Escola para crian?as do campo em Colatina
1 de setembro de 2020
A Escola Estadual Comunit?ria Rural Colatina, localizada no distrito de Reta Grande, em Colatina, ir? ofertar Ensino M?dio Integrado com Habilita??o em Agropecu?ria, Eixo Tecnol?gico - Recursos Naturais. A escola ir? atender os filhos dos agricultores das associa??es comunit?rias de Reta Grande, de S?o Jo?o Pequeno e de comunidades vizinhas.
Com o ensino organizado a partir da Pedagogia de Altern?ncia, a escola ir? oportunizar educa??o no campo. Segundo a subgerente de projetos especiais da Secret?ria Estadual de Educa??o (Sedu), Simone Chagas Siqueira, a organiza??o desta escola ? uma solicita??o leg?tima das comunidades envolvidas. ?A Sedu identifica a Pedagogia de Altern?ncia como um dos elementos fundamentais para a legitima??o das pol?ticas de educa??o do campo no Estado?, afirmou.
No Esp?rito Santo j? existe um conjunto de escolas municipais e estaduais que se organizam a partir desta pedagogia, na oferta do ensino fundamental. No ?mbito estadual, h? escolas em ?reas de assentamento que oferecem os anos finais do ensino fundamental, como a Escola Fazenda Em?lio Schroeder, em Alto Santa Maria, no munic?pio de Santa Maria de Jetib?. O Estado destaca ainda a oferta da Rede por meio do Movimento de Educa??o Promocional do Esp?rito Santo (Mepes), rede privada de caracter?stica filantr?pica que tem as Escolas Fam?lia Agr?cola (EFAs).
A Pedagogia de Altern?ncia ? tida como uma das pedagogias do trabalho, porque funciona com a preocupa??o da rela??o entre a vida pr?tica e a escola, como meio de articula??o e unidade pol?tico-pedag?gica para constituir um campo de pr?ticas pedag?gicas comprometidas com a forma??o global de crian?as, adolescentes, jovens e familiares do meio rural.
Atualmente, as experi?ncias da Pedagogia de Altern?ncia est?o articuladas em torno da Uni?o Nacional das Escolas Fam?lia Agr?cola do Brasil (Unefab) e das Associa??es das Casas Familiares Rurais (Arcafar).
Fonte: Campo Vivo
Com o ensino organizado a partir da Pedagogia de Altern?ncia, a escola ir? oportunizar educa??o no campo. Segundo a subgerente de projetos especiais da Secret?ria Estadual de Educa??o (Sedu), Simone Chagas Siqueira, a organiza??o desta escola ? uma solicita??o leg?tima das comunidades envolvidas. ?A Sedu identifica a Pedagogia de Altern?ncia como um dos elementos fundamentais para a legitima??o das pol?ticas de educa??o do campo no Estado?, afirmou.
No Esp?rito Santo j? existe um conjunto de escolas municipais e estaduais que se organizam a partir desta pedagogia, na oferta do ensino fundamental. No ?mbito estadual, h? escolas em ?reas de assentamento que oferecem os anos finais do ensino fundamental, como a Escola Fazenda Em?lio Schroeder, em Alto Santa Maria, no munic?pio de Santa Maria de Jetib?. O Estado destaca ainda a oferta da Rede por meio do Movimento de Educa??o Promocional do Esp?rito Santo (Mepes), rede privada de caracter?stica filantr?pica que tem as Escolas Fam?lia Agr?cola (EFAs).
A Pedagogia de Altern?ncia ? tida como uma das pedagogias do trabalho, porque funciona com a preocupa??o da rela??o entre a vida pr?tica e a escola, como meio de articula??o e unidade pol?tico-pedag?gica para constituir um campo de pr?ticas pedag?gicas comprometidas com a forma??o global de crian?as, adolescentes, jovens e familiares do meio rural.
Atualmente, as experi?ncias da Pedagogia de Altern?ncia est?o articuladas em torno da Uni?o Nacional das Escolas Fam?lia Agr?cola do Brasil (Unefab) e das Associa??es das Casas Familiares Rurais (Arcafar).
Fonte: Campo Vivo