Feira segura atende mais de 56 mil consumidores de 10 estados

O projeto Feira Segura, desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar para viabilizar a continuidade de feiras livres com segurança na pandemia, atendeu 4.253 feirantes, 56 mil consumidores e movimentou R$ 692 mil somente em 2020.


No ano passado, foram 132 edições da Feira Segura realizadas no modelo tradicional adaptado ou drive thru, seguindo orientações para evitar o contágio por coronavírus, em 88 municípios da Bahia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e no Distrito Federal.


Os feirantes são treinados pelo Senar para intensificar a higienização desde a colheita até a embalagem dos produtos, utilizar equipamentos de segurança individual e como evitar a propagação do novo coronavírus de acordo com o guia Feira Segura, elaborado pelo Sistema CNA/Senar.


Na Bahia, foram 57 feiras em 47 municípios somente em 2020. A produtora de hortaliças Edvânia Gomes de Pinho, do município de Mundo Novo, disse que a Feira Segura permitiu a ampliação das vendas.


“Quando estourou a pandemia, eu fiquei sem participar de feira. Então isso me ajudou demais. Eu fiquei muito feliz e agradeço porque eu consegui mais clientes. Eles acharam a apresentação dos produtos mais bonita”, comenta a produtora.


O casal Carlos Marinho e Carla Valquíria produz mel na região de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, e aderiu à iniciativa depois de perceber a segurança envolvida no projeto.


“Somos do grupo de risco, por isso ficamos um tempo sem ir à feira, mas fomos convencidos depois das orientações sobre higienização, distanciamento e utilização de equipamentos de proteção. No início da pandemia, tivemos perdas de 40% nas vendas e aos poucos vamos recuperando”, destaca o produtor. 


Expansão - Em 2021 o projeto será ampliado para outros estados, conforme destaca o coordenador de Inovação e Tecnologia do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.


“A demanda está aumentando bastante porque os consumidores e feirantes se sentem mais seguros nesses formatos de feira. Além disso, ainda é necessário manter os cuidados sanitários em relação à propagação do novo coronavírus nas feiras, que são um dos principais canais de comercialização de alimentos”.


Confira as próximas edições da Feira Segura:


05/03: Itarana/ES


06/03: Marilândia/ES


06/03: Quatipuru/PA


13/03: Salvaterra/PA


20/03: Inhangapi/PA


Para conhecer os detalhes do projeto e acessar o guia Feira Segura, acesse:


https://cnabrasil.org.br/feira-segura

Fonte: CNA Brasil

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08