Educa??o rural ? prec?ria e preocupa
1 de setembro de 2020
Uma pesquisa encomendada pela Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil ? CNA ao Ibope revelou dados alarmantes sobre a educa??o rural brasileira. Cerca de 70% das escolas rurais n?o t?m biblioteca, 92% delas n?o possuem internet e somente 32% t?m banheiros adequados.
Em 76% das escolas, o mime?grafo est? presente e ? um importante instrumento de apoio ao ensino. Al?m disso, 66% das escolas n?o t?m computador; 74% n?o disp?em de m?quina fotocopiadora, 56% n?o possui televis?o, videocassete ou aparelho de DVD.
O cen?rio de descuido vai al?m das condi??es f?sicas. O emprego nas escolas do campo garante, para 66% dos professores, no m?ximo, dois sal?rios m?nimos mensais. Em 50% das escolas n?o h? diretor presente e em 48% dos casos, n?o h? coordenador, supervisor ou orientador pedag?gico.
Prova Brasil
Durante a pesquisa, foi aplicada a Prova Brasil em 50 Escolas dos estados de Minas Gerais, Paran?, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Par? e Pernambuco.
As notas das escolas rurais ficaram 10 pontos abaixo da m?dia nacional em L?ngua Portuguesa e 34 pontos em Matem?tica. O que significa que alunos de escolas rurais do pa?s apresentam desempenho em matem?tica 18% inferior ? m?dia nacional. J? o de portugu?s ? 6% abaixo da m?dia brasileira.
?Temos um cen?rio de pobreza e esquecimento que consolida uma forte in?rcia, sem perspectiva de futuro ou de desenvolvimento para quem estuda no campo. Realidade que n?o est? longe de n?s. N?o ? dif?cil encontrar no Esp?rito Santo cen?rios como os indicados pela pesquisa, que ? nacional?, comenta o presidente da Faes, J?lio Rocha.
Situa??o capixaba
O Esp?rito Santo n?o entrou na pesquisa realizada pelo Ibope, mas a situa??o capixaba assemelha-se muito ? realidade nacional. Escolas com infraestrutura inadequada, professores com baixa remunera??o e alunos com rendimento inferior ao esperado s?o ocorr?ncias constantes no Estado.
Em Mimoso do Sul, por exemplo, a quest?o do transporte ? o que mais preocupa o presidente do sindicato rural, Luiz Carlos da Silva. Os estudantes s?o transportados do campo para a cidade todos os dias em ve?culos prec?rios. H? tamb?m poucos investimentos em qualifica??o dos profissionais do ensino. ?Essa situa??o implica em despesas para as fam?lias. O professor ? quem deveria sair da cidade e vir para a ro?a ensinar?.
No munic?pio de Pinheiros a situa??o ? bastante parecida. H? cerca de 10 anos, 20 escolas rurais foram desativadas e, desde ent?o, todos os estudantes precisam se deslocar para a cidade diariamente.
?A infraestrutura de nossas escolas n?o ? ruim. Temos uma escola no interior e outras boas na sede de Pinheiros. Mas ainda assim o interior perde muito. Quem estuda na cidade n?o volta para trabalhar no campo?, conta o presidente do Sindicato Rural de Pinheiros, Wilson T?tola.
A situa??o se agrava pela ?tradi??o? da baixa escolaridade no campo. Quase 70% dos pais brasileiros n?o completaram a 8? s?rie. Somado a isso, a falta de uma educa??o de qualidade reduz as esperan?as e perspectivas de mobilidade social no setor rural.
Investimentos
Frente ? realidade preocupante das escolas rurais brasileiras, a CNA e o Senar est?o lan?ando dois projetos, o Escola Viva e o Senar Rondon, que primeiramente v?o atingir os estados da pesquisa e posteriormente ser?o disseminados para todo o Brasil.
O programa Escola Viva conter? uma ampla proposta de a??es com o objetivo de sanar as defici?ncias do ensino rural, incluir os estudantes do meio rural nas discuss?es do mundo contempor?neo e estimular o crescimento pessoal e a mobilidade social.
Acompanhamento do rendimento escolar por professores, realiza??o de cursos livres e profissionalizantes, forma??o continuada de professores e transforma??o da unidade escolar s?o propostas do programa Escola Viva.
J? o projeto Senar Rondon, prev? a realiza??o de trabalhos em escolas p?blicas rurais com o objetivo de melhorar as condi??es de desempenho dos alunos, promovendo o acesso ao conhecimento e a intera??o, com envolvimento dos pais e da comunidade.
