Cookies: Utilizamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso. Por favor, verifique nossa política de cookies.

Entendi e Fechar
Presidente da CNA critica pr?tica monopolista e marketing enganoso da JBS Friboi
1 de setembro de 2020

A presidente da Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA), senadora K?tia Abreu, subiu ? tribuna do Senado na quinta-feira para protestar contra as pr?ticas monopolistas da empresa JBS Friboi e sua agressiva campanha de marketing, depreciando concorrentes que comercializam carne com qualidade id?ntica ? dela.

Em seu discurso, a senadora fez quest?o de destacar que a pecu?ria do pa?s foi constru?da sem verbas p?blicas, diferentemente da JBS Friboi. O grupo conseguiu financiamento da ordem de R$ 7 bilh?es junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social (BNDES), recursos que, na avalia??o de K?tia Abreu, poderiam ajudar pequenas e m?dias empresas frigor?ficas que passam por dificuldades.

Como conhecedora da realidade da pecu?ria brasileira, ela fez quest?o de esclarecer que o Brasil n?o possui apenas uma marca boa de carne. ?Temos centenas?, afirmou, destacando que a JBS Friboi se apropriou da marca de inspe??o federal ? o SIF ? , como se fosse o ?nico frigor?fico brasileiro certificado nacionalmente pelo minist?rio da Agricultura. N?o ?.
?Outros 209 frigor?ficos do Brasil passaram pelo mesmo processo de inspe??o e certifica??o, t?m o mesmo SIF que essa tal marca JBS, que diz que s? ela tem?, explicou a presidente da CNA. Em seguida, advertiu que ? preciso ter ?cuidado e cautela para n?o praticar marketing enganoso?. Segundo ela, todos aplaudimos o sucesso das empresas ? Mas n?s n?o queremos um mercado e um capitalismo destrutivos?, completou.

Al?m do governo federal, o servi?o de inspe??o tamb?m pode ser realizado por ?rg?os estaduais e municipais. As boas pr?ticas dos pecuaristas, aliadas a esta fiscaliza??o, garantem a qualidade da carne brasileira. Cerca de 70% da produ??o nacional s?o consumidos pelo mercado interno. Mesmo exportando apenas 30% do que produz, o Brasil ?, hoje, o maior exportador mundial de carne.

Para a senadora, a campanha do JBS Friboi ?deprecia o carimbo brasileiro de inspe??o?, atitude que pode, inclusive, prejudicar a imagem positiva da nossa carne nos mercados. ?O produto brasileiro ? admirado no mundo inteiro, porque nossos animais n?o s?o criados em currais, comendo ra??o. O boi brasileiro ? verde, criado solto nos pastos?, afirmou.

Segundo a senadora, foi com grande esfor?o que os pecuaristas conseguiram trazer a gen?tica da ?ndia e aprimor?-la, para ofertar aos mercados nacional e mundial carne mais barata e de excelente qualidade. ?Na Fran?a, o consumidor paga at? quatro vezes mais do que se paga aqui por um quilo de fil?, porque a nossa carne ? competitiva?, frisou.

Ao final, a presidente da CNA afirmou que j? solicitou uma audi?ncia com a presidente da Rep?blica, Dilma Rousseff, para tratar da quest?o dos financiamentos para pequenos e m?dios frigor?ficos representados pela Associa??o Brasileira dos Frigor?ficos (ABRAFRIGO).

Fonte: Canal do Produtor

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08