Livro do 9º Simpósio do Produtor de Conilon, que acontece sexta (11), já está disponível

A versão em PDF do livro alusivo ao 9º Simpósio do Produtor de Conilon, que terá edição virtual na próxima sexta-feira (11), já pode ser acessado neste link. A publicação foi escrita em capítulos pelos palestrantes e outros convidados do evento e trata-se de material atualizado, prático e aplicável para cafeicultores, além de técnicos e estudantes da área.


A versão impressa teve tiragem de 1.000 exemplares e será distribuída para parceiros do Simpósio e enviadas para diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras, principalmente com acervo em língua portuguesa. Com esta edição 2020, somam-se 8.600 livros impressos para ampla distribuição gratuita ao longo dos últimos oito anos.


O 9º Simpósio do Produtor de Conilon é uma realização da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Empresa Júnior de Agronomia da Universidade (Projagro/Ufes) e estará disponível em plataforma on-line a partir da 0h desta sexta. O evento foi produzido em vídeos que ficarão disponíveis para acesso público, com temas de interesse para cafeicultores e para a comunidade em geral.

“Nesta nona edição, em função da pandemia da COVID-19, não podemos ter nossos auditórios lotados como nos anos anteriores, mas essa situação nos abriu outra possibilidade: falar também para o Brasil e para o mundo de forma virtual”, afirma o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) e coordenador geral do Simpósio, Fábio Partelli.


“Esperamos ter acessos de produtores do Espírito Santo, dos estados da Bahia e de Rondônia e de países como Portugal, Angola e Moçambique”, complementa Partelli, citando os estados e países que têm produção importante de café conilon.

O vídeo de abertura do evento conta com a participação do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do diretor da Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Júlio Cézar Mendel; do extensionista do Incaper, Nilson Araújo Barbosa; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior; e do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Theodoro.


Palestras


Segundo o professor Partelli, o Seminário trará informação não apenas para os cafeicultores, mas para os consumidores do produto, como a palestra que abordará a relação entre café e saúde, que será ministrada pelo professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes José Geraldo Mill. Outros temas de palestras são Adubação de plantio e formação; Manejo de irrigação para alta produtividade; Desafios do agro brasileiro; e Sistema de implantação do cafeeiro com mamoeiro. Veja a programação completa no site https://cafeconilon.com/.


Para garantir o debate dos temas abordados, foi criada uma seção de perguntas e respostas na plataforma a partir de questões aos palestrantes enviadas pelos seguintes convidados: Paulo Foletto, secretário de Agricultura; Lourenço Alfredo Magalhães, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Nacional do Café da Angola; Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura; Manuel Correa, professor da Universidade de Lisboa; Eduardo Bertolini, cafeicultor e membro do Grupo Técnico em Cafeicultura (GTEC); e Claudia Gregório, jornalista âncora do Jornal do Campo, veiculado pela TV Gazeta.

“O seminário é uma contribuição da Ufes para a sociedade capixaba, seja para melhorar o manejo do café, seja para fornecer mais informações ao consumidor sobre esse produto extraordinário que gera renda e divisas para o Estado e o Brasil”, diz Partelli.

Experiências de sucesso


Uma das seções do seminário é destinada às experiências de sucesso na produção de café conilon. De Muqui, a cafeicultora Eliane Rodrigues Lívio de Almeida fala sobre o tema O empoderamento das mulheres na cafeicultura. Outra experiência apresentada será a do produtor de Santa Tereza Luís Carlos da Silva sobre Conilon especial. Gustavo Martins Sturm, de Teixeira de Freitas, Bahia, discorrerá sobre Fermentação de café.


A programação prevê ainda homenagens aos cafeicultores Silvestre Baiôco Filho, conhecido como Senhor Pepe, de Aracruz, e aos irmãos Isaac e Lucas Venturim, de São Gabriel da Palha.

“Desde o quinto Simpósio elegemos pessoas que se destacam no setor. Estamos homenageando os irmãos Venturim, jovens pioneiros na produção de café de qualidade e na área de torrefação. Também o senhor Pepe, que tem um fantástico trabalho de adensamento e seleção de materiais superiores”, explica Partelli.


Como em anos anteriores, serão apresentadas as doações entregues pela organização do evento para duas instituições de assistência social - Lar dos Velhinhos e Projeto Araçá - localizadas em São Mateus.


O Simpósio conta com apoio das seguintes empresas e entidades: Fapes, OCB-ES, Stoller, Ihara, BioGrow, Basf, Syngenta, Agrigento, Defesa Agrícola, Cooabriel, Coopbac, Coopeavi, Viveiro Marinato, Nova onda, Revista Safra-ES, Incaper, Jisa Agrícola, CNA, Fetaes, Faes, Cafesul e Soil.


Fonte: Safra ES (*Com informações da assessoria de imprensa da Ufes)


 

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08