Dados do abandono
- 58% das escolas convivem com esgoto inexistente ou inadequado
- 92% das escolas n?o t?m internet
- 82% das escolas n?o t?m telefone
- 74% das escolas n?o t?m m?quina fotocopiadora
- 70% das escolas n?o t?m biblioteca
- 66% das escolas n?o t?m computador
- 49% dos alunos j? reprovaram de ano
- 30% das crian?as trabalham, a maioria ajudando os pais na ro?a
Fonte: I?! Comunica??o
Em 76% das escolas, o mime?grafo est? presente e ? um importante instrumento de apoio ao ensino. Al?m disso, 66% das escolas n?o t?m computador; 74% n?o disp?em de m?quina fotocopiadora, 56% n?o possui televis?o, videocassete ou aparelho de DVD.
O cen?rio de descuido vai al?m das condi??es f?sicas. O emprego nas escolas do campo garante, para 66% dos professores, no m?ximo, dois sal?rios m?nimos mensais. Em 50% das escolas n?o h? diretor presente e em 48% dos casos, n?o h? coordenador, supervisor ou orientador pedag?gico.
Prova Brasil
Durante a pesquisa, foi aplicada a Prova Brasil em 50 Escolas dos estados de Minas Gerais, Paran?, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Par? e Pernambuco.
As notas das escolas rurais ficaram 10 pontos abaixo da m?dia nacional em L?ngua Portuguesa e 34 pontos em Matem?tica. O que significa que alunos de escolas rurais do pa?s apresentam desempenho em matem?tica 18% inferior ? m?dia nacional. J? o de portugu?s ? 6% abaixo da m?dia brasileira.
?Temos um cen?rio de pobreza e esquecimento que consolida uma forte in?rcia, sem perspectiva de futuro ou de desenvolvimento para quem estuda no campo. Realidade que n?o est? longe de n?s. N?o ? dif?cil encontrar no Esp?rito Santo cen?rios como os indicados pela pesquisa, que ? nacional?, comenta o presidente da Faes, J?lio Rocha.
Situa??o capixaba
O Esp?rito Santo n?o entrou na pesquisa realizada pelo Ibope, mas a situa??o capixaba assemelha-se muito ? realidade nacional. Escolas com infraestrutura inadequada, professores com baixa remunera??o e alunos com rendimento inferior ao esperado s?o ocorr?ncias constantes no Estado.
Em Mimoso do Sul, por exemplo, a quest?o do transporte ? o que mais preocupa o presidente do sindicato rural, Luiz Carlos da Silva. Os estudantes s?o transportados do campo para a cidade todos os dias em ve?culos prec?rios. H? tamb?m poucos investimentos em qualifica??o dos profissionais do ensino. ?Essa situa??o implica em despesas para as fam?lias. O professor ? quem deveria sair da cidade e vir para a ro?a ensinar?.
No munic?pio de Pinheiros a situa??o ? bastante parecida. H? cerca de 10 anos, 20 escolas rurais foram desativadas e, desde ent?o, todos os estudantes precisam se deslocar para a cidade diariamente.
?A infraestrutura de nossas escolas n?o ? ruim. Temos uma escola no interior e outras boas na sede de Pinheiros. Mas ainda assim o interior perde muito. Quem estuda na cidade n?o volta para trabalhar no campo?, conta o presidente do Sindicato Rural de Pinheiros, Wilson T?tola.
A situa??o se agrava pela ?tradi??o? da baixa escolaridade no campo. Quase 70% dos pais brasileiros n?o completaram a 8? s?rie. Somado a isso, a falta de uma educa??o de qualidade reduz as esperan?as e perspectivas de mobilidade social no setor rural.
Investimentos
Frente ? realidade preocupante das escolas rurais brasileiras, a CNA e o Senar est?o lan?ando dois projetos, o Escola Viva e o Senar Rondon, que primeiramente v?o atingir os estados da pesquisa e posteriormente ser?o disseminados para todo o Brasil.
O programa Escola Viva conter? uma ampla proposta de a??es com o objetivo de sanar as defici?ncias do ensino rural, incluir os estudantes do meio rural nas discuss?es do mundo contempor?neo e estimular o crescimento pessoal e a mobilidade social.
Acompanhamento do rendimento escolar por professores, realiza??o de cursos livres e profissionalizantes, forma??o continuada de professores e transforma??o da unidade escolar s?o propostas do programa Escola Viva.
J? o projeto Senar Rondon, prev? a realiza??o de trabalhos em escolas p?blicas rurais com o objetivo de melhorar as condi??es de desempenho dos alunos, promovendo o acesso ao conhecimento e a intera??o, com envolvimento dos pais e da comunidade.
Dados do abandono
- 58% das escolas convivem com esgoto inexistente ou inadequado
- 92% das escolas n?o t?m internet
- 82% das escolas n?o t?m telefone
- 74% das escolas n?o t?m m?quina fotocopiadora
- 70% das escolas n?o t?m biblioteca
- 66% das escolas n?o t?m computador
- 49% dos alunos j? reprovaram de ano
- 30% das crian?as trabalham, a maioria ajudando os pais na ro?a
Fonte: I?! Comunica??o