CNA debate exporta??o de l?cteos
1 de setembro de 2020
Uma das principais bandeiras do Sistema CNA/SENAR, o desenvolvimento da cadeia do leite no Pa?s foi tema de discuss?o na Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA) nesta quinta-feira (26).
A CNA recebeu a Barral M Jorge, consultoria especializada em com?rcio internacional, que apresentou uma proposta para melhorar a competitividade do setor por meio da exporta??o dos produtos l?cteos nacionais.
?Foi uma reuni?o extremamente proveitosa, porque estamos estruturando o Brasil para ser um exportador mundial de leite. Essa ? a minha principal bandeira ? frente da CNA: transformar o leite da mesma forma que transformamos a carne: em um produto de exporta??o de primeira qualidade,? afirmou o presidente da CNA, Jo?o Martins.
O consultor em Com?rcio Internacional, Welber Barral, explicou que o grande desafio do Brasil ? tornar o pre?o dos produtos mais competitivo no mercado internacional. Para isso, precisa vencer alguns desafios como log?stica e tributa??o.
?Exportar depende de v?rias fases que vai desde o aperfei?oando do produtor at? a distribui??o da cadeia log?stica para ter um pre?o competitivo no mercado internacional. No entanto, a exporta??o pode gerar vantagens para todo o setor."
A inten??o ? se trabalhar o aumento das exporta??es focando em um produto espec?fico, no caso o leite em p?, tendo assim escala para exportar e utilizando como ind?strias chaves as cooperativas produtoras. Nesse sentido, a CNA estuda a realiza??o de um projeto piloto na regi?o Sul do Pa?s, que representa 40% da produ??o nacional de leite.
?As cooperativas t?m papel muito importante na organiza??o da cadeia e na inclus?o dos produtores seja qual for sua escala e a dimens?o da sua propriedade?, destacou Fernando Pinheiro, representante da Organiza??o das Cooperativas Brasileiras (OCB). ?N?s temos cooperativas com capacidade de produzir produtos com qualidade inclusiva para serem exportados.?
Para o vice-presidente da Comiss?o de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi, debater esse assunto foi um grande passo para estrutura??o do setor.
?Isso ? uma necessidade para o Pa?s em fun??o do crescimento da atividade, que ? muito maior do que o consumo per capita interno. ? importante destacar que o principal mercado ser? o interno, mas precisamos, a exemplo de outras cadeias de prote?na animal, tamb?m avan?ar na inser??o no mercado internacional?.
Fonte: CNA Brasil
A CNA recebeu a Barral M Jorge, consultoria especializada em com?rcio internacional, que apresentou uma proposta para melhorar a competitividade do setor por meio da exporta??o dos produtos l?cteos nacionais.
?Foi uma reuni?o extremamente proveitosa, porque estamos estruturando o Brasil para ser um exportador mundial de leite. Essa ? a minha principal bandeira ? frente da CNA: transformar o leite da mesma forma que transformamos a carne: em um produto de exporta??o de primeira qualidade,? afirmou o presidente da CNA, Jo?o Martins.
O consultor em Com?rcio Internacional, Welber Barral, explicou que o grande desafio do Brasil ? tornar o pre?o dos produtos mais competitivo no mercado internacional. Para isso, precisa vencer alguns desafios como log?stica e tributa??o.
?Exportar depende de v?rias fases que vai desde o aperfei?oando do produtor at? a distribui??o da cadeia log?stica para ter um pre?o competitivo no mercado internacional. No entanto, a exporta??o pode gerar vantagens para todo o setor."
A inten??o ? se trabalhar o aumento das exporta??es focando em um produto espec?fico, no caso o leite em p?, tendo assim escala para exportar e utilizando como ind?strias chaves as cooperativas produtoras. Nesse sentido, a CNA estuda a realiza??o de um projeto piloto na regi?o Sul do Pa?s, que representa 40% da produ??o nacional de leite.
?As cooperativas t?m papel muito importante na organiza??o da cadeia e na inclus?o dos produtores seja qual for sua escala e a dimens?o da sua propriedade?, destacou Fernando Pinheiro, representante da Organiza??o das Cooperativas Brasileiras (OCB). ?N?s temos cooperativas com capacidade de produzir produtos com qualidade inclusiva para serem exportados.?
Para o vice-presidente da Comiss?o de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi, debater esse assunto foi um grande passo para estrutura??o do setor.
?Isso ? uma necessidade para o Pa?s em fun??o do crescimento da atividade, que ? muito maior do que o consumo per capita interno. ? importante destacar que o principal mercado ser? o interno, mas precisamos, a exemplo de outras cadeias de prote?na animal, tamb?m avan?ar na inser??o no mercado internacional?.
Fonte: CNA Brasil