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Fabricantes de caf? investem em novas categorias premium
1 de setembro de 2020

Os brasileiros valorizam cada vez mais a tradicional hora do cafezinho. E, para acompanhar essa tend?ncia, os fabricantes est?o investindo cada vez mais em produtos premium para atender uma demanda maior por itens mais elaborados e diferenciados.

Em 2013, a produ??o interna deve registrar alta de 3% em volume, elevando o consumo para 20,9 milh?es de sacas. J? no ano passado, a demanda cresceu 3,09%, somando 20,3 milh?es de sacas, de acordo com os dados divulgados pela Associa??o Brasileira da Ind?stria de Caf? (Abic).

De olho na expans?o do setor, empresas como Baggio Caf?, Korin Agropecu?ria, Melitta e Nescaf? Dolce Gusto j? investem no desenvolvimento de produtos mais sofisticados e capazes de atender um p?blico mais exigente e segmentos espec?ficos.

A paulista Baggio Caf? aposta em dois projetos para expandir sua marca no Pa?s. Em 2014, a empresa deve lan?ar um caf? especial para as pessoas que praticam atividades f?sicas, aliando o poder da cafe?na a outro composto.

"Estamos sempre buscando algum diferencial para os nossos caf?s. Agora, trabalhamos na produ??o de um elemento que somado ao caf? fa?a bem ? sa?de dos atletas", afirma a diretora comercial da marca, Liana Baggio.

A categoria de monodoses, capaz de fornecer uma dose de caf? concentrada em sach? ou c?psula, tamb?m ? outra grande aposta. "As monodoses s?o uma verdadeira tend?ncia. Vamos entrar no segmento com c?psulas especiais compat?veis com as m?quinas da Nespresso. A ideia ? come?ar com um caf? gourmet e outro aromatizado", explica Liana.

A nova linha deve ser lan?ada entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Para este ano, a empresa projeta um crescimento de 30% no faturamento, enquanto em 2014 deve registrar alta de 20%.

A alem? Melitta ? outra que tamb?m estuda sua entrada no mercado nacional de monodoses. "Queremos os nossos produtos em todas as etapas, desde o preparo at? o consumo. Nos ?ltimos 15 meses, estudamos a possibilidade de participar deste segmento no Brasil tamb?m", afirmou o presidente da Melitta do Brasil, Bernardo Wolfson, durante evento recente.

De acordo com o executivo, as pesquisas realizadas pela marca ainda n?o resultaram em um produto diferenciado, capaz de disputar o mercado nacional. "Levamos em considera??o tr?s crit?rios necess?rios para o lan?amento de um bom produto: qualidade, variedade e valor agregado. Esperamos que at? 2015 tenhamos esse item diferenciado". Para este ano, a companhia projeta um crescimento de 11% no seu faturamento em compara??o com o ano anterior, somando R$ 902 milh?es.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Mintel apontou que aproximadamente 25% dos consumidores de caf? preferem as variedades premium. O levantamento tamb?m mostra que 29% dos integrantes das classes A e B preferem as marcas premium, enquanto nas classes C1/C2 e D/E esse ?ndice chega a 23%. Conforme o estudo, 84% dos brasileiros bebem caf?, sendo que 60% o fazem diariamente. Pensando nisso, a Korin Agropecu?ria resolveu ampliar sua linha de caf?s. Hoje, a empresa trabalha apenas com o caf? org?nico. "At? o final deste ano, lan?aremos um caf? diferente, mais puro e com uma faixa de pre?o pr?xima ? categoria premium convencional", diz o diretor comercial da marca, Edson Shiguemoto. O novo produto est? em desenvolvimento e deve chegar ?s prateleiras com pre?os entre R$ 7 e R$ 8.

J? a Nestl?, dona da Nescaf? Dolce Gusto, afirmou que o Brasil j? aparece como o maior mercado, em volume de vendas, de suas m?quinas de fazer caf?. Segundo ela, o mercado de sistemas dobrou de tamanho nos ?ltimos tr?s anos. A empresa aproveitou a chegada do Natal para lan?ar tr?s aparelhos e um novo sabor de bebida, o Nestea Lim?o, produto que deve ser consumido gelado. Cada c?psula prepara 220 ml.

Fonte: Campo Vivo

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