Idade m?dia dos produtores rurais diminui e mulheres ganham espa?o
1 de setembro de 2020
As novas gera??es de produtores rurais e as mulheres t?m tido papel cada vez mais importante no crescimento do agroneg?cio brasileiro, segmento que representa 23% do Produto Interno Bruto nacional. Essa ? uma das conclus?es da 7? edi??o da Pesquisa H?bitos do Produtor Rural ABMRA, apresentada hoje ao mercado, em S?o Paulo.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.835 agricultores e produtores de animais de 15 estados de todas as regi?es do pa?s, a idade m?dia dos produtores rurais ? de 46,5 anos ? 3,1% menos do que identificado no estudo anterior, realizado em 2013. E 21% deles t?m curso superior, especialmente agronomia (42%), veterin?ria (9%) e administradores de empresas (7%).
A presen?a da mulher em fun??es de decis?o nos empreendimentos rurais apresentou salto impressionante nos ?ltimos quatro anos, triplicando sua import?ncia na gest?o da atividade rural de 10% para 31%.
?Essas e outras constata??es da nova Pesquisa da ABMRA comprovam a percep??o que temos do agroneg?cio, uma atividade que se reoxigena ano ap?s ano, torna-se mais moderna e produtiva, elevando o Brasil ? condi??o de l?der global no campo como um todo e, particularmente, em dezenas de atividades produtivas agr?colas e animais. Al?m disso, este estudo representa um confi?vel banco de dados do agroneg?cio, que supre a aus?ncia de um levantamento p?blico?, ressalta Jorge Espanha, presidente da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio (ABMRA), entidade de ?mbito nacional que trabalha pelo fortalecimento da imagem do setor produtivo.
A 7? Pesquisa H?bitos do Produtor Rural ABMRA ? um produto da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio (ABMRA), realizado pela FNP Informa, um dos mais respeitados institutos de pesquisa especializado em agroneg?cio do mundo.
Seu objetivo ? identificar o perfil dos produtores rurais brasileiros, incluindo seus h?bitos de compra, seu envolvimento com as novas tecnologias e as m?dias que consultam para sua informa??o pessoal e profissional, al?m ? ? claro ? de contribuir decisivamente para o raio-x do setor prim?rio no pa?s, destacando os novos agentes influenciadores.
?O agroneg?cio brasileiro tem uma tremenda capacidade de se reinventar, fortalecendo sua estrutura b?sica e apresentando sempre segmentos e t?cnicas novas. Nesse sentido, a Pesquisa ABMRA mostra os avan?os e mudan?as no perfil dos produtores rurais, a ado??o de novas tecnologias e as rela??es e o envolvimento de quem comanda o campo com as novas formas de comunica??o dispon?veis?, explica Ricardo Nicodemos, diretor de Pesquisas da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio.
H?bitos de m?dia do produtor rural ? A televis?o aberta perdeu um pequeno espa?o na prefer?ncia dos produtores rurais, mas permanece com folga na lideran?a como o meio de comunica??o mais usado por 92% deles para atualiza??o e informa??o. Na pesquisa de 2013, o percentual dessa m?dia era de 95%.
Os demais meios mais usados pelos produtores rurais s?o o r?dio, com 75% (crescimento de 7% sobre a pesquisa anterior); a internet, com 42% das refer?ncias (alta de 7,7% sobre 2013), os jornais, com 30%; a TV paga, com 28% das respostas; e as revistas, com 27%. Em quatro anos, os jornais e as revistas perderam 28% e 25% de men??es dos produtores rurais, respectivamente.
Entre as m?dias digitais, o aplicativo Whatsapp lidera a prefer?ncia dos produtores rurais com 96%, seguido pelo Facebook (67%), YouTube (24%), Messenger (20%), Instagram (8%) e Skype (5%).
