Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Outubro chegou e com ele o movimento que conscientiza sobre o câncer de mama: o Outubro Rosa. A campanha tem o intuito de reforçar a importância da detecção precoce da doença, incentivando as mulheres a realizarem exames preventivos. Como parte do compromisso com a saúde feminina, o Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais realiza o Programa de Saúde da Mulher Rural, que leva conscientização às mulheres do campo.
De caráter educativo e com foco na prevenção, o programa é levado às comunidades do interior do Espírito Santo prezando pela melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
“O Programa de Saúde da Mulher não acontece só em outubro. O ano inteiro, o Senar-ES tem conscientizado a mulher do campo sobre a importância do autocuidado. Dessa forma, proporcionamos a elas desde a atenção com a saúde a oportunidades de profissionalização, promovendo uma nova percepção de si mesma”, ressalta a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), Letícia Toniato.
Cada município escolhido para receber o Programa passa por um sábado inteiro de aprendizado. A população local participa de palestras educativas sobre saúde e ainda garante a oportunidade de passar por uma variedade de exames. Entre eles, o preventivo, que detecta os primeiros sinais do câncer de colo do útero.
A analista do Senar-ES e responsável pelo projeto, Munik Muniz, explica que ainda se busca uma solução para disponibilizar o exame que detecta precocemente o câncer de mama no Programa.
“Estamos em busca de soluções para oferecer esse serviço, enquanto isso, é feito um trabalho de conscientização do câncer de mama. As palestras ensinam sobre o autoexame, explicam a necessidade de descobrir a doença de maneira precoce e incentivam as mulheres a buscarem ajuda médica”, afirma Munik.
Entretanto, o Programa vai além da saúde da mulher e contribui, também, para a valorização da autoestima. Durante o projeto, as mulheres têm a chance de ter um dia de beleza. Com massagem, corte de cabelo, design de sobrancelha, entre outros, as mulheres atendidas passam a perceber a grandiosidade que o cuidado pessoal faz.
“O Programa vai além da saúde e cuida também da autoestima das mulheres rurais, porque, muitas vezes, com o grande envolvimento nas responsabilidades familiares, elas acabam se negligenciando em meio às suas obrigações”, aponta Munik, que afirma também, que as atividades são feitas nos sábados justamente para facilitar a participação, considerando a rotina atarefada delas durante a semana.
Agregando saúde, educação e autoestima, o Programa de Saúde da Mulher segue de mãos dadas com o Outubro Rosa, promovendo a conscientização e o autocuidado entre as mulheres do campo ao longo de todo o ano.