Mapa e Sebrae v?o cooperar para a capacita??o de pequenos produtores
1 de setembro de 2020
A ministra K?tia Abreu, do Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa) e o presidente do Servi?o Brasileiro de Apoio ?s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, assinaram ontem acordo de coopera??o t?cnica com o objetivo de disseminar tecnologias que aumentem a competitividade dos pequenos neg?cios rurais contribuindo para a ascens?o ? classe m?dia de produtores das classes D e E.
O Pa?s tem mais de 5 milh?es de propriedades rurais, que geram 16,6 milh?es de postos de trabalho no campo, sendo 12 milh?es nos pequenos neg?cios rurais. "Contem comigo para buscar o diagn?stico correto das dificuldades que devemos superar, e tamb?m para procurar novas oportunidades, novos neg?cios e novos mercados. Nossa agricultura tem solidez e consist?ncia", disse K?tia Abreu. "Buscamos o fortalecimento da parcela intermedi?ria desse universo, a chamada classe m?dia rural, que representa cerca de 800 mil estabelecimentos agropecu?rios", afirma Luiz Barretto.
Mapa e Sebrae pretendem ampliar a renda e agregar valor a produtos e servi?os do agroneg?cio. A coopera??o prev?, por exemplo, a amplia??o do uso de indica??es geogr?ficas e de marcas coletivas, al?m da difus?o de t?cnicas de agricultura de baixo carbono.
A fim de fomentar a parceria sustent?vel e melhorar a competitividade, as micro e pequenas empresas rurais dever?o ser inseridas em cadeias de produ??o capitaneadas por grandes empresas, alinhadas ? perspectiva de encadeamento produtivo. Para isso, o Sebrae desenvolve uma metodologia de trabalho que passa por cinco etapas: mapeamento da demanda de bens e servi?os e requisitos; diagn?stico da situa??o atual da pequena empresa; plano de a??o; consultoria e capacita??o e avalia??o da evolu??o das pequenas empresas. Essas etapas s?o desenvolvidas ap?s a grande empresa assumir compromisso junto ao Sebrae para a estrutura??o da cadeia produtiva.
Mapa e Sebrae pretendem ainda capacitar pequenos produtores e empres?rios disponibilizando consultorias tecnol?gicas e de gest?o. O objetivo ? elevar o n?vel de competitividade, promovendo ascens?o ? classe m?dia rural.
A coopera??o tamb?m visa a preparar os pequenos produtores para acesso a mercados diferenciados e a oportunidades em grandes eventos, como as Olimp?adas de 2016. Ser?o tra?adas estrat?gias de mercado a fim de promover acesso ao com?rcio exterior e ? internacionaliza??o dos neg?cios rurais.
Fonte: Jornal do Com?rcio
O Pa?s tem mais de 5 milh?es de propriedades rurais, que geram 16,6 milh?es de postos de trabalho no campo, sendo 12 milh?es nos pequenos neg?cios rurais. "Contem comigo para buscar o diagn?stico correto das dificuldades que devemos superar, e tamb?m para procurar novas oportunidades, novos neg?cios e novos mercados. Nossa agricultura tem solidez e consist?ncia", disse K?tia Abreu. "Buscamos o fortalecimento da parcela intermedi?ria desse universo, a chamada classe m?dia rural, que representa cerca de 800 mil estabelecimentos agropecu?rios", afirma Luiz Barretto.
Mapa e Sebrae pretendem ampliar a renda e agregar valor a produtos e servi?os do agroneg?cio. A coopera??o prev?, por exemplo, a amplia??o do uso de indica??es geogr?ficas e de marcas coletivas, al?m da difus?o de t?cnicas de agricultura de baixo carbono.
A fim de fomentar a parceria sustent?vel e melhorar a competitividade, as micro e pequenas empresas rurais dever?o ser inseridas em cadeias de produ??o capitaneadas por grandes empresas, alinhadas ? perspectiva de encadeamento produtivo. Para isso, o Sebrae desenvolve uma metodologia de trabalho que passa por cinco etapas: mapeamento da demanda de bens e servi?os e requisitos; diagn?stico da situa??o atual da pequena empresa; plano de a??o; consultoria e capacita??o e avalia??o da evolu??o das pequenas empresas. Essas etapas s?o desenvolvidas ap?s a grande empresa assumir compromisso junto ao Sebrae para a estrutura??o da cadeia produtiva.
Mapa e Sebrae pretendem ainda capacitar pequenos produtores e empres?rios disponibilizando consultorias tecnol?gicas e de gest?o. O objetivo ? elevar o n?vel de competitividade, promovendo ascens?o ? classe m?dia rural.
A coopera??o tamb?m visa a preparar os pequenos produtores para acesso a mercados diferenciados e a oportunidades em grandes eventos, como as Olimp?adas de 2016. Ser?o tra?adas estrat?gias de mercado a fim de promover acesso ao com?rcio exterior e ? internacionaliza??o dos neg?cios rurais.
Fonte: Jornal do Com?rcio