Estradas ruins s?o gargalo, diz pesquisa
1 de setembro de 2020
Enquanto o Minist?rio dos Transportes passa por uma crise, com den?ncias de corrup??o, su??perfaturamento de obras e demiss?o de ministro e diretores do De??partamento Nacional de In??fraes?trutura e Transporte (Dnit), a situa??o das estradas brasileiras continua ca?tica, em um retrato do atraso no setor. Esburacadas, sem acostamento e, em sua maioria, sem asfalto, s?o um dos gargalos para que o pa?s cres?a em condi??es de competir com seus concorrentes entre os pa?ses emergentes.
Em 2010, do 1,5 milh?o de qui?l??metros de estradas brasileiras, apenas 212 mil quil?metros, ou 13%, eram pavimentados, de acordo com o Dnit. Os outros 87% n?o t?m pavimenta??o alguma.
Uma pesquisa feita ano passado pelo instituto de log?stica Ilos, com cerca de 15 mil profissionais de log?stica das maiores empresas do Brasil, revelou que 92% deles apontaram a m? conserva??o das estradas como o principal problema de infraestrutura do pa?s. A malha rodovi?ria insuficiente foi citada por 68% dos entrevistados. A duplica??o da BR-101, assim como as dragagens portu?rias, s?o os projetos da primeira etapa do Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC).
Segundo o Ilos, para que as estradas atuais sejam avaliadas como boas ou ?timas, ? preciso investir R$ 64,7 bilh?es em recupera??o e R$ 747 bilh?es em pavimenta??o das estradas j? existentes. A soma, que chega a R$ 811 bilh?es, ? 19 vezes maior que os R$ 43,5 bilh?es previstos no PAC 1, de acordo com o instituto.
O estudo do Ilos mostra que, em rela??o ? quantidade de quil?metros pavimentados em estradas, o Brasil est? muito atr?s da maioria dos outros pa?ses que comp?em o bloco de emergentes Brics (Brasil, R?ssia, ?ndia, China e ?frica do Sul). A ?ndia, por exemplo, cuja ex?tens?o territorial representa 35% da brasileira, tem 1,5 milh?o de quil?metros de rodovias pavimentados.
?No Brasil, a primeira estrada pavimentada foi a rodovia Presi?dente Dutra, em 1950. Os outros pa?ses come?aram a investir antes, no s?culo 19. A outra raz?o ? que, at? 1974, o governo investia de forma crescente em rodovias. Em 1974, os investimentos chegaram a 1,8% do PIB. Ano passado, o investimento foi de apenas 0,8% do PIB?, explica o presidente do Instituto Ilos e professor da Coppead-UFRJ, Paulo Fleury.
A qualidade das rodovias brasileiras tamb?m deixa muito a desejar. Apesar de a ?ltima pesquisa da Confedera??o Nacional dos Transportes (CNT) ? feita em 90 mil quil?metros de rodovias no ano passado ? apontar que aumentou o ?ndice de rodovias com estado geral considerado ?timo ou bom, na compara??o com 2009, o porcentual de vias ruins ou p?ssimas chega a 25%.
Segundo a CNT, na Regi?o Norte do Brasil, 55% das estradas s?o consideradas ruins ou p?ssimas.?? muito buraco, estradas sem acostamento. A situa??o est? de ruim a pior. Na BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, tem crateras?, assinala o presidente da Federa??o dos Trabalhadores em Transportes Rodovi?rios da Regi?o Norte, Manoel Farias Rodrigues.
O Minist?rio dos Transportes alega que o investimento no sistema rodovi?rio tem aumentado anualmente e que, em 2010, investiu R$ 11 bilh?es no setor. At? junho, foram aplicados R$ 4,4 bilh?es, e a previs?o ? de que mais R$ 13 bilh?es sejam gastos.
Segundo o Dnit, cerca de 4,1 mil quil?metros de rodovias federais est?o sendo pavimentadas e 915 quil?metros passam por duplica??o. Al?m disso, 27 mil quil?metros est?o sendo recuperadas e 32 mil quil?metros ser?o recuperados at? 2012.
