Entendi e Fechar
Cons?rcio sequencia genoma de bovinos
Um cons?rcio internacional composto por 300 cientistas de 25 pa?ses, e integrado por um grupo de cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa), criou uma nova tecnologia capaz de "ler" cerca de 2,87 bilh?es de "p?ginas" inseridas em 22 mil genes (ou "livros") que comp?em a constitui??o gen?tica de 17 ra?as bovinas de leite e de corte.
O resultado das pesquisas de seis anos do cons?rcio tem grande import?ncia econ?mica para o setor porque permitir? identificar e selecionar genes com caracter?sticas espec?ficas (qualidade e produtividade) de maneira mais r?pida, eficiente, ampla e barata.
O chamado sequenciamento do genoma bovino e a constru??o do mapa gen?tico da esp?cie, cujas pesquisas custaram US$ 54 milh?es ao cons?rcio internacional, poder? selecionar genes especiais que dariam, por exemplo, mais maciez e sabor ? carne, colora??o mais acentuada, menor quantidade de gordura e ?cidos graxos. Devem ser gerados novos "produtos" a partir dessas pesquisas que estudaram, em parceria nacional da Embrapa com USP e Unesp, os genomas do gado brasileiro das ra?as nelore e gir leiteiro. A nova ferramenta tamb?m ajudar? a aumentar a resist?ncia dos animais a doen?as e parasitas, como a mastite (inflama??o da mama) e carrapatos ou vermes, que afetam o desempenho do gado no campo.
O geneticista Alexandre Rodrigues Caetano, pesquisador da Embrapa Recursos Gen?ticos e Biotecnologia, explica que a nova ferramenta de avalia??o e melhoramento pode ser aplicada no sistema de rastreamento e identifica??o individual de todo o rebanho brasileiro com alta precis?o tecnol?gica e baixo custo. "Podemos fazer mais r?pido e eficientemente coisas que n?o pod?amos com a tecnologia anterior", diz. "Isso ajudar? do sistema produtivo at? o consumidor final".
O novo modelo de sele??o ? capaz de "ler" 60 mil "p?ginas" (ou pontos) do DNA bovino ao custo de US$ 200 por opera??o. "Ele atinge uma grande variabilidade gen?tica", diz Caetano. A antiga tecnologia conseguia "ler" apenas 150 "p?ginas" do DNA a um custo de US$ 1,5 mil. O pesquisador informa que, mesmo a um custo "um pouco maior", a evolu??o da nova ferramenta permitir? a "leitura" de at? 250 mil "p?ginas" em breve.
Ao construir o mapa gen?tico bovino, os cientistas descobriram caracter?sticas de 5 mil gera??es da esp?cie que mostram uma redu??o do tamanho efetivo das ra?as - hoje em um total de 800 - provocada pela domestica??o ocorrida h? oito ou dez mil anos, pela forma??o de ra?as e a intensa sele??o para produ??o de carne e leite segundo quest?es econ?micas, sociais e at? religiosas. H?, conforme a pesquisa, uma grande diversidade intra e inter-racial nos bovinos.
No Brasil, o desenvolvimento das pesquisas ainda depende de financiamento adequado e de parceria com pecuaristas e frigor?ficos para aumentar o acesso aos rebanhos de todas as regi?es do pa?s. "Precisamos de mais parceiros para aplicar a ferramenta", afirma Alexandre Caetano.
As descobertas feitas pelo sequenciamento do genoma bovino podem ajudar a ci?ncia a avan?ar no estudo de doen?as humanas. A pesquisa comprovou que os genes dos seres humanos t?m caracter?sticas mais parecidas com o genoma bovino do que com os genes de macacos, ratos, c?es ou camundongos.
A alta resist?ncia dos bovinos a micro-organismos contidos em seu r?men podem ser uma chave para as pesquisas dedicadas ao aumento da imunidade em seres humanos. H? quest?es sobre metabolismo, lacta??o e digest?o inclu?das nessas pesquisas, patrocinadas por institui??es dos Estados Unidos, Canad?, Austr?lia, Nova Zel?ndia, Noruega, Fran?a e Reino Unido.

Fonte: Valor Online

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES