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Carne de frango abre as portas para o Brasil em mais de 150 pa?ses
1 de setembro de 2020

O cen?rio de agora para frente deve ser cada vez mais positivo. ?A habilita??o de novas plantas para exporta??o a China, juntamente com a manuten??o dos n?veis dos embarques para a R?ssia e outros importantes mercados contribuir?o para um crescimento esperado de 3% nos volumes embarcados em 2015, na compara??o com o total do ano passado?, espera Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

Segundo ele, o Brasil est? entre os maiores consumidores mundiais. ?Temos um consumo per capita equivalente ao dos Estados Unidos e quase duas vezes superior ao consumo m?dio da Uni?o Europeia. Com um consumo t?o elevado, a busca das empresas tem se direcionado n?o apenas a aumentar o consumo per capita, mas, principalmente, a direcionar o consumo a produtos com mais valor agregado.?

Embora a produ??o do ano passado (12,691 milh?es de toneladas) s? perca para a registrada em 2011, quando foram produzidas 13,058 milh?es de toneladas, as exporta??es bateram recorde em volume, com 4,1 milh?es de toneladas embarcadas.

?O Brasil ?, desde 2005, o maior exportador de carne de frango do mundo, embarcando produtos para mais de 150 pa?ses. Em consumo per capita, n?o temos os dados de 2014 fechados, mas estamos entre os dez maiores consumidores de carne de frango no mundo?, destaca Turra.

MITOS
Conforme o presidente-executivo da ABPA, n?o ? verdade quando dizem que a carne de frango tem horm?nios. ?? mito, mas persiste no imagin?rio coletivo a ideia de que se adicionam horm?nios na cria??o de frangos. Como todo animal, ele possui horm?nios naturais, mas o que influencia seu crescimento ?, principalmente, o melhoramento gen?tico por sele??o natural com o cruzamento de animais de melhor ganho de peso, nutri??o e manejo adequado. N?o h? qualquer adi??o de horm?nios em sua cria??o?, garante.

Turra ainda acrescenta que a presen?a de horm?nio em frangos ? um mito utilizado para justificar o crescimento e o menor tempo de abate dos frangos comerciais. ?Pesquisas mostram que a sele??o gen?tica ? respons?vel por 90% da efici?ncia no ganho de peso. As evolu??es nas ?reas da gen?tica, da nutri??o com base em dieta balanceada e eficiente, al?m do manejo nutricional, ambi?ncia e sanit?rio resultam em uma ave que requer, aproximadamente, um ter?o do tempo e um ter?o do total de alimento que uma ave produzida na d?cada de 50, por exemplo.?

CONTROLE SANIT?RIO
Conforme Turra, outro fator importante que favorece a produ??o e exporta??o desta prote?na animal ? o r?gido controle sanit?rio promovido pelo Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa), por meio do Programa Nacional de Controle de Res?duos e Contaminantes (PNCRC), com an?lises sobre a ocorr?ncia de res?duos nos produtos? desde a implanta??o do PNCRC, nunca foram constatadas ocorr?ncias de utiliza??o de horm?nios.

?? importante lembrar que o uso de horm?nios ? proibido no Brasil e em v?rios pa?ses, o que inviabiliza o com?rcio de tais subst?ncias. O frango brasileiro est? presente na mesa de consumidores de mais de 150 pa?ses. O Brasil ? o maior exportador mundial desde 2004 e o terceiro maior produtor de carne de aves.?
Turra assegura, portanto, que o foco na qualidade ? mais que um diferencial: ?? uma necessidade, para que o produto continue a ser absoluto na mesa de consumidores pelo mundo?. ?Toda a gest?o de insumos e a produ??o como um todo s?o feitas com grande responsabilidade e sempre pensando em nosso consumidor. Cada profissional de nossa cadeia produtiva emprega anos de estudo e pesquisa na busca do produto mais saud?vel e equilibrado para o consumidor.?

PROFISSIONALIZA??O
Para conquistar tantos mercados externos e buscar novos em 2015 e nos pr?ximos anos, Turra salienta que a profissionaliza??o do setor permitiu a cadeia produtiva expandir seus embarques ?para suprir as lacunas deixadas nos v?rios pa?ses pelo mundo, em decorr?ncia dos focos de Influenza Avi?ria que surgiram em meio ? d?cada passada?.

?Somada ? sua qualidade e sanidade, a carne de frango brasileira tamb?m tem outro atributo: ? um produto acess?vel a todas as classes sociais. Isto permitiu um forte crescimento no consumo, em especial ap?s o in?cio do Plano Real. Para se ter uma ideia, em 1995 o consumo per capita no Brasil era de 19 quilos por habitante por ano. Hoje, s?o 42 quilos.?


Fonte: Canal do Produtor

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