Prefer?ncia por atualiza??o t?cnica ? A Pesquisa ABMRA tamb?m comprovou que tanto os agricultores quanto os produtores de animais valorizam, e muito, as iniciativas de atualiza??o t?cnica no campo. Entre os agricultores, os dias de campo (54%), as feiras agropecu?rias (22%) e as palestras t?cnicas (16%) s?o os eventos preferidos. Quanto aos produtores de animais, os dias de campo lideram com 36%, seguidos pelos leil?es de bovinos (19%), as feiras pecu?rias (18%) e as palestras t?cnicas (17%).
?A pesquisa mostrou que tanto agricultores quando produtores de animais participam dos eventos t?cnicos para aquisi??o de conhecimentos t?cnicos, atualiza??o e neg?cios?, analisa Jorge Espanha, presidente da ABMRA.
Na lida dos neg?cios, os agricultores destacam o uso frequente das mais modernas tecnologias para o aumento da produtividade, como aduba??o (95%), pulveriza??o (82%) e controle de pragas (80%).
J? os pecuaristas, investem preferencialmente em aduba??o das pastagens (57%), rota??o de pastos (52%), controle de enfermidades (36%) e uso de cerca el?trica (35%). As maiores preocupa??es dos criadores s?o a sa?de (41%), a nutri??o animal (18%), a gest?o das propriedades (13%) e a m?o-de-obra (9%).
A 7? Pesquisa ABMRA tamb?m perguntou aos produtores rurais quais seus animais de estima??o preferidos. Os c?es (98% das respostas) lideram a presen?a nas fazendas seja para companhia ou para lida do gado, seguidos pelos gatos (31%).
Raio-x da Pesquisa ? A 7? Pesquisa H?bitos do Produtor Rural ABMRA entrevistou, in loco, 2.835 produtores rurais, sendo 2.110 agricultores e 725 produtores de animais de 15 estados. S?o eles: Regi?o Sul (RS, SC e PR), Regi?o Sudeste (SP, MG e ES), Regi?o Nordeste (BA, MA e PI), Regi?o Norte (PA, RO e TO) e Regi?o Centro-Oeste (GO, MS e MT).
Participaram do levantamento agricultores de 11 culturas (algod?o, arroz, batata, caf?, cana-de-a??car, feij?o, laranja, milho, soja, tomate e trigo) e 4 atividades animais (pecu?ria de corte, pecu?ria de leite, avicultura e suinocultura).
Fonte: Safraes
De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.835 agricultores e produtores de animais de 15 estados de todas as regi?es do pa?s, a idade m?dia dos produtores rurais ? de 46,5 anos ? 3,1% menos do que identificado no estudo anterior, realizado em 2013. E 21% deles t?m curso superior, especialmente agronomia (42%), veterin?ria (9%) e administradores de empresas (7%).
A presen?a da mulher em fun??es de decis?o nos empreendimentos rurais apresentou salto impressionante nos ?ltimos quatro anos, triplicando sua import?ncia na gest?o da atividade rural de 10% para 31%.
?Essas e outras constata??es da nova Pesquisa da ABMRA comprovam a percep??o que temos do agroneg?cio, uma atividade que se reoxigena ano ap?s ano, torna-se mais moderna e produtiva, elevando o Brasil ? condi??o de l?der global no campo como um todo e, particularmente, em dezenas de atividades produtivas agr?colas e animais. Al?m disso, este estudo representa um confi?vel banco de dados do agroneg?cio, que supre a aus?ncia de um levantamento p?blico?, ressalta Jorge Espanha, presidente da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio (ABMRA), entidade de ?mbito nacional que trabalha pelo fortalecimento da imagem do setor produtivo.
A 7? Pesquisa H?bitos do Produtor Rural ABMRA ? um produto da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio (ABMRA), realizado pela FNP Informa, um dos mais respeitados institutos de pesquisa especializado em agroneg?cio do mundo.
Seu objetivo ? identificar o perfil dos produtores rurais brasileiros, incluindo seus h?bitos de compra, seu envolvimento com as novas tecnologias e as m?dias que consultam para sua informa??o pessoal e profissional, al?m ? ? claro ? de contribuir decisivamente para o raio-x do setor prim?rio no pa?s, destacando os novos agentes influenciadores.
