K?tia Abreu diz que trabalho em conjunto ? essencial para bom escoamento da safra
1 de setembro de 2020
Os ministros da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento, K?tia Abreu, dos Transportes, Ant?nio Carlos Rodrigues e da Secretaria Especial de Portos, Edinho Ara?jo, apresentaram, nesta quarta-feira (13), a??es estrat?gicas para viabilizar o escoamento da safra agr?cola 2014/2015. De acordo com a ministra da Agricultura, com a perspectiva de um novo recorde de safra, que pode chegar a mais de 202 milh?es de toneladas de gr?os ? crescimento de 5%, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ? necess?rio avaliar o atual escoamento e indicar aperfei?oamentos para a safra 2014/2015. ?O bom escoamento da safra brasileira depende dessas tr?s pastas que est?o reunidas aqui hoje. Vamos trabalhar juntos, dando continuidade ?s a??es que j? est?o sendo implantadas e trazendo ainda mais melhorias e modernidade para as rodovias, ferrovias e hidrovias?, disse.
A ministra ressaltou que, com o crescente aumento da produ??o de gr?os, em especial da soja, que tem previs?o para aumento de 11% na produ??o ? destaque para o Centro-Oeste (42% da produ??o nacional, totalizando 85,4 milh?es de toneladas de gr?os) e ? maior produto de exporta??o, ? preciso enfrentar as dificuldades de escoamento, dando continuidade ?s a??es adotadas para evitar congestionamentos de ve?culos nos acessos aos portos, al?m de modernizar os corredores multimodais.
K?tia destacou a regi?o do Matopiba ? fronteira agr?cola que engloba os estados de Maranh?o, Tocantins, Piau? e Bahia ? como uma das principais ?reas de expans?o do mundo na produ??o de gr?os. ?O crescimento nessa ?rea foi exorbitante. Nos ?ltimos anos, a regi?o teve um incremento de 60% na produ??o, sem desmatamento, com transfer?ncia de ?reas de pecu?ria para a agricultura. Por isso, ? preciso investimentos em infraestrutura nos portos de Itaqui e Bel?m, que fazem parte do Arco Norte, para que a safra possa escoar sem transtornos?, afirmou.
Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Portos, em Bras?lia, o Ministro dos Transportes, Ant?nio Carlos Rodrigues, destacou as melhorias que j? t?m sido realizadas para a utiliza??o de corredores multimodais nos estados que comp?e o Arco Norte - Mato Grosso, Rond?nia, Amap?, Par?, Tocantins, Maranh?o e oeste da Bahia. ?Estamos trabalhando na manuten??o das rodovias j? pavimentadas e na continuidade das obras de pavimenta??o da BR 163/PA e de duplica??o da BR 163/364/MT. Para garantir a trafegabilidade nos trechos n?o pavimentados da BR 163/PA at? Miritituba, estamos colocando cascalho em trechos de atoleiro e disponibilizando patrulhas de desencalhe para o socorro de ve?culos?, explicou.
Outras medidas s?o a drenagem do Rio Madeira, finalizada em setembro de 2014, a amplia??o da fiscaliza??o da Ag?ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o incentivo ao uso modal ferrovi?rio.
A Secretaria de Portos tamb?m apresentou as a??es que t?m sido tomadas para o melhor escoamento da safra de gr?os brasileira, entre elas, o sistema de agendamento e sequenciamento de caminh?es (Portolog), que j? est? sendo utilizado nos terminais graneleiros do Porto de Santos. Para o ministro Edinho Ara?jo, a medida trouxe mais tecnologia para o setor e vai ser ainda modernizada, com a utiliza??o de um sistema digital a partir desse ano. ?Esse ano, vamos contar com sistema automatizado e n?o mais manual. Vamos receber as informa??es de todos os caminh?es que acessarem o porto em tempo real. ? importante ressaltar que o agendamento j? levou a uma diminui??o das filas?, ressaltou Ara?jo.
