Log?stica ? a principal preocupa??o para o agroneg?cio no ano
1 de setembro de 2020
O encarecimento do frete e a falta de investimentos p?blicos em infraestrutura para o escoamento da produ??o s?o as principais preocupa??es para os produtores agr?colas para a safra 2012/2013. Os desafios log?sticos ocorrem sob um cen?rio agr?cola de supercolheitas, uma vez que a expectativa ? que essa safra cres?a 26,4% com rela??o ? anterior, de acordo com estimativas da Agroconsult.
O coordenador do Rally da Safra 2013 e diretor da Agroconsult, Andr? Pess?a, destaca o problema do encarecimento do frete, que passou de US$ 44 a tonelada na safra 2003/04 para US$ 91 a tonelada em 2011/12.
O coordenador das atividades para o Rally do Grupo de Pesquisa e Extens?o em Log?stica Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-LOG), da USP (Universidade de S?o Paulo), Kalil Winters, comenta o descompasso entre a log?stica e as lavouras brasileiras. ?Estamos vendo ano a ano safras recordes tanto para soja quanto para milho. Entretanto, a inje??o de dinheiro aplicada no campo n?o tem a mesma for?a frente ao investido pelo poder p?blico na log?stica. O agricultor melhora seu plantio toda safra, mas as rodovias e os portos n?o acompanham esses investimentos feitos no campo?, afirma o pesquisador.
Come?am nesta segunda-feira (28) as expedi??es do Rally da Safra 2013, realizado pela Agroconsult, com participa??o de equipes do Esalq-LOG. O objetivo ? analisar a sistem?tica brasileira de escoamento das lavouras de soja e milho para mercados interno e externo. As expedi??es seguir?o at? o dia 13 de mar?o.
Os pesquisadores acompanhar?o pela quarta vez todos os percursos tra?ados, que desta vez somar?o mais de 60 mil quil?metros de estrada ? ser?o 11 estados produtores, representando uma cobertura de 99% da ?rea de soja e 80% de milho. Ap?s o t?rmino do evento, o Grupo Esalq-LOG produzir? um relat?rio t?cnico com an?lises das rodovias ? pavimenta??o, sinaliza??o e acostamento ?, condi??es de trabalho do caminhoneiro e situa??o de armazenagem do milho e soja.
Fonte: Campo Vivo
O coordenador do Rally da Safra 2013 e diretor da Agroconsult, Andr? Pess?a, destaca o problema do encarecimento do frete, que passou de US$ 44 a tonelada na safra 2003/04 para US$ 91 a tonelada em 2011/12.
O coordenador das atividades para o Rally do Grupo de Pesquisa e Extens?o em Log?stica Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-LOG), da USP (Universidade de S?o Paulo), Kalil Winters, comenta o descompasso entre a log?stica e as lavouras brasileiras. ?Estamos vendo ano a ano safras recordes tanto para soja quanto para milho. Entretanto, a inje??o de dinheiro aplicada no campo n?o tem a mesma for?a frente ao investido pelo poder p?blico na log?stica. O agricultor melhora seu plantio toda safra, mas as rodovias e os portos n?o acompanham esses investimentos feitos no campo?, afirma o pesquisador.
Come?am nesta segunda-feira (28) as expedi??es do Rally da Safra 2013, realizado pela Agroconsult, com participa??o de equipes do Esalq-LOG. O objetivo ? analisar a sistem?tica brasileira de escoamento das lavouras de soja e milho para mercados interno e externo. As expedi??es seguir?o at? o dia 13 de mar?o.
Os pesquisadores acompanhar?o pela quarta vez todos os percursos tra?ados, que desta vez somar?o mais de 60 mil quil?metros de estrada ? ser?o 11 estados produtores, representando uma cobertura de 99% da ?rea de soja e 80% de milho. Ap?s o t?rmino do evento, o Grupo Esalq-LOG produzir? um relat?rio t?cnico com an?lises das rodovias ? pavimenta??o, sinaliza??o e acostamento ?, condi??es de trabalho do caminhoneiro e situa??o de armazenagem do milho e soja.
Fonte: Campo Vivo