Empresas brasileiras vendem cerca de 30 mil sacas para mercado sul coreano
1 de setembro de 2020
Doze empresas brasileiras especializadas na comercializa??o de caf?s especiais participaram da Caf? Show, feira internacional realizada em Seul, capital da Coreia do Sul. Durante o evento, a Bourbon Specialty Coffees, Carmocoffees, SMC, AC Caf?, Proud, Cerrado Coffees, Cocarive, Labareda do Caitutu, Monte Alegre, OCoffee, Unique e Samambaia estiveram em contato com 200 compradores e degustadores de quase 100 empresas locais.
Segundo a Ag?ncia Brasileira de Promo??o de Exporta??es e Investimentos (Apex-Brasil) ? uma das organizadoras da viagem -, o encontro gerou resultados positivos para os brasileiros. A expectativa de neg?cios ? de US$ 10 milh?es entre contratos imediatos e para os pr?ximos 12 meses. Foram vendidas aproximadamente 30 mil sacas, o que representa metade do que o Brasil exporta anualmente para a Coreia do Sul.
As empresas estiveram em contato com compradores e formadores de opini?o durante 18 sess?es de cupping (degusta??o profissional de caf?s), reuni?es de neg?cios e um semin?rio sobre a produ??o brasileira. ?O Brasil ? capaz de produzir caf?s com uma diversidade de sabores, qualidade e confiabilidade suficientes para atender mercados exigentes como o da Coreia do Sul?, disse o presidente da BSCA, Javier Faus. ?Somos o primeiro no mundo em produ??o, exporta??o, certifica??es e especialidade de caf?s?, completou, durante o semin?rio para compradores e degustadores de 50 empresas locais que testaram os 15 lotes diferentes de caf?s brasileiros dispon?veis para negocia??o durante a Feira.
A Carmo Coffees ? uma das empresas que negocia h? mais tempo com a Coreia do Sul e descobriu as oportunidades do pa?s durante o ranqueamento de mercados alvo para exporta??es, realizado pela Apex-Brasil junto ?s empresas do setor de caf?s especiais h? cinco anos. A empresa come?ou vendendo um container de 320 sacas de 60 kg caf? para o pa?s, e hoje envia 30 containers por ano.
?Temos um ?nico cliente na Coreia do Sul, mas j? somos um dos principais fornecedores de caf?s especiais para o mercado?, informa Luis Paulo Dias, cujos caf?s atingem pre?os muito acima da m?dia ? enquanto no Brasil o pre?o da saca ? de US$ 200, no mercado sul coreano pode chegar a at? US$ 470.
Maria Dirceia Mendes, da SMC, apresentou dois lotes de caf?s especiais, in?ditos no mercado sul coreano, durante a sess?o de cupping organizada para compradores e degustadores logo ap?s o semin?rio sobre os caf?s especiais do Brasil. ?Vendemos os dois lotes ainda durante o cupping, para novos clientes?, relata.
Os dois lotes totalizaram 48 sacas de 60 kg de caf?s e tamb?m alcan?aram o pre?o acima da m?dia, de US$ 397 por saca. Dirceia tem clientes sul coreanos desde 2009 e vende cerca de 10 mil sacas por ano ao pa?s, 15% do volume exportado pela empresa. ?Aqui os contratos duram v?rios anos, mas ? importante vir e participar dos eventos, tanto para estreitar o relacionamento com nossos clientes, como para prospectar novos, pois o mercado de caf?s ? muito din?mico na Coreia e a todo momento surgem novas empresas?, diz.
?A import?ncia desse evento para o setor est? comprovada pela negocia??o de quase metade da importa??o brasileira em apenas quatro dias?, comentou o gerente executivo de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, Christiano Braga. Para ele, o Seoul Caf? Show ? uma plataforma relevante para a inser??o do caf? brasileiro em um mercado sofisticado e exigente ? ?as oportunidades s?o enormes em um pa?s onde h? uma verdadeira paix?o pelo caf? e n?o apenas um mero consumo?, completou.
A viagem foi poss?vel gra?as a conv?nio firmado entre Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa) e a Associa??o Brasileira de Caf?s Especiais (Brazil Specialty Coffee Association - BSCA, na sigla em ingl?s), com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcaf?), para a promo??o dos caf?s do Brasil, por meio de estande, na feira The 13th Seoul Int?l Cafe Show 2014, em Seul, na Cor?ia do Sul.
Mercado
A Coreia do Sul ? um destino estrat?gico para os caf?s especiais brasileiros, que marcam presen?a no Seoul Caf? Show desde 2010, de olho no potencial de consumo do mercado e na excelente receptividade dos consumidores sul coreanos aos caf?s do Brasil. O h?bito de tomar caf? ? recente no pa?s asi?tico e vem crescendo gra?as ? forte expans?o de lojas especializadas e cafeterias na ?ltima d?cada.
Entre 2010 e 2012, o Brasil foi o principal fornecedor de caf?s para a Coreia do Sul. Em 2013, foi superado pelo Vietn?, e passou para o segundo lugar. Nesse ano, as exporta??es brasileiras de caf? para a Coreia do Sul totalizaram US$ 55,6 milh?es. E entre janeiro e setembro de 2014 j? foram vendidos US$ 42,7 milh?es.