K?tia Abreu disse ainda que, a ess?ncia da parceria entre os Minist?rios j? tem dado resultado. ?O Minist?rio da Agricultura demandou melhorias na ?rea de escoamento por conta do aumento da produ??o. Com esse esfor?o em conjunto, j? obtivemos resultados. Tanto que, com todas essas a??es realizadas, temos uma desonera??o para o produtor em rela??o ao frete, que teve queda de 7% no pre?o, j? que o tempo de espera tem sido menor?, disse.
Fonte: Minist?rio da Agricultura
A ministra ressaltou que, com o crescente aumento da produ??o de gr?os, em especial da soja, que tem previs?o para aumento de 11% na produ??o ? destaque para o Centro-Oeste (42% da produ??o nacional, totalizando 85,4 milh?es de toneladas de gr?os) e ? maior produto de exporta??o, ? preciso enfrentar as dificuldades de escoamento, dando continuidade ?s a??es adotadas para evitar congestionamentos de ve?culos nos acessos aos portos, al?m de modernizar os corredores multimodais.
K?tia destacou a regi?o do Matopiba ? fronteira agr?cola que engloba os estados de Maranh?o, Tocantins, Piau? e Bahia ? como uma das principais ?reas de expans?o do mundo na produ??o de gr?os. ?O crescimento nessa ?rea foi exorbitante. Nos ?ltimos anos, a regi?o teve um incremento de 60% na produ??o, sem desmatamento, com transfer?ncia de ?reas de pecu?ria para a agricultura. Por isso, ? preciso investimentos em infraestrutura nos portos de Itaqui e Bel?m, que fazem parte do Arco Norte, para que a safra possa escoar sem transtornos?, afirmou.
Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Portos, em Bras?lia, o Ministro dos Transportes, Ant?nio Carlos Rodrigues, destacou as melhorias que j? t?m sido realizadas para a utiliza??o de corredores multimodais nos estados que comp?e o Arco Norte - Mato Grosso, Rond?nia, Amap?, Par?, Tocantins, Maranh?o e oeste da Bahia. ?Estamos trabalhando na manuten??o das rodovias j? pavimentadas e na continuidade das obras de pavimenta??o da BR 163/PA e de duplica??o da BR 163/364/MT. Para garantir a trafegabilidade nos trechos n?o pavimentados da BR 163/PA at? Miritituba, estamos colocando cascalho em trechos de atoleiro e disponibilizando patrulhas de desencalhe para o socorro de ve?culos?, explicou.
Outras medidas s?o a drenagem do Rio Madeira, finalizada em setembro de 2014, a amplia??o da fiscaliza??o da Ag?ncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o incentivo ao uso modal ferrovi?rio.
A Secretaria de Portos tamb?m apresentou as a??es que t?m sido tomadas para o melhor escoamento da safra de gr?os brasileira, entre elas, o sistema de agendamento e sequenciamento de caminh?es (Portolog), que j? est? sendo utilizado nos terminais graneleiros do Porto de Santos. Para o ministro Edinho Ara?jo, a medida trouxe mais tecnologia para o setor e vai ser ainda modernizada, com a utiliza??o de um sistema digital a partir desse ano. ?Esse ano, vamos contar com sistema automatizado e n?o mais manual. Vamos receber as informa??es de todos os caminh?es que acessarem o porto em tempo real. ? importante ressaltar que o agendamento j? levou a uma diminui??o das filas?, ressaltou Ara?jo.
K?tia Abreu disse ainda que, a ess?ncia da parceria entre os Minist?rios j? tem dado resultado. ?O Minist?rio da Agricultura demandou melhorias na ?rea de escoamento por conta do aumento da produ??o. Com esse esfor?o em conjunto, j? obtivemos resultados. Tanto que, com todas essas a??es realizadas, temos uma desonera??o para o produtor em rela??o ao frete, que teve queda de 7% no pre?o, j? que o tempo de espera tem sido menor?, disse.
Fonte: Minist?rio da Agricultura