Produtores apresentam ?Frutas do Brasil? no maior evento de fruticultura do mundo, na Alemanha
1 de setembro de 2020
Vinte e seis empresas brasileiras participam da Fruit Logistic Berlim 2016 com o objetivo de ampliar as exporta??es de frutas frescas brasileiras
?Frutas do Brasil ? Gifted by The Sun (presenteado pelo sol)?. O selo, representado por um colibri (g?nero de beija-flor), foi apresentado no maior evento de fruticultura do mundo - Fruit Logistic Berlim, que ocorre todos os anos, no in?cio de fevereiro. A marca foi destaque no stand brasileiro de 400 m2 e representa a garantia de qualidade e sabor das frutas exportadas pelas 26 empresas presentes nesta edi??o do evento.
Mel?es, melancias, bananas, mam?es, uvas, lim?es, abacaxis, laranjas, ma??s, abacates, mangas e, tamb?m, polpas congeladas foram degustadas por mais de 70 mil pessoas que passaram pela feira entre quarta (03/02) e sexta-feira (05/02). O Projeto Frutas do Brasil ? uma parceria institucional entre a Associa??o Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Ag?ncia Brasileira de Promo??o de Exporta??es e Investimentos (ApexBrasil), e conta com o apoio da Confedera??o de Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA).
De acordo com o presidente da Comiss?o Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado, a Fruit Logistic inclui os principais pa?ses produtores e compradores de frutas frescas e processadas. ?Estamos buscando cada vez mais promover o produto brasileiro no exterior, mostrando o que conquistamos com qualidade e sabor das frutas ressaltadas pela tropicalidade do pa?s?, revela. Tom acrescenta que hoje o Brasil ? reconhecido internacionalmente pela qualidade dos produtos que exporta. O que justifica o aumento de 3,8% em valor exportado, o equivalente a US$ 735 milh?es, e 11,44% em volume, em 2015 comparado ao ano de 2014. ?A expectativa ? que ao fim desta edi??o da feira fechemos mais neg?cios com diversos pa?ses?.
Para o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, participar da Fruit Logistic Berlim 2016 ? como estar na maior vitrine de frutas do mundo. ?Quem quer exportar est? no lugar certo, pois a feira re?ne todos os players desse neg?cio?, comemora. ?Estados Unidos, pa?ses da Europa e da ?sia t?m interesse em fechar neg?cios?, complementa.
O Brasil produz aproximadamente 43 milh?es de toneladas de frutas frescas e exporta 3% desse total. O mercado interno absorve a maior quantidade. Os principais compradores s?o os pa?ses da Uni?o Europeia, destino de 80% das nossas exporta??es.
Segundo Barcelos, os pa?ses asi?ticos, com destaque para a China e o Jap?o, est?o cada vez mais receptivos ?s nossas frutas. ?Recebemos a visita de inspetores chineses no in?cio do ano interessados em conhecer como as frutas cearenses s?o produzidas e constatar se realmente s?o livres de pragas. Est? previsto, ainda para este primeiro semestre, uma nova visita de prov?veis clientes, os japoneses. Estamos muito otimistas com a visibilidade que nossos produtos est?o ganhando no mercado,? afirma esperan?oso com o futuro.
Desafios: capacita??o, infraestrutura e log?stica - Apesar do bom momento da fruticultura brasileira, existem alguns desafios que precisam ser vencidos para o aumento da produ??o e da exporta??o. ?Precisamos capacitar os produtores visando as boas pr?ticas agr?colas e a qualidade, uma vez que o mercado externo ? muito exigente?, ressalta Eduardo Brand?o, assessor t?cnico da Comiss?o Nacional de Fruticultura da CNA. Brand?o comenta que a maioria dos fruticultores brasileiros n?o exporta, por n?o conseguir atender essas exig?ncias. ?Tamb?m precisamos trabalhar em busca de novos mercados, na redu??o das barreiras tarif?rias e fitossanit?rias, quest?es que muitas vezes impedem as exporta??es brasileiras?.