O Brasil ? o principal fornecedor mundial de caf?, tendo exportado US$ 4,5 bilh?es em 2013. No segmento de caf?s especiais, o pa?s j? ? reconhecido no mercado internacional pela excepcional qualidade dos gr?os produzidos gra?as ? imensa diversidade de regi?es, climas e solos. O Brasil cultiva, com alta tecnologia e qualidade certificada, uma grande variedade de gr?os, oferecendo aromas e sabores especiais.
Fonte: Caf? Point
Segundo a Ag?ncia Brasileira de Promo??o de Exporta??es e Investimentos (Apex-Brasil) ? uma das organizadoras da viagem -, o encontro gerou resultados positivos para os brasileiros. A expectativa de neg?cios ? de US$ 10 milh?es entre contratos imediatos e para os pr?ximos 12 meses. Foram vendidas aproximadamente 30 mil sacas, o que representa metade do que o Brasil exporta anualmente para a Coreia do Sul.
As empresas estiveram em contato com compradores e formadores de opini?o durante 18 sess?es de cupping (degusta??o profissional de caf?s), reuni?es de neg?cios e um semin?rio sobre a produ??o brasileira. ?O Brasil ? capaz de produzir caf?s com uma diversidade de sabores, qualidade e confiabilidade suficientes para atender mercados exigentes como o da Coreia do Sul?, disse o presidente da BSCA, Javier Faus. ?Somos o primeiro no mundo em produ??o, exporta??o, certifica??es e especialidade de caf?s?, completou, durante o semin?rio para compradores e degustadores de 50 empresas locais que testaram os 15 lotes diferentes de caf?s brasileiros dispon?veis para negocia??o durante a Feira.
A Carmo Coffees ? uma das empresas que negocia h? mais tempo com a Coreia do Sul e descobriu as oportunidades do pa?s durante o ranqueamento de mercados alvo para exporta??es, realizado pela Apex-Brasil junto ?s empresas do setor de caf?s especiais h? cinco anos. A empresa come?ou vendendo um container de 320 sacas de 60 kg caf? para o pa?s, e hoje envia 30 containers por ano.
?Temos um ?nico cliente na Coreia do Sul, mas j? somos um dos principais fornecedores de caf?s especiais para o mercado?, informa Luis Paulo Dias, cujos caf?s atingem pre?os muito acima da m?dia ? enquanto no Brasil o pre?o da saca ? de US$ 200, no mercado sul coreano pode chegar a at? US$ 470.
Maria Dirceia Mendes, da SMC, apresentou dois lotes de caf?s especiais, in?ditos no mercado sul coreano, durante a sess?o de cupping organizada para compradores e degustadores logo ap?s o semin?rio sobre os caf?s especiais do Brasil. ?Vendemos os dois lotes ainda durante o cupping, para novos clientes?, relata.
Os dois lotes totalizaram 48 sacas de 60 kg de caf?s e tamb?m alcan?aram o pre?o acima da m?dia, de US$ 397 por saca. Dirceia tem clientes sul coreanos desde 2009 e vende cerca de 10 mil sacas por ano ao pa?s, 15% do volume exportado pela empresa. ?Aqui os contratos duram v?rios anos, mas ? importante vir e participar dos eventos, tanto para estreitar o relacionamento com nossos clientes, como para prospectar novos, pois o mercado de caf?s ? muito din?mico na Coreia e a todo momento surgem novas empresas?, diz.
?A import?ncia desse evento para o setor est? comprovada pela negocia??o de quase metade da importa??o brasileira em apenas quatro dias?, comentou o gerente executivo de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, Christiano Braga. Para ele, o Seoul Caf? Show ? uma plataforma relevante para a inser??o do caf? brasileiro em um mercado sofisticado e exigente ? ?as oportunidades s?o enormes em um pa?s onde h? uma verdadeira paix?o pelo caf? e n?o apenas um mero consumo?, completou.
A viagem foi poss?vel gra?as a conv?nio firmado entre Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa) e a Associa??o Brasileira de Caf?s Especiais (Brazil Specialty Coffee Association - BSCA, na sigla em ingl?s), com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcaf?), para a promo??o dos caf?s do Brasil, por meio de estande, na feira The 13th Seoul Int?l Cafe Show 2014, em Seul, na Cor?ia do Sul.
Mercado
A Coreia do Sul ? um destino estrat?gico para os caf?s especiais brasileiros, que marcam presen?a no Seoul Caf? Show desde 2010, de olho no potencial de consumo do mercado e na excelente receptividade dos consumidores sul coreanos aos caf?s do Brasil. O h?bito de tomar caf? ? recente no pa?s asi?tico e vem crescendo gra?as ? forte expans?o de lojas especializadas e cafeterias na ?ltima d?cada.
Entre 2010 e 2012, o Brasil foi o principal fornecedor de caf?s para a Coreia do Sul. Em 2013, foi superado pelo Vietn?, e passou para o segundo lugar. Nesse ano, as exporta??es brasileiras de caf? para a Coreia do Sul totalizaram US$ 55,6 milh?es. E entre janeiro e setembro de 2014 j? foram vendidos US$ 42,7 milh?es.
O Brasil ? o principal fornecedor mundial de caf?, tendo exportado US$ 4,5 bilh?es em 2013. No segmento de caf?s especiais, o pa?s j? ? reconhecido no mercado internacional pela excepcional qualidade dos gr?os produzidos gra?as ? imensa diversidade de regi?es, climas e solos. O Brasil cultiva, com alta tecnologia e qualidade certificada, uma grande variedade de gr?os, oferecendo aromas e sabores especiais.
Fonte: Caf? Point