Cookies: Utilizamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso. Por favor, verifique nossa política de cookies.

Entendi e Fechar
Presidente da CNA quer ampliar exporta??es de caf? para a China
1 de setembro de 2020

A presidente da Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA), senadora K?tia Abreu, reuniu-se nesta quarta-feira (23/10) com representantes da cadeia produtiva do caf? para discutir estrat?gias de promo??o comercial e amplia??o das exporta??es do produto para a China. Esta ? uma das prioridades da agenda a ser discutida com os chineses em miss?o empresarial liderada pela entidade, de 5 a 15 de novembro, quando a comitiva estar? em Pequim e Xangai.

?Precisamos buscar a abertura de mercado, vendendo mais produto para melhorar os pre?os para os nossos produtores. Por isso, precisamos definir nossas prioridades para sermos mais competitivos?, afirmou a senadora, lembrando as dificuldades enfrentadas pelo setor, como os altos custos de produ??o.

Para as ind?strias, a principal barreira ? a tarifa de exporta??o do caf? sol?vel para pa?s asi?tico, hoje fixada em 17%. O segmento defendeu, tamb?m, est?mulos do governo para a instala??o de ind?strias no mercado chin?s.

Uma das propostas apresentadas pela senadora seria a cria??o de uma rede brasileira que vendesse o caf? nacional na China. Hoje, o Brasil exporta caf? verde e caf? sol?vel para aquele pa?s e o consumo do produto vem crescendo na ?sia, o que refor?a a necessidade de melhorar a competitividade do setor produtivo brasileiro. Enquanto a m?dia mundial de consumo de caf? ? de 250 x?caras/ano, os chineses bebem apenas tr?s x?caras anualmente. ?Ou somos competitivos ou n?o abriremos mercado?, alertou a senadora K?tia Abreu.

O caf? ? um dos produtos da lista de prioridades dentro da proposta de amplia??o das exporta??es para o mercado chin?s, al?m das carnes bovina, su?na e de aves, suco de laranja, a??car e ?lcool e produtos florestais. A CNA tamb?m tem defendido a busca de parcerias para atrair investimentos chineses em segmentos como aquicultura, l?cteos e caprinos e ovinos.

Para o presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Sim?es, um dos pontos fundamentais neste processo de amplia??o das vendas externas ? a promo??o comercial dos produtos do agroneg?cio. ?Produzimos muito de v?rios produtos, mas pecamos no momento de vend?-los?, frisou. Na avalia??o do presidente da Comiss?o Nacional do Caf? da CNA, Breno Mesquita, ? necess?rio agregar valor ao caf? brasileiro.

Participaram do encontro o vice-presidente diretor da CNA e presidente da Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Esp?rito Santo (FAES), J?lio da Silva Rocha J?nior, o presidente do Conselho Nacional do Caf? (CNC), deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), o presidente do Conselho dos Exportadores de Caf? do Brasil (Cecaf?), Guilherme Braga Abreu, e diretores da Associa??o Brasileira da Ind?stria de Caf? (ABIC) e da Associa??o Brasileira da Ind?stria de Caf? Sol?vel (ABICS).

Fonte: Canal do Produtor

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
(27) 3185-9226
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, 11° andar.
Santa Lúcia, Vitória-ES
CEP: 29056-243
CNPJ: 04.297.257/0001-08