Pre?os do etanol despencam no Brasil com avan?o da safra de cana
1 de setembro de 2020
Os pre?os do etanol combust?vel no Brasil despencaram na semana passada, com o tempo seco ajudando no avan?o da colheita de cana, afirmou uma pesquisadora do Cepea, da Esalq, nesta segunda-feira.
Os pre?os do combust?vel atingiram n?veis sem precedentes nos ?ltimos meses, durante a entressafra no centro-sul, pressionando para cima a infla??o e gerando preocupa??es quanto ao desabastecimento de etanol em algumas regi?es do pa?s.
A situa??o for?ou o governo a anunciar medidas com intuito de refor?ar o abastecimento no futuro.
"Tivemos problema no in?cio de safra com chuva... Agora o tempo ficou mais firme e a produ??o se normalizou", disse Mirian Bacchi, pesquisadora do Cepea, que pertence ? Universidade de S?o Paulo.
O etanol hidratado, que ? utilizado nos carros flex, era negociado, na semana passada, a 1,06 real o litro, sem incluir os custos de frete ou taxas, em queda de 20 por cento ante a semana anterior e quase 35 por cento abaixo da m?xima atingida na ?ltima semana de mar?o, de acordo com o Cepea.
Para o etanol anidro, que ? misturado ? gasolina, pagou-se na semana passada 1,88 real o litro, em m?dia, tamb?m em queda de aproximadamente 21 por cento na compara??o com a semana anterior e 31 por cento abaixo do n?vel recorde, de 2,73 reais, atingido em meados de abril.
NECESSIDADE DE CAIXA
O tempo mais seco a partir do meio de abril permitiu a acelera??o da colheita de cana, ap?s o in?cio mais lento do que o esperado, causado pelo excesso de chuvas a partir de fevereiro.
Diversas usinas foram for?adas a atrasar o in?cio da temporada ou interromper a produ??o v?rias vezes ap?s o in?cio.
O baixo rendimento da cana at? agora, principalmente devido ao clima seco em 2010, tamb?m contribuiu para o lento in?cio da temporada, de acordo com a associa??o da ind?stria Unica.
Por?m, com a melhoria das condi??es da colheita, diversos grupos est?o ?vidos por come?ar a moagem, especialmente aqueles que precisam de dinheiro ap?s a longa entressafra, disse Bacchi.
"H? necessidade de caixa por parte de algumas unidades. Elas precisam de dinheiro para pagar tributos, sal?rios", disse Bacchi, acrescentando que, nos n?veis atuais, o etanol hidratado volta a competir com a gasolina.
O pre?o do etanol utilizado nos carros flex n?o deve ultrapassar 70 por cento do pre?o da gasolina na bomba para ser competitivo. Isso porque os carros andam mais com a gasolina do que com a quantidade equivalente de etanol.
A recente alta nos pre?os levou os propriet?rios de carros flex a trocar o etanol pela gasolina. H? expectativa de que isso seja revertido agora. "A gente vai ter consumo mais elevado nestes n?veis de pre?o."
Fonte: Campo Vivo
Os pre?os do combust?vel atingiram n?veis sem precedentes nos ?ltimos meses, durante a entressafra no centro-sul, pressionando para cima a infla??o e gerando preocupa??es quanto ao desabastecimento de etanol em algumas regi?es do pa?s.
A situa??o for?ou o governo a anunciar medidas com intuito de refor?ar o abastecimento no futuro.
"Tivemos problema no in?cio de safra com chuva... Agora o tempo ficou mais firme e a produ??o se normalizou", disse Mirian Bacchi, pesquisadora do Cepea, que pertence ? Universidade de S?o Paulo.
O etanol hidratado, que ? utilizado nos carros flex, era negociado, na semana passada, a 1,06 real o litro, sem incluir os custos de frete ou taxas, em queda de 20 por cento ante a semana anterior e quase 35 por cento abaixo da m?xima atingida na ?ltima semana de mar?o, de acordo com o Cepea.
Para o etanol anidro, que ? misturado ? gasolina, pagou-se na semana passada 1,88 real o litro, em m?dia, tamb?m em queda de aproximadamente 21 por cento na compara??o com a semana anterior e 31 por cento abaixo do n?vel recorde, de 2,73 reais, atingido em meados de abril.
NECESSIDADE DE CAIXA
O tempo mais seco a partir do meio de abril permitiu a acelera??o da colheita de cana, ap?s o in?cio mais lento do que o esperado, causado pelo excesso de chuvas a partir de fevereiro.
Diversas usinas foram for?adas a atrasar o in?cio da temporada ou interromper a produ??o v?rias vezes ap?s o in?cio.
O baixo rendimento da cana at? agora, principalmente devido ao clima seco em 2010, tamb?m contribuiu para o lento in?cio da temporada, de acordo com a associa??o da ind?stria Unica.
Por?m, com a melhoria das condi??es da colheita, diversos grupos est?o ?vidos por come?ar a moagem, especialmente aqueles que precisam de dinheiro ap?s a longa entressafra, disse Bacchi.
"H? necessidade de caixa por parte de algumas unidades. Elas precisam de dinheiro para pagar tributos, sal?rios", disse Bacchi, acrescentando que, nos n?veis atuais, o etanol hidratado volta a competir com a gasolina.
O pre?o do etanol utilizado nos carros flex n?o deve ultrapassar 70 por cento do pre?o da gasolina na bomba para ser competitivo. Isso porque os carros andam mais com a gasolina do que com a quantidade equivalente de etanol.
A recente alta nos pre?os levou os propriet?rios de carros flex a trocar o etanol pela gasolina. H? expectativa de que isso seja revertido agora. "A gente vai ter consumo mais elevado nestes n?veis de pre?o."
Fonte: Campo Vivo