?sticas do mercado de caf? especial brasileiro, especialmente no Brasil, e por que est? evoluindo o gosto da popula??o por esse tipo de caf??
Van?sia Nogueira - ? f?cil se habituar por tudo o que ? bom! Com o caf? n?o tem sido diferente. O brasileiro, at? bem pouco tempo, n?o tinha contato com os bons caf?s, sejam eles brasileiros ou de nossos concorrentes. Com o crescimento do n?mero dos ?amantes do caf??, iniciou-se o aumento da abertura de boas cafeterias em diferentes cidades brasileiras e esse movimento se tornou um ciclo virtuoso: mais cafeterias, mais gente conhecendo bons caf?s, mais cafeterias. Considero isso, felizmente, um caminho sem volta.
Embrapa Caf? - Em geral, o caf? consumido nas tr?s esferas de governo ? adquirido com base nos menores pre?os de mercado. Que iniciativa pode ser tomada para que os servidores p?blicos, que s?o formadores de opini?o, tamb?m possam consumir caf? de melhor qualidade e at? especial?
Van?sia Nogueira - N?o s? os servidores p?blicos, como n?s quando os visitamos (risos). N?s merecemos degustar nossos produtos de melhor qualidade. Altera??es de legisla??es, com inclus?o de requisitos m?nimos de qualidade para as compras de governo (que n?o devem ser t?o m?nimos assim, na minha opini?o), s?o de primordial relev?ncia para esse nosso ?cart?o de visitas?.
Embrapa Caf? - E sobre a performance dos caf?s especiais brasileiros no mundo, quais os tipos mais apreciados pelos principais pa?ses consumidores?
Van?sia Nogueira - ? sempre importante lembrar que o Brasil, infelizmente, foi retardat?rio no seu posicionamento competitivo para caf?s especiais. Fizemos nossas primeiras inser??es nesse mercado h? cerca de duas d?cadas ap?s nossos principais concorrentes. Ou seja, hoje temos a metade do tempo de nossos competidores nesse mercado. Minha opini?o ? que o Brasil j? conseguiu se posicionar em uma coloca??o bem confort?vel na percep??o dos compradores de caf?s, mas ainda n?o estamos no imagin?rio da maioria dos consumidores em mercados tradicionais, como provedores de caf?s t?o finos quanto nossos concorrentes. Todos sabem que produzimos muito, somos os maiores, mas n?o necessariamente sabem que tamb?m estamos entre os melhores. J? nos mercados em que o consumo de caf? especial teve in?cio mais recente, estamos muito bem posicionados.
Embrapa Caf? - Como o Brasil poderia aproveitar melhor e expandir a participa??o nesse nicho de mercado que ? crescente internamente e tamb?m no exterior? A??es sistem?ticas de promo??o e marketing ajudariam, por exemplo? Pode-se dizer que a imagem internacional dos caf?s especiais do Brasil est? consolidada?
Van?sia Nogueira - N?o considero que a imagem esteja consolidada. H? muito que fazer ainda. Precisamos focar a promo??o da diversidade de produtos que possu?mos para que possamos alavancar nossa participa??o nesse nicho. Entretanto, quero fazer uma considera??o: ? muito melhor ter o que oferecer para que n?o frustremos demandas por falta de possibilidade de oferta.
Embrapa Caf? - E quais s?o as melhores estrat?gias, na ?tica da BSCA, para a conquista e a consolida??o de mercados de caf?s especiais no mundo, mas tamb?m para que os consumidores percebam o Brasil como um dos grandes produtores de caf?s especiais?
Van?sia Nogueira - O bom seria se pud?ssemos contar com recursos para realiza??o de campanhas massivas focadas no consumidor, como faz, por exemplo, a Coca-Cola. No entanto, sabemos que essa n?o ? a realidade desse neg?cio e partimos para um trabalho com os formadores de opini?o e compradores potenciais, usando muita criatividade para chegar ao consumidor final, quando poss?vel.
Embrapa Caf? - Nesse contexto, podemos afirmar que os caf?s brasileiros atendem ao gosto do mercado internacional especialmente em que requisitos? Em que ponto podem ainda podem melhorar?
Van?sia Nogueira - Os caf?s naturais brasileiros j? s?o um sucesso internacional por sua do?ura e seu corpo. J? os caf?s lavados/despolpados t?m atingido n?veis de acidez muito interessantes e chegado a substituir os caf?s suaves de nossos concorrentes, agradando a todos os paladares. Ou seja, temos caf?s para todos os tipos e gostos. Acredito que ainda podemos melhorar muito no processo de separa??o dos gr?os na colheita e na p?s-colheita. O caf? especial ? o maduro, o cereja. N?o pode ter verde misturado. Considero que, se os cafeicultores acreditarem nisso, poderemos elevar muito nossa produ??o de caf?s finos.
Embrapa Caf? - Dos pa?ses que mais importam caf? no mundo, quais os que mais buscam caf?s especiais brasileiros e, al?m disso, quais s?o mercados potenciais?
Van?sia Nogueira - Os japoneses apreciam muito nosso produto e a Coreia do Sul est? adquirindo h?bitos de consumo muito favor?veis aos nossos caf?s.
Embrapa Caf? - Est? havendo expans?o de cafeterias sofisticadas na ?sia, Oceania e tamb?m no Brasil, nos ?ltimos anos. Na sua opini?o, como esse fen?meno pode ser explicado?
Van?sia Nogueira - Bom produto atrelado ao prazer de estar com amigos em um local muito agrad?vel. Esta ? a f?rmula do sucesso.
Embrapa Caf? - A China, o mais populoso pa?s do mundo, consome pouco caf?. Na sua opini?o, o que pode ser feito para que o caf? brasileiro tamb?m seja amplamente consumido nesse pa?s?
Van?sia Nogueira - A China ? uma na??o grande consumidora de ch?, assim como o Jap?o e a Coreia do Sul. Acredito que o primeiro passo ? ?apresentar? o produto caf? ao chin?s e buscar entender como ele pode vir a sabore?-lo.
Embrapa Caf? ? O que representa para a cultura do caf? no Pa?s e para a economia brasileira o crescimento da demanda por caf?s especiais e, consequentemente, da valoriza??o desse produto no mercado?
Van?sia Nogueira - Em momentos de crise de pre?o do caf?, como passamos nos dois ?ltimos anos, acredito que ter caf?s finos tenha sido a fronteira da sustentabilidade econ?mica para muitos produtores brasileiros.
Embrapa Caf? - A despeito de a pluralidade dos sabores e aromas dos caf?s do Brasil ser fato inquestion?vel pelos conhecedores da cultura, no mercado internacional, pode-se dizer que o Brasil ainda possui a imagem de ?apenas? grande produtor de caf? commodity. Como alterar essa vis?o da cafeicultura brasileira no exterior?
Van?sia Nogueira - Pelas ?ltimas pesquisas realizadas, acredito que o mundo continua com essa imagem do Brasil apenas em alguns mercados espec?ficos. Eles s?o muito importantes, claro, mas digamos que a quest?o est? bem localizada e temos trabalhado para reverter esse quadro.
Embrapa Caf? - As crises mais recentes da economia mundial afetaram a exporta??o de caf?s especiais do Brasil? De que forma? Quais as perspectivas de mercado no futuro para os caf?s especiais brasileiros no Pa?s e no exterior?
Van?sia Nogueira - As exporta??es de caf?s especiais brasileiros s? tem aumentado, independente da crise. Nossa expectativa ? que sigamos crescendo, mas de forma respons?vel e atendendo a todas ?s demandas dos mercados interno e externo.
Fonte: Caf? Point