Demanda mundial por carnes ter? crescimento acentuado
1 de setembro de 2020
O crescimento do consumo mundial de carnes, puxado principalmente pelos pa?ses asi?ticos, abre espa?os para a inser??o mais forte dos produtos brasileiros nos grandes mercados consumidores, gerando novas oportunidades de neg?cios no pa?s.
Segundo o especialista em Finan?as Internacionais e apresentador do programa Manhattan Connection (GNT/Globaosat), Ricardo Amorim, a demanda mundial por carnes ter? um crescimento sem precedentes nos pr?ximos 10 anos, deixando em aberto a possibilidade de expans?o de alguns setores. "A grande oportunidade n?o est? em carnes bovinas, mas em frangos e su?nos", lembrou Amorim, que veio a Cuiab? para participar do 6? Encontro Internacional dos Neg?cios da Pecu?ria (Enipec) e proferir palestra sobre a "Vis?o macroecon?mica na agropecu?ria".
Ele disse que o Brasil deve aproveitar as oportunidades no mercado de carnes, lembrando que o desafio ? lidar com as dificuldades fora da porteira. "O produtor ? muito eficiente da porteira para dentro, mas na hora de comercializar a produ??o ele n?o tem o conhecimento necess?rio e o dom?nio do mercado. Ele precisa desenvolver ferramentas de gerenciamento que os coloque em uma posi??o mais privilegiada no momento de vender seu produto".
Amorim destacou o crescimento da ?sia, apontando que esse mercado ? representado pela China, ?ndia, Jap?o, Cor?ia, Indon?sia, Filipinas, Mal?sia e Taiwan - ? respons?vel hoje por 65% do consumo mundial de carnes. "Olhando para a ?sia, vemos que l? ? que est? o grande mercado consumidor mundial".
De acordo com o economista Guilherme Bellotti de Melo, analista do Banco Rabobank, a demanda de carnes e aves ser? maior, "mas o mercado de bovinos tamb?m se colocar? como grande op??o para o mercado brasileiro. Isso quer dizer que o produtor necessita ser cada vez mais eficiente para ser competitivo da porteira para dentro, com custos de produ??o mais baixos".
Segundo ele, o acesso ? extens?o tecnol?gica e mecanismos de comercializa??o s?o essenciais para que Mato Grosso ? detentor do maior rebanho bovino comercial do pa?s ? continue crescendo neste segmento.
Na sua palestra durante a Enipec, o especialista Ricardo Amorim destacou a necessidade de os produtores se "juntarem em cooperativas" como forma de enfrentar a concorr?ncia mundial. Afirmou que Mato Grosso ? um dos "beneficiados do processo por ser um grande celeiro de alimentos".
FAMATO ? O presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Estado (Famato), Rui Prado, diz que o produtor deve aproveitar as oportunidades que est?o surgindo com o crescimento da demanda mundial por alimentos. "Os pre?os internacionais da soja est?o em um bom patamar, por?m o produtor deve estar atento para a volatilidade do mercado e procurar travar os pre?os com anteced?ncia para n?o ter preju?zos", afirmou. Segundo ele, o produtor tem que fazer compra casada de insumos com a soja verde.
Prado afirmou que o desafio ? intensificar a oferta de produtos e saber aproveitar as oportunidades de consumo principalmente no mercado asi?tico.
Sobre a volatilidade dos pre?os internacionais, disse que o produtor precisa conhecer os recursos dispon?veis e estar atento ?s combina??es de pre?os para que a rentabilidade seja alcan?ada com mais efici?ncia da porteira para fora.
Na opini?o do pecuarista Zeca D?vila, ex-presidente da Famato, uma das alternativas ? baixar custos e trabalhar com mais racionalidade o manejo do rebanho, gastando apenas o essencial para a manuten??o da atividade.
Fonte: Di?rio de Cuiab?
Segundo o especialista em Finan?as Internacionais e apresentador do programa Manhattan Connection (GNT/Globaosat), Ricardo Amorim, a demanda mundial por carnes ter? um crescimento sem precedentes nos pr?ximos 10 anos, deixando em aberto a possibilidade de expans?o de alguns setores. "A grande oportunidade n?o est? em carnes bovinas, mas em frangos e su?nos", lembrou Amorim, que veio a Cuiab? para participar do 6? Encontro Internacional dos Neg?cios da Pecu?ria (Enipec) e proferir palestra sobre a "Vis?o macroecon?mica na agropecu?ria".
Ele disse que o Brasil deve aproveitar as oportunidades no mercado de carnes, lembrando que o desafio ? lidar com as dificuldades fora da porteira. "O produtor ? muito eficiente da porteira para dentro, mas na hora de comercializar a produ??o ele n?o tem o conhecimento necess?rio e o dom?nio do mercado. Ele precisa desenvolver ferramentas de gerenciamento que os coloque em uma posi??o mais privilegiada no momento de vender seu produto".
Amorim destacou o crescimento da ?sia, apontando que esse mercado ? representado pela China, ?ndia, Jap?o, Cor?ia, Indon?sia, Filipinas, Mal?sia e Taiwan - ? respons?vel hoje por 65% do consumo mundial de carnes. "Olhando para a ?sia, vemos que l? ? que est? o grande mercado consumidor mundial".
De acordo com o economista Guilherme Bellotti de Melo, analista do Banco Rabobank, a demanda de carnes e aves ser? maior, "mas o mercado de bovinos tamb?m se colocar? como grande op??o para o mercado brasileiro. Isso quer dizer que o produtor necessita ser cada vez mais eficiente para ser competitivo da porteira para dentro, com custos de produ??o mais baixos".
Segundo ele, o acesso ? extens?o tecnol?gica e mecanismos de comercializa??o s?o essenciais para que Mato Grosso ? detentor do maior rebanho bovino comercial do pa?s ? continue crescendo neste segmento.
Na sua palestra durante a Enipec, o especialista Ricardo Amorim destacou a necessidade de os produtores se "juntarem em cooperativas" como forma de enfrentar a concorr?ncia mundial. Afirmou que Mato Grosso ? um dos "beneficiados do processo por ser um grande celeiro de alimentos".
FAMATO ? O presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Estado (Famato), Rui Prado, diz que o produtor deve aproveitar as oportunidades que est?o surgindo com o crescimento da demanda mundial por alimentos. "Os pre?os internacionais da soja est?o em um bom patamar, por?m o produtor deve estar atento para a volatilidade do mercado e procurar travar os pre?os com anteced?ncia para n?o ter preju?zos", afirmou. Segundo ele, o produtor tem que fazer compra casada de insumos com a soja verde.
Prado afirmou que o desafio ? intensificar a oferta de produtos e saber aproveitar as oportunidades de consumo principalmente no mercado asi?tico.
Sobre a volatilidade dos pre?os internacionais, disse que o produtor precisa conhecer os recursos dispon?veis e estar atento ?s combina??es de pre?os para que a rentabilidade seja alcan?ada com mais efici?ncia da porteira para fora.
Na opini?o do pecuarista Zeca D?vila, ex-presidente da Famato, uma das alternativas ? baixar custos e trabalhar com mais racionalidade o manejo do rebanho, gastando apenas o essencial para a manuten??o da atividade.
Fonte: Di?rio de Cuiab?