?O agroneg?cio brasileiro tem uma tremenda capacidade de se reinventar, fortalecendo sua estrutura b?sica e apresentando sempre segmentos e t?cnicas novas. Nesse sentido, a Pesquisa ABMRA mostra os avan?os e mudan?as no perfil dos produtores rurais, a ado??o de novas tecnologias e as rela??es e o envolvimento de quem comanda o campo com as novas formas de comunica??o dispon?veis?, explica Ricardo Nicodemos, diretor de Pesquisas da Associa??o Brasileira de Marketing Rural e Agroneg?cio.
H?bitos de m?dia do produtor rural ? A televis?o aberta perdeu um pequeno espa?o na prefer?ncia dos produtores rurais, mas permanece com folga na lideran?a como o meio de comunica??o mais usado por 92% deles para atualiza??o e informa??o. Na pesquisa de 2013, o percentual dessa m?dia era de 95%.
Os demais meios mais usados pelos produtores rurais s?o o r?dio, com 75% (crescimento de 7% sobre a pesquisa anterior); a internet, com 42% das refer?ncias (alta de 7,7% sobre 2013), os jornais, com 30%; a TV paga, com 28% das respostas; e as revistas, com 27%. Em quatro anos, os jornais e as revistas perderam 28% e 25% de men??es dos produtores rurais, respectivamente.
Entre as m?dias digitais, o aplicativo Whatsapp lidera a prefer?ncia dos produtores rurais com 96%, seguido pelo Facebook (67%), YouTube (24%), Messenger (20%), Instagram (8%) e Skype (5%).
Prefer?ncia por atualiza??o t?cnica ? A Pesquisa ABMRA tamb?m comprovou que tanto os agricultores quanto os produtores de animais valorizam, e muito, as iniciativas de atualiza??o t?cnica no campo. Entre os agricultores, os dias de campo (54%), as feiras agropecu?rias (22%) e as palestras t?cnicas (16%) s?o os eventos preferidos. Quanto aos produtores de animais, os dias de campo lideram com 36%, seguidos pelos leil?es de bovinos (19%), as feiras pecu?rias (18%) e as palestras t?cnicas (17%).
?A pesquisa mostrou que tanto agricultores quando produtores de animais participam dos eventos t?cnicos para aquisi??o de conhecimentos t?cnicos, atualiza??o e neg?cios?, analisa Jorge Espanha, presidente da ABMRA.
Na lida dos neg?cios, os agricultores destacam o uso frequente das mais modernas tecnologias para o aumento da produtividade, como aduba??o (95%), pulveriza??o (82%) e controle de pragas (80%).
J? os pecuaristas, investem preferencialmente em aduba??o das pastagens (57%), rota??o de pastos (52%), controle de enfermidades (36%) e uso de cerca el?trica (35%). As maiores preocupa??es dos criadores s?o a sa?de (41%), a nutri??o animal (18%), a gest?o das propriedades (13%) e a m?o-de-obra (9%).
A 7? Pesquisa ABMRA tamb?m perguntou aos produtores rurais quais seus animais de estima??o preferidos. Os c?es (98% das respostas) lideram a presen?a nas fazendas seja para companhia ou para lida do gado, seguidos pelos gatos (31%).
Raio-x da Pesquisa ? A 7? Pesquisa H?bitos do Produtor Rural ABMRA entrevistou, in loco, 2.835 produtores rurais, sendo 2.110 agricultores e 725 produtores de animais de 15 estados. S?o eles: Regi?o Sul (RS, SC e PR), Regi?o Sudeste (SP, MG e ES), Regi?o Nordeste (BA, MA e PI), Regi?o Norte (PA, RO e TO) e Regi?o Centro-Oeste (GO, MS e MT).
Participaram do levantamento agricultores de 11 culturas (algod?o, arroz, batata, caf?, cana-de-a??car, feij?o, laranja, milho, soja, tomate e trigo) e 4 atividades animais (pecu?ria de corte, pecu?ria de leite, avicultura e suinocultura).
Fonte: Safraes