Empresas do agro contam com servi?o de intelig?ncia
1 de setembro de 2020
Empresas que atuam no agroneg?cio precisam estar atualizadas em rela??o ? constante evolu??o do mundo tecnol?gico para que fiquem cada vez mais integradas ao setor, otimizando trabalho e resultados.
Insights e solu??es digitais podem colaborar para a maximiza??o do desempenho corporativo. No entanto, uma das chaves para esse ?xito ? a vis?o de territ?rio. ?Um pa?s com dimens?es continentais necessita de aten??o e seriedade quando o assunto ? informa??o sobre o campo?, afirma o empres?rio S?rgio Rocha.
Considerando esse aspecto, Rocha criou um servi?o in?dito de intelig?ncia para empresas do setor. ?O volume de informa??es sobre territ?rios, propriet?rios e investimentos sempre foram robustos e sem organiza??o necess?ria?, admite. A proposta, segundo o empres?rio, ? gerenciar estas informa??es, com atualiza??o em tempo real, an?lise de dados ao longo dos anos e predi??es futuras.
AN?LISE DE TERRIT?RIO
Nesse ?mbito ganham destaque dados sobre clima, pluviometria, variedades entre culturas agr?colas, informa??es sobre pecu?ria e, principalmente, a an?lise total do territ?rio, com informa??es coordenadas. Entrega de insights, melhoria nos processos, mudan?a de mindset (?modelo de vis?o?), administra??o de dados existentes e gera??o de novos constituem a base de atua??o do sistema.
?Unimos a ?rea de agroneg?cios ?s novidades do mercado, com a utiliza??o de Big Data, Blockchain, IoT, IA entre outros assuntos, que fazem parte do novo modo de ver o mundo?, explica o fundador e chairman da AgroTools. Ele afirma que a ferramenta, criada para atender o agroneg?cio em pa?ses tropicais, ?? baseada em tr?s pilares: tecnologia propriet?ria, ampla plataforma de dados e profundo entendimento do agro?.
As informa??es relacionadas ?s fazendas, como delimita??o e confrontantes, s?o obtidas por meio da metodologia de Identidade Geogr?fica (GeoID), que possibilita a melhoria cont?nua da intelig?ncia territorial por meio do cruzamento de dados.
Essa metodologia, segundo Rocha, gera a maior cole??o de registros sobre o territ?rio nacional, que ? atualizada de maneira constante. At? o momento s?o 200 milh?es de hectares mapeados. ?Somente na pecu?ria passam pelo sistema informa??es sobre o abate de mais de dez milh?es de bovinos ao ano?, diz o empres?rio.
TECNOLOGIAS
Tudo isso ? poss?vel gra?as ao uso de tecnologias geoespaciais avan?adas, que permitem, pelo uso de sat?lites, a visita a territ?rios em curto espa?o de tempo, ou seja, ? dist?ncia e, em algumas vezes, em tempo real. Para Rocha, esses recursos possibilitam ?maior rigor, seguran?a e efetividade em toda a cadeia produtiva, e por consequ?ncia favorecem o consumidor final, que hoje ? um especialista em alimentos, devido ao vasto acesso a informa??es nutricionais e operacionais?.
No sistema, cada cliente recebe sua pr?pria solu??o digital customizada de acordo com suas pr?prias necessidades. O p?blico-alvo ? variado e inclui desde institui??es financeiras a tradings, escrit?rios de advocacia e corpora??es internacionais. A miss?o ? conectar os diferentes atores do agroneg?cio por meio da intelig?ncia territorial.
Rocha tamb?m chama a aten??o para a import?ncia da transpar?ncia e da efici?ncia de processos em servi?os do g?nero. ?Seja para a aquisi??o de mat?ria prima, concess?o de cr?dito, seguro rural ou at? intelig?ncia em novas oportunidades, tanto de compra quanto de venda, os clientes precisam entender a din?mica territorial do seu neg?cio?, enfatiza o empres?rio.
Fonte: SafraES
Insights e solu??es digitais podem colaborar para a maximiza??o do desempenho corporativo. No entanto, uma das chaves para esse ?xito ? a vis?o de territ?rio. ?Um pa?s com dimens?es continentais necessita de aten??o e seriedade quando o assunto ? informa??o sobre o campo?, afirma o empres?rio S?rgio Rocha.
Considerando esse aspecto, Rocha criou um servi?o in?dito de intelig?ncia para empresas do setor. ?O volume de informa??es sobre territ?rios, propriet?rios e investimentos sempre foram robustos e sem organiza??o necess?ria?, admite. A proposta, segundo o empres?rio, ? gerenciar estas informa??es, com atualiza??o em tempo real, an?lise de dados ao longo dos anos e predi??es futuras.
AN?LISE DE TERRIT?RIO
Nesse ?mbito ganham destaque dados sobre clima, pluviometria, variedades entre culturas agr?colas, informa??es sobre pecu?ria e, principalmente, a an?lise total do territ?rio, com informa??es coordenadas. Entrega de insights, melhoria nos processos, mudan?a de mindset (?modelo de vis?o?), administra??o de dados existentes e gera??o de novos constituem a base de atua??o do sistema.
?Unimos a ?rea de agroneg?cios ?s novidades do mercado, com a utiliza??o de Big Data, Blockchain, IoT, IA entre outros assuntos, que fazem parte do novo modo de ver o mundo?, explica o fundador e chairman da AgroTools. Ele afirma que a ferramenta, criada para atender o agroneg?cio em pa?ses tropicais, ?? baseada em tr?s pilares: tecnologia propriet?ria, ampla plataforma de dados e profundo entendimento do agro?.
As informa??es relacionadas ?s fazendas, como delimita??o e confrontantes, s?o obtidas por meio da metodologia de Identidade Geogr?fica (GeoID), que possibilita a melhoria cont?nua da intelig?ncia territorial por meio do cruzamento de dados.
Essa metodologia, segundo Rocha, gera a maior cole??o de registros sobre o territ?rio nacional, que ? atualizada de maneira constante. At? o momento s?o 200 milh?es de hectares mapeados. ?Somente na pecu?ria passam pelo sistema informa??es sobre o abate de mais de dez milh?es de bovinos ao ano?, diz o empres?rio.
TECNOLOGIAS
Tudo isso ? poss?vel gra?as ao uso de tecnologias geoespaciais avan?adas, que permitem, pelo uso de sat?lites, a visita a territ?rios em curto espa?o de tempo, ou seja, ? dist?ncia e, em algumas vezes, em tempo real. Para Rocha, esses recursos possibilitam ?maior rigor, seguran?a e efetividade em toda a cadeia produtiva, e por consequ?ncia favorecem o consumidor final, que hoje ? um especialista em alimentos, devido ao vasto acesso a informa??es nutricionais e operacionais?.
No sistema, cada cliente recebe sua pr?pria solu??o digital customizada de acordo com suas pr?prias necessidades. O p?blico-alvo ? variado e inclui desde institui??es financeiras a tradings, escrit?rios de advocacia e corpora??es internacionais. A miss?o ? conectar os diferentes atores do agroneg?cio por meio da intelig?ncia territorial.
Rocha tamb?m chama a aten??o para a import?ncia da transpar?ncia e da efici?ncia de processos em servi?os do g?nero. ?Seja para a aquisi??o de mat?ria prima, concess?o de cr?dito, seguro rural ou at? intelig?ncia em novas oportunidades, tanto de compra quanto de venda, os clientes precisam entender a din?mica territorial do seu neg?cio?, enfatiza o empres?rio.
Fonte: SafraES