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Cresce participa??o de mulheres na gest?o do agro, aponta ABMR&A
1 de setembro de 2020

Redu??o da idade m?dia dos produtores e maior participa??o das mulheres na gest?o de atividades relacionadas ao agroneg?cio. Essas foram as principais tend?ncias observadas pela 7? Pesquisa H?bitos do Produtor Rural ABMR&A, sigla da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio, sobre o perfil dos gestores do setor na atualidade.

Um dos pontos destacados nesse levantamento est? relacionado ? inclus?o de mulheres no agro e como isso impacta nas decis?es e na gest?o das atividades no campo.

?A mulher est? muito mais presente na gest?o das propriedades rurais. N?o estamos dizendo que ela est? assumindo o comando da produ??o, mas est? em um posto importante e de tomada de decis?o do neg?cio?, explica o presidente da ABMR&A, Jorge Espanha.

Ele compara os dados de agora com a ?ltima pesquisa realizada, em 2013, quando a mulher aparecia com 10% nesse quesito e agora est? em 31%: ?? o retrato da for?a da mulher em todas as atividades, inclusive no campo?.

Segundo o executivo, o objetivo da pesquisa da institui??o, realizada pela FNP Informa, ? identificar o perfil dos produtores rurais brasileiros, incluindo seus h?bitos de compra, seu envolvimento com as novas tecnologias e as m?dias que consultam para informa??o pessoal e profissional.

?O estudo tamb?m faz um raio-x do setor prim?rio no pa?s, destacando os novos agentes influenciadores?, explica.

Foram 2.835 produtores rurais entrevistados, de 15 Estados, 11 culturas agr?colas (algod?o, arroz, batata, caf?, cana-de-a??car, feij?o, laranja, milho, soja, tomate e trigo) e quatro atividades pecu?rias (de corte, de leite, avicultura e suinocultura).

JOVENS E IDOSOS
De acordo com a pesquisa, os produtores rurais em torno dos 60 anos de idade permanecem mais nas propriedades. Por outro lado, a idade m?dia do agricultor caiu de 48 para 46,5 anos. Dos entrevistados nessa faixa et?ria, 21% deles t?m curso superior, sendo 42% em agronomia, 9% em veterin?ria e 7% em administra??o de empresas.

?Esse ? um dado importante, pois mostra que os mais jovens est?o indo trabalhar com os pais nas fazendas?, diz Espanha, acrescentando que n?o se pode dizer que seja um processo de rejuvenescimento, mas, de acordo com a pesquisa, ? poss?vel dizer que tem mais jovens se formando e contribuindo para o sucesso do agroneg?cio.

Ele acredita que o caminho est? aberto para isso: ?Os jovens querem desafios e est?o vendo no agroneg?cio uma excelente oportunidade profissional e empresarial. Como o setor produtivo est? cada vez mais tecnol?gico, sustent?vel e eficiente, esse sinal pode, sim, se tornar uma tend?ncia?, acrescenta.

O presidente da ABMR&A afirma que, al?m desses dados, a ado??o de novas tecnologias no campo tem facilitado a sucess?o familiar.

?Este ? outro ponto central. Com mais jovens nas propriedades rurais, o processo de sucess?o fica mais simplificado. Tudo se resume aos jovens enxergarem no campo uma oportunidade de crescimento. E isso est? acontecendo?, observa.

H?BITOS DO DIA-A-DIA
Conforme, a pesquisa, que tamb?m avaliou outros h?bitos dos produtores rurais, a televis?o aberta perdeu um pequeno espa?o na prefer?ncia dos produtores rurais, mais ainda ? o ve?culo mais utilizado. Na pesquisa realizada em 2013, 95% deles usavam esse meio para atualiza??o e informa??o, percentual que caiu para 92% em 2017.

Outros meios de comunica??o utilizados pelos produtores rurais s?o o r?dio, com 75%, (7% a mais que a pesquisa anterior, a de 2013); internet, com 42% das refer?ncias (crescimento de 7,7% na mesma compara??o), jornais, com 30%; TV paga, com 28% das respostas; e revistas, com 27%. Entre 2013 e 2017, os jornais e as revistas perderam 28% e 25% na prefer?ncia dos produtores rurais, respectivamente.

J? o Whatsapp, lidera a prefer?ncia dos produtores rurais entre as m?dias digitais, com 96%, seguido pelo Facebook (67%), YouTube (24%), Messenger (20%), Instagram (8%) e Skype (5%).

TECNOLOGIA NO CAMPO
Segundo o presidente da ABMRA, a atividade rural est? cada vez mais tecnificada, o que contribui para os desafios de busca da produtividade e efici?ncia.

?Os produtores tamb?m est?o mais conscientes da import?ncia da gest?o e das t?cnicas modernas. Tudo isso se reflete no aumento de safra e produ??o de carnes ano ap?s ano, sem exigir o aumento das ?reas.?

Outros resultados da pesquisa tamb?m mostraram que tanto os agricultores quanto os produtores de animais valorizam as iniciativas voltadas para a atualiza??o t?cnica no campo. Entre as prefer?ncias dos agricultores est?o os dias de campo (54%), as feiras agropecu?rias (22%) e as palestras t?cnicas (16%).

Quanto aos produtores, as prioridades s?o os dias de campo com 36%, seguidos pelos leil?es de bovinos (19%), as feiras pecu?rias (18%) e as palestras t?cnicas (17%).

Nos neg?cios, os agricultores destacam o uso mais frequente das modernas tecnologias para o aumento da produtividade, como aduba??o (95%), pulveriza??o (82%) e controle de pragas (80%).

J? os pecuaristas, investem em aduba??o das pastagens (57%), rota??o de pastos (52%), controle de enfermidades (36%) e uso de cerca el?trica (35%). As maiores preocupa??es dos criadores s?o a sa?de (41%), a nutri??o animal (18%), a gest?o das propriedades (13%) e a m?o de obra (9%).

Fonte: Safraes

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