Exporta??o de ovos aos ?rabes cresce 41%
1 de setembro de 2020
As exporta??es brasileiras de ovos aos pa?ses ?rabes renderam US$ 6,9 milh?es no primeiro semestre, um aumento de 41,4% em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado, de acordo com dados do Minist?rio do Desenvolvimento, Ind?stria e Com?rcio Exterior (MDIC) compilados segundo os crit?rios da Associa??o Brasileira de Prote?na Animal (ABPA). A entidade leva em considera??o ovos in natura e processados para consumo.
O vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, destaca que o Oriente M?dio ? a principal regi?o de destino do produto brasileiro. As exporta??es para l? representaram 71,4% do total de US$ 9,24 milh?es em ovos embarcados pelo Brasil no primeiro semestre. As vendas externas brasileiras em geral avan?aram 29% sobre os primeiros seis meses de 2014.
Os Emirados ?rabes Unidos foram os respons?veis pelo desempenho, com importa??es de US$ 6,2 milh?es, um crescimento de 44% na mesma compara??o. O pa?s ? o maior mercado dos ovos brasileiros no exterior.
Os Emirados passaram a ocupar o lugar que no passado foi de Angola e de Hong Kong. Segundo Santin, Angola imp?s barreiras ?s importa??es e os neg?cios ca?ram drasticamente. ?Fomos obrigados a buscar uma alternativa, e o Oriente M?dio se mostrou uma ?tima alternativa, que agora se consolidou?, afirmou.
Se forem considerados os n?meros compilados pelo Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa), que incluem tamb?m ovos para incuba??o, o valor das exporta??es aos ?rabes no primeiro semestre sobe para US$ 15,5 milh?es, um acr?scimo de 24% em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. Nesse cen?rio, Ar?bia Saudita e Bahrein s?o tamb?m mercados relevantes, mas os Emirados seguem como principal destino.
Na avalia??o de Santin, h? espa?o para crescer mais. Do lado da oferta, ele conta que o Brasil exporta apenas 1% dos ovos que produz e, nesse sentido, ? poss?vel aumentar a produ??o e as vendas externas.
Do lado da demanda, o executivo observa que a popula??o isl?mica, majorit?ria nos pa?ses ?rabes, ? uma das que mais cresce no mundo, e o mercado de consumo segue na mesma dire??o.
Na esteira do frango
Para conquistar os ?rabes, as empresas brasileiras aproveitaram a fama que o frango brasileiro j? tinha na regi?o. O Oriente M?dio ? o principal destino da carne de aves do Brasil, e companhias do Pa?s s?o l?deres do mercado. ?Se o frango brasileiro ? bom, o ovo tem a mesma qualidade?, disse Santin.
Na esteira da marca Brazilian Chicken, a ABPA introduziu a marca Brazilian Egg em suas a??es de promo??o comercial, entre elas a participa??o na Gulfood, feira da ind?stria aliment?cia que ocorre anualmente em Dubai, nos Emirados.
Fonte: Agrolink
O vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, destaca que o Oriente M?dio ? a principal regi?o de destino do produto brasileiro. As exporta??es para l? representaram 71,4% do total de US$ 9,24 milh?es em ovos embarcados pelo Brasil no primeiro semestre. As vendas externas brasileiras em geral avan?aram 29% sobre os primeiros seis meses de 2014.
Os Emirados ?rabes Unidos foram os respons?veis pelo desempenho, com importa??es de US$ 6,2 milh?es, um crescimento de 44% na mesma compara??o. O pa?s ? o maior mercado dos ovos brasileiros no exterior.
Os Emirados passaram a ocupar o lugar que no passado foi de Angola e de Hong Kong. Segundo Santin, Angola imp?s barreiras ?s importa??es e os neg?cios ca?ram drasticamente. ?Fomos obrigados a buscar uma alternativa, e o Oriente M?dio se mostrou uma ?tima alternativa, que agora se consolidou?, afirmou.
Se forem considerados os n?meros compilados pelo Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa), que incluem tamb?m ovos para incuba??o, o valor das exporta??es aos ?rabes no primeiro semestre sobe para US$ 15,5 milh?es, um acr?scimo de 24% em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. Nesse cen?rio, Ar?bia Saudita e Bahrein s?o tamb?m mercados relevantes, mas os Emirados seguem como principal destino.
Na avalia??o de Santin, h? espa?o para crescer mais. Do lado da oferta, ele conta que o Brasil exporta apenas 1% dos ovos que produz e, nesse sentido, ? poss?vel aumentar a produ??o e as vendas externas.
Do lado da demanda, o executivo observa que a popula??o isl?mica, majorit?ria nos pa?ses ?rabes, ? uma das que mais cresce no mundo, e o mercado de consumo segue na mesma dire??o.
Na esteira do frango
Para conquistar os ?rabes, as empresas brasileiras aproveitaram a fama que o frango brasileiro j? tinha na regi?o. O Oriente M?dio ? o principal destino da carne de aves do Brasil, e companhias do Pa?s s?o l?deres do mercado. ?Se o frango brasileiro ? bom, o ovo tem a mesma qualidade?, disse Santin.
Na esteira da marca Brazilian Chicken, a ABPA introduziu a marca Brazilian Egg em suas a??es de promo??o comercial, entre elas a participa??o na Gulfood, feira da ind?stria aliment?cia que ocorre anualmente em Dubai, nos Emirados.
Fonte: Agrolink