Educa??o a dist?ncia ? meio para transformar realidade das propriedades rurais
1 de setembro de 2020
O Diretor-Geral do Servi?o Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, abriu nesta quinta-feira (23) o 2? Semin?rio de Educa??o a Dist?ncia do SENAR e afirmou que a EaD ? uma forma de mudar a realidade das propriedades rurais, transformando conhecimento t?cnico em a??es pr?ticas.
?A educa??o a dist?ncia ? uma realidade para nosso Sistema hoje, para democratizar o acesso ? educa??o e levar rentabilidade ?s propriedades rurais. O Brasil ? grande, mas a tecnologia o faz ficar pequeno. O SENAR se disp?s a isso, a mudar a realidade das propriedades rurais por meio da educa??o e da Assist?ncia T?cnica e Gerencial,? afirmou.
O semin?rio re?ne, durante dois dias, t?cnicos do Sistema CNA/SENAR e especialistas da ?rea para um di?logo sobre metodologias, tecnologias e tutoria na educa??o a dist?ncia.
?Precisamos avan?ar e organizar nossos profissionais para colocar dentro da nossa institui??o conceitos de educa??o a dist?ncia para atender as 5 milh?es de propriedades que merecem e precisam de educa??o, forma??o e renda?, afirmou Carrara.
O Secret?rio de Regula??o e Supervis?o da Educa??o Superior do Minist?rio da Educa??o, Henrique Sartori, falou sobre o novo marco regulat?rio para EaD. Segundo ele, o decreto 9057 de 25 de maio de 2017 trouxe muitos avan?os e possibilidades para que as entidades que ofertam essa modalidade possam se adaptar ao novo momento tecnol?gico e atender as necessidades dos estudantes e das propostas educacionais.
?O MEC d? suporte para as institui??es que queiram participar desse debate e queiram apresentar metodologias e t?cnicas, implementando-as sem risco para que a educa??o a dist?ncia possa chegar a todos os brasileiros. Um evento como esse ? muito importante para conversamos sobre melhoramento de t?cnicas, de metodologias e apresentar o novo momento da educa??o a dist?ncia no Brasil?.
Sartori destacou o modelo pedag?gico do SENAR e disse ser um ?entusiasta? da entidade.
?Acho muito interessante o modelo que o SENAR desenvolve, n?o apenas pelo modelo de itiner?rio informativo, mas porque com sua capilaridade pode chegar aos lugares onde n?o h? polos ou institui??es presencias e alcan?ar o objetivo principal que ? atender essas pessoas e tornar a educa??o mais inclusiva.?
No primeiro dia, o semin?rio contou com palestras sobre tecnologias interativas na redu??o de dist?ncias em ensino e aprendizagem, mesa redonda sobre a forma??o e o papel do tutor e um debate sobre as experi?ncias do SENAR e da Faculdade CNA na EaD.
Na sexta-feira (24), os participantes v?o acompanhar palestras sobre metodologia ativa: ensino h?brido e sala de aula invertida e utiliza??o da realidade aumentada na educa??o profissional.
Fonte: SafraES
?A educa??o a dist?ncia ? uma realidade para nosso Sistema hoje, para democratizar o acesso ? educa??o e levar rentabilidade ?s propriedades rurais. O Brasil ? grande, mas a tecnologia o faz ficar pequeno. O SENAR se disp?s a isso, a mudar a realidade das propriedades rurais por meio da educa??o e da Assist?ncia T?cnica e Gerencial,? afirmou.
O semin?rio re?ne, durante dois dias, t?cnicos do Sistema CNA/SENAR e especialistas da ?rea para um di?logo sobre metodologias, tecnologias e tutoria na educa??o a dist?ncia.
?Precisamos avan?ar e organizar nossos profissionais para colocar dentro da nossa institui??o conceitos de educa??o a dist?ncia para atender as 5 milh?es de propriedades que merecem e precisam de educa??o, forma??o e renda?, afirmou Carrara.
O Secret?rio de Regula??o e Supervis?o da Educa??o Superior do Minist?rio da Educa??o, Henrique Sartori, falou sobre o novo marco regulat?rio para EaD. Segundo ele, o decreto 9057 de 25 de maio de 2017 trouxe muitos avan?os e possibilidades para que as entidades que ofertam essa modalidade possam se adaptar ao novo momento tecnol?gico e atender as necessidades dos estudantes e das propostas educacionais.
?O MEC d? suporte para as institui??es que queiram participar desse debate e queiram apresentar metodologias e t?cnicas, implementando-as sem risco para que a educa??o a dist?ncia possa chegar a todos os brasileiros. Um evento como esse ? muito importante para conversamos sobre melhoramento de t?cnicas, de metodologias e apresentar o novo momento da educa??o a dist?ncia no Brasil?.
Sartori destacou o modelo pedag?gico do SENAR e disse ser um ?entusiasta? da entidade.
?Acho muito interessante o modelo que o SENAR desenvolve, n?o apenas pelo modelo de itiner?rio informativo, mas porque com sua capilaridade pode chegar aos lugares onde n?o h? polos ou institui??es presencias e alcan?ar o objetivo principal que ? atender essas pessoas e tornar a educa??o mais inclusiva.?
No primeiro dia, o semin?rio contou com palestras sobre tecnologias interativas na redu??o de dist?ncias em ensino e aprendizagem, mesa redonda sobre a forma??o e o papel do tutor e um debate sobre as experi?ncias do SENAR e da Faculdade CNA na EaD.
Na sexta-feira (24), os participantes v?o acompanhar palestras sobre metodologia ativa: ensino h?brido e sala de aula invertida e utiliza??o da realidade aumentada na educa??o profissional.
Fonte: SafraES