O vice-presidente da Associa??o Brasileira da Infraestrutura e Ind?strias de Base (Abdib), Ralph Lima Terra, diz que o governo tem investido mais, mas que as melhorias ocorrem em ritmo inferior ao necess?rio. ?Precisamos acelerar o processo de concess?o das rodovias brasileiras e intensificar a aplica??o de recursos nas estradas que existem e que n?o s?o administradas por concession?rias?, diz.
Fonte: Canal do Produtor
Em 2010, do 1,5 milh?o de qui?l??metros de estradas brasileiras, apenas 212 mil quil?metros, ou 13%, eram pavimentados, de acordo com o Dnit. Os outros 87% n?o t?m pavimenta??o alguma.
Uma pesquisa feita ano passado pelo instituto de log?stica Ilos, com cerca de 15 mil profissionais de log?stica das maiores empresas do Brasil, revelou que 92% deles apontaram a m? conserva??o das estradas como o principal problema de infraestrutura do pa?s. A malha rodovi?ria insuficiente foi citada por 68% dos entrevistados. A duplica??o da BR-101, assim como as dragagens portu?rias, s?o os projetos da primeira etapa do Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC).
Segundo o Ilos, para que as estradas atuais sejam avaliadas como boas ou ?timas, ? preciso investir R$ 64,7 bilh?es em recupera??o e R$ 747 bilh?es em pavimenta??o das estradas j? existentes. A soma, que chega a R$ 811 bilh?es, ? 19 vezes maior que os R$ 43,5 bilh?es previstos no PAC 1, de acordo com o instituto.
O estudo do Ilos mostra que, em rela??o ? quantidade de quil?metros pavimentados em estradas, o Brasil est? muito atr?s da maioria dos outros pa?ses que comp?em o bloco de emergentes Brics (Brasil, R?ssia, ?ndia, China e ?frica do Sul). A ?ndia, por exemplo, cuja ex?tens?o territorial representa 35% da brasileira, tem 1,5 milh?o de quil?metros de rodovias pavimentados.
?No Brasil, a primeira estrada pavimentada foi a rodovia Presi?dente Dutra, em 1950. Os outros pa?ses come?aram a investir antes, no s?culo 19. A outra raz?o ? que, at? 1974, o governo investia de forma crescente em rodovias. Em 1974, os investimentos chegaram a 1,8% do PIB. Ano passado, o investimento foi de apenas 0,8% do PIB?, explica o presidente do Instituto Ilos e professor da Coppead-UFRJ, Paulo Fleury.
A qualidade das rodovias brasileiras tamb?m deixa muito a desejar. Apesar de a ?ltima pesquisa da Confedera??o Nacional dos Transportes (CNT) ? feita em 90 mil quil?metros de rodovias no ano passado ? apontar que aumentou o ?ndice de rodovias com estado geral considerado ?timo ou bom, na compara??o com 2009, o porcentual de vias ruins ou p?ssimas chega a 25%.
Segundo a CNT, na Regi?o Norte do Brasil, 55% das estradas s?o consideradas ruins ou p?ssimas.?? muito buraco, estradas sem acostamento. A situa??o est? de ruim a pior. Na BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, tem crateras?, assinala o presidente da Federa??o dos Trabalhadores em Transportes Rodovi?rios da Regi?o Norte, Manoel Farias Rodrigues.
O Minist?rio dos Transportes alega que o investimento no sistema rodovi?rio tem aumentado anualmente e que, em 2010, investiu R$ 11 bilh?es no setor. At? junho, foram aplicados R$ 4,4 bilh?es, e a previs?o ? de que mais R$ 13 bilh?es sejam gastos.
Segundo o Dnit, cerca de 4,1 mil quil?metros de rodovias federais est?o sendo pavimentadas e 915 quil?metros passam por duplica??o. Al?m disso, 27 mil quil?metros est?o sendo recuperadas e 32 mil quil?metros ser?o recuperados at? 2012.
O vice-presidente da Associa??o Brasileira da Infraestrutura e Ind?strias de Base (Abdib), Ralph Lima Terra, diz que o governo tem investido mais, mas que as melhorias ocorrem em ritmo inferior ao necess?rio. ?Precisamos acelerar o processo de concess?o das rodovias brasileiras e intensificar a aplica??o de recursos nas estradas que existem e que n?o s?o administradas por concession?rias?, diz.
Fonte: Canal do Produtor