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Mercado brasileiro plantas ornamentais emprega mais de 190 mil pessoas
1 de setembro de 2020

O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais deve fechar o ano com movimenta??o financeira em torno de R$ 4,4 bilh?es. Segundo a C?mara Setorial Federal de Flores e Plantas, o segmento registrou crescimento de cerca 10%, nos ?ltimos cinco anos, e j? emprega 194 mil pessoas em todo o pa?s. Para 2011, a expectativa ? que haja alta de 12% no volume de neg?cios em rela??o a 2010.

"Esse desempenho ? bem acima do Produto Interno Bruto [PIB], previsto para crescer [em torno de] 4% em 2011", disse Kess Schoenmaker, presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e de uma cooperativa que vende flores e plantas ornamentais. Ele destacou, entretanto, que, nos ?ltimos dois meses, em decorr?ncia da crise, a movimenta??o no setor foi um pouco menor, mas nada com impacto percept?vel.

Segundo Schoenmaker, o mercado est? em franca expans?o e pode crescer ainda mais. "No Brasil cerca de 75% de toda a produ??o s?o consumidos pelas regi?es Sul e Sudeste. As demais ficam com apenas 25%, por isso, s?o locais que merecem aten??o, a fim de expandir a comercializa??o. Com as novas tecnologias e condi??es de transporte mais favor?veis, podemos entregar o produto em boas condi??es em um prazo mais extenso", destacou. Para ele, essas evolu??es tecnol?gicas, tanto no plantio como na log?stica, s?o o principal fator desse bom desempenho. "A satisfa??o do consumidor final tem aumentado muito, porque o produto est? durando mais."

Para o produtor de rosas Daniel Boersen, o desenvolvimento do setor ? s?lido e beneficia todos os elos da cadeia. Ele tem uma empresa familiar que cresceu 100% nos ?ltimos dez anos. "Em 2001, eu tinha cerca de 60 funcion?rios, hoje tenho 120 pessoas trabalhando diretamente no meu empreendimento."

Boersen acredita que a venda de flores e mudas por redes varejistas, que teve in?cio h? aproximadamente quatro anos, tamb?m ? muito importante para o setor. "As pessoas v?o ao supermercado e j? levam um vasinho de flor para casa. Isso gerou nas pessoas o h?bito de comprar plantas, o que ? bastante positivo para o segmento."

Outro ponto visto com otimismo pelo setor diz respeito ?s vendas online. No ano passado, esse tipo de comercializa??o teve um crescimento de 50% e a previs?o ? que o bom resultado se repita em 2011. "Esse tipo de venda ocorre em geral para o consumidor final, em sua maioria [s?o vendidos] buqu?s individuais. N?o temos muita venda de atacado. N?o representa uma parcela grande do volume total, mas a evolu??o acelerada merece aten??o", ressaltou Kess.

Segundo ele, trata-se de um mercado prioritariamente interno, j? que a exporta??o n?o ? um fator de peso para esse nicho. "O alto custo de produ??o devido ? carga tribut?ria, o c?mbio desfavor?vel e o custo do transporte fazem com que o nosso pre?o n?o seja competitivo l? fora. Produzir uma rosa no Brasil ? 30% mais caro do que na Col?mbia ou no Equador."

Com as limita??es da expans?o do mercado para o exterior, produtores brasileiros buscam ferramentas para fortalecer ainda mais a cultura de compra de plantas no pa?s. Uma delas ? a Expoflora, feira realizada anualmente no m?s de setembro, na cidade paulista de Holambra. No ano passado, o evento foi respons?vel pela comercializa??o de cerca de 600 mil mudas de flores e plantas, e para este ano, a previs?o ? que 700 mil sejam vendidas. "? a maior feira do setor em toda a Am?rica Latina", comentou Paulo Fernandes, coordenador do evento.

"Acreditamos que seja a principal oportunidade que o produtor tem de apresentar inova??es ao consumidor final e medir sua aceita??o. Todos os anos recebemos cerca de 300 mil visitantes. A feira dita as tend?ncias do setor para o pr?ximo ano", finalizou o coordenador.

Fonte: Canal do Produtor

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