Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Na última segunda-feira (16), a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), promoveu uma capacitação gratuita com o tema “ITR, CCIR e ADA: Da Teoria à Aplicação”, ministrada pela contadora tributarista especializada em agronegócios, Fernanda Bueno.
O evento em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abordou a importância do Imposto Territorial Rural (ITR) e de ter segurança na entrega da Declaração (DITR) de 2024.
À convite da Faes, a contadora falou de forma clara como esses instrumentos são aplicados no dia a dia da administração rural. “Nosso foco aqui foi realmente mostrar para eles o quanto a Receita Federal tem acesso à essas informações. A importância de ter o Valor da Terra Nua (VTN) bem calculado e todos os campos preenchidos. Quanto mais correto o proprietário rural for, menos imposto ele paga", ressalta Fernanda.
O treinamento faz parte de uma série de ações estabelecidas pela Federação da Agricultura em um plano de trabalho no âmbito do programa de fortalecimento. Com início no Espírito Santo, o plano deve seguir para outros estados.
De acordo com a coordenadora de relacionamento da CNA, Arlete Salles, a finalidade é que os princípios do treinamento, por meio dos sindicatos e colaboradores, cheguem com eficiência até o produtor rural. “Esse programa de fortalecimento tem como objetivo reforçar a estrutura técnica e operacional da Federação, para que ela então possa atender, representar e fortalecer o produtor rural”, afirma.
Os Sindicatos Rurais são a principal ponte entre os produtores e as exigências legais impostas ao setor. A capacitação fornece suporte técnico para que essas entidades possam atuar de forma mais estratégica no atendimento aos produtores nos devidos assuntos.
"A nossa proposta é justamente fortalecer nossos sindicatos, fornecendo ferramentas essenciais para que possam auxiliar o produtor rural com mais eficiência, os ajudando a se manterem em conformidade com a legislação e a otimizarem suas operações", explica Cleide Mônica Angeli, coordenadora administrativa da Faes.
O evento realizado no auditório da Faes contou com a participação de assessores, mobilizadores e presidentes de Sindicatos Rurais.