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Industrializa??o far? da China l?der mundial em importa??es de a??car
1 de setembro de 2020

A segunda maior economia do mundo dever? se tornar o maior importador de a??car, ao mesmo tempo em que o Brasil consolidar? sua domina??o no mercado como produtor e exportador.
As proje??es s?o do relat?rio "Perspectivas agr?colas 2011-2020", que a OCDE e a FAO publicar?o na sexta-feira em Paris. Para o Brasil, as tend?ncias sobre a China s?o ainda importantes na medida em que, segundo a OCDE, 14% das exporta??es agr?colas do pa?s foram para o mercado chin?s em 2009 (representando 15% das importa??es agr?colas chinesas), dominadas pela venda de complexo de soja.
A China emergiu como maior pa?s importador de a??car durante a safra 2010/11, refletindo r?pida expans?o da demanda e menor aumento da produ??o dom?stica. Pela primeira vez, Pequim excedeu sua cota de importa??o de 1,95 milh?o de toneladas anual.
O r?pido crescimento econ?mico e a urbaniza??o est?o promovendo o uso industrial de a??car nas prepara??es de produtos. Al?m disso, o governo tenta reduzir o uso de ado?antes artificiais. O crescimento de sua produ??o ? limitada pela disponibilidade de ?gua. Tudo isso levar? a importa??es acima de 5 milh?es de toneladas por volta de 2020, fazendo da China o maior importador mundial, superando a Uni?o Europeia (UE), Estados Unidos e R?ssia.
A produ??o de Tail?ndia e Austr?lia tende tamb?m a aumentar, para atender ao mercado asi?tico com crescente demanda. Mas ? o Brasil que continuar? dando o tom no mercado mundial. Com um dos mais baixos custos na produ??o, pode expandir a ?rea de cana juntamente com produ??o de etanol.
Os produtores brasileiros devem consolidar sua posi??o de l?der global nas exporta??es, com mais de 55% do com?rcio mundial e mais de 63% de todo o a??car adicional exportador. A maior parte ser? a??car bruto, podendo crescer para 21 milh?es de toneladas em 2020. Mas os embarques de a??car branco tendem a aumentar tamb?m em 50% e alcan?ar mais de 12 milh?es de toneladas no mesmo per?odo.
As proje??es apontam tamb?m crescente demanda da China por oleaginosas, que explodiu nos ?ltimos anos, pressionando os mercados. A UE continuar? como segundo maior importador global.
Mais de 55% das vendas brasileiras de complexo de soja foram para a China, correspondendo a 34% das importa??es chinesas do produto. Pequim ser? o maior consumidor mundial de ?leos vegetais, enquanto pa?ses pobres tender?o a ter dificuldade em consumir o produto por causa do pre?o.
J? a expans?o na demanda de farelo desacelera. A demanda adicional ser? atendida principalmente pela produ??o dom?stica que, em todo caso, continuar? se apoiando fortemente na importa??o de soja.
Crescer? tamb?m a importa??o chinesa de leite em p?, por causa da inquieta??o interna sobre a produ??o local depois de esc?ndalos sanit?rios que levar?o anos a melhorar a imagem do setor.
As maiores importa??es de trigo nos pr?ximos dez anos tamb?m ser?o da China, Uni?o Europeia, Egito e Ar?bia Saudita. Ao mesmo tempo, a produ??o chinesa de cereais forrageiros tende a crescer.
Entre os grandes produtores de arroz, a China cortar? sua produ??o em cerca de 7 milh?es de toneladas, por causa de menor consumo dom?stico e maior competi??o pela terra.
Na ?rea de carnes, os chineses mant?m a politica de autossufici?ncia, mas sua posi??o no com?rcio de carne su?na, por exemplo, continua incerta, dependendo do ano. Um acontecimento imprevisto pode provocar alta de importa??o da carne e ter impacto forte no mercado internacional.

Fonte: Canal do Produtor

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