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Mesmo na crise, agroneg?cio capixaba cresce
m 2009, ano em que a crise financeira global afetou os v?rios setores dos mercados mundiais, o agroneg?cio capixaba conseguiu manter o volume das exporta??es, registrando at? crescimento de 8,9%. Mas, por conta da baixa do d?lar, que resultou na queda de 32,9% no pre?o m?dio dos produtos exportados, o desempenho da receita foi negativo, acumulando retra??o de 27%, no comparativo com os resultados de 2008.

Mesmo assim, o agroneg?cio respondeu por mais de 90% do saldo da balan?a comercial do Estado. Do saldo acumulado de US$ 1 bilh?o, US$ 918 milh?es foram de opera??es com produtos do agroneg?cio. ?Os n?meros demonstram que continuamos sendo uma m?quina de produzir divisas para o Esp?rito Santo e para o Brasil?, destaca o secret?rio estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

O aumento em volume, frisou, ? uma garantia de manuten??o do mercado. ?Isso demonstra que, mesmo com a crise, o Esp?rito Santo ? extremamente competitivo no mercado internacional?, frisa o secret?rio. Para 2010, o grande desafio do agroneg?cio capixaba ? diversificar mais a pauta das exporta??es e ampliar o volume dos embarques.

A perda de receita nas exporta??es do agroneg?cio, explica o secret?rio, ? justificada basicamente pela queda nos pre?os da celulose (-30,9%) e do caf? e derivados (-18%). Os dois responderam juntos por 87,6% do valor total exportado no ano, que somou a cifra de US$1,3 bilh?o. ?Os pre?os dos dois produtos tiveram acentuada retra??o, influenciando fortemente na queda da gera??o de renda?, destacou Bergoli.

Apenas dois produtos, que n?o tem grande peso na pauta das exporta??es, conseguiram ficar no azul: carnes e miudezas de bovinos e a??car de cana. As carnes registraram crescimento de 133,5% no volume exportado, o mesmo desempenho na gera??o de divisas, mas acumulou queda de 8,6% na m?dia dos pre?os.

J? o a??car, que registrou 14% de incremento no volume exportado impactou positivamente em 84,8% na gera??o de divisas e acumulou aumento de 62,1% no pre?o m?dio. A pimenta-do-reino que teve desempenho negativo na gera??o de receitas e na cota??o, teve surpreendente crescimento de 64,1% no volume exportado.

A especiaria, mesmo com menor volume, conseguiu desbancar o mam?o, no item valor. As exporta??es de pimenta-do-reino totalizaram US$ 20,6 milh?es em 2009, enquanto que os embarques de mam?o somaram US$ 17,7 milh?es. O pre?o m?dio do mam?o teve aumento de 6,1%, mas o volume exportado caiu 19% e a gera??o de divisas teve queda de 14,1%.

O maior problema enfrentado pelo mam?o foi a redu??o da oferta ocasionado pelo excesso de chuvas que prejudicou muito os produtores que apostaram na cultura. O secret?rio lembrou que os problemas clim?ticos somados ao d?lar valorizado e aos elevados custos de produ??o deixaram o setor em situa??o desconfort?vel.

Ranking
Principais produtos de exporta??o do agroneg?cio local

Veja o produto e o volume de exporta??es em 2009
Celulose - US$ 821,161 milh?es (58% do total)
Caf? e derivados - 400,337 milh?es (28,71% do total)
Carnes e miudezas de bovinos - US$ 26,7 milh?es (1,92% do total)
Chocolates e preparados com cacau - US$ 25,4 milh?es (1,83% do total)
Pimenta do Reino - US$ 20,6 milh?es (1,48% do total)
Mam?o - US$ 17,7 milh?es (1,27% do total)
A??car de cana - US$ 11 milh?es (0,79% do total)
Pescados em geral - US$ 5,4 milh?es (0,39% do total)
Leite e derivados - US$ 5,3 milh?es (0,38% do total)
Gengibre - US$ 2,2 milh?es (0,16% do total)

Fonte: Campo Vivo

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