Outro ponto preocupante, com impacto direto no crescimento da fruticultura brasileira, ? a infraestrutura e a log?stica, ainda longe de atender ?s necessidades. ?Hoje temos s?rios problemas em raz?o da precariedade das rodovias do pa?s, por onde ? escoada a produ??o em dire??o aos portos. A grande maioria das frutas ? exportada por via mar?tima?, observa o assessor t?cnico. E, por fim, Brand?o acrescenta que os produtores enfrentam dificuldades com a cadeia de frio, uma vez que as cargas devem ser frigorificadas e a maioria dos portos n?o tem este tipo de estrutura dispon?vel.
Fruit Logistic 2016 - A edi??o de 2016 da Fruit Logistica Berlim abrigou mais de 2.800 expositores de 84 pa?ses, sendo 26 expositores brasileiros, com a visita de cerca de 70 mil potenciais compradores de 135 pa?ses. Neste ano, o pa?s parceiro foi o Egito. Al?m da exposi??o de frutas frescas e secas, hortali?as, legumes e assemelhados, voltada para p?blico especializado, o evento cobriu tamb?m os setores de empacotamento e etiquetagem, transporte e log?stica, armazenamento, solu??es de computa??o e de internet e sistemas de cultivos.
Fonte: Assessoria de Comunica??o CNA
?Frutas do Brasil ? Gifted by The Sun (presenteado pelo sol)?. O selo, representado por um colibri (g?nero de beija-flor), foi apresentado no maior evento de fruticultura do mundo - Fruit Logistic Berlim, que ocorre todos os anos, no in?cio de fevereiro. A marca foi destaque no stand brasileiro de 400 m2 e representa a garantia de qualidade e sabor das frutas exportadas pelas 26 empresas presentes nesta edi??o do evento.
Mel?es, melancias, bananas, mam?es, uvas, lim?es, abacaxis, laranjas, ma??s, abacates, mangas e, tamb?m, polpas congeladas foram degustadas por mais de 70 mil pessoas que passaram pela feira entre quarta (03/02) e sexta-feira (05/02). O Projeto Frutas do Brasil ? uma parceria institucional entre a Associa??o Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Ag?ncia Brasileira de Promo??o de Exporta??es e Investimentos (ApexBrasil), e conta com o apoio da Confedera??o de Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA).
De acordo com o presidente da Comiss?o Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado, a Fruit Logistic inclui os principais pa?ses produtores e compradores de frutas frescas e processadas. ?Estamos buscando cada vez mais promover o produto brasileiro no exterior, mostrando o que conquistamos com qualidade e sabor das frutas ressaltadas pela tropicalidade do pa?s?, revela. Tom acrescenta que hoje o Brasil ? reconhecido internacionalmente pela qualidade dos produtos que exporta. O que justifica o aumento de 3,8% em valor exportado, o equivalente a US$ 735 milh?es, e 11,44% em volume, em 2015 comparado ao ano de 2014. ?A expectativa ? que ao fim desta edi??o da feira fechemos mais neg?cios com diversos pa?ses?.
Para o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, participar da Fruit Logistic Berlim 2016 ? como estar na maior vitrine de frutas do mundo. ?Quem quer exportar est? no lugar certo, pois a feira re?ne todos os players desse neg?cio?, comemora. ?Estados Unidos, pa?ses da Europa e da ?sia t?m interesse em fechar neg?cios?, complementa.
O Brasil produz aproximadamente 43 milh?es de toneladas de frutas frescas e exporta 3% desse total. O mercado interno absorve a maior quantidade. Os principais compradores s?o os pa?ses da Uni?o Europeia, destino de 80% das nossas exporta??es.
Segundo Barcelos, os pa?ses asi?ticos, com destaque para a China e o Jap?o, est?o cada vez mais receptivos ?s nossas frutas. ?Recebemos a visita de inspetores chineses no in?cio do ano interessados em conhecer como as frutas cearenses s?o produzidas e constatar se realmente s?o livres de pragas. Est? previsto, ainda para este primeiro semestre, uma nova visita de prov?veis clientes, os japoneses. Estamos muito otimistas com a visibilidade que nossos produtos est?o ganhando no mercado,? afirma esperan?oso com o futuro.
Desafios: capacita??o, infraestrutura e log?stica - Apesar do bom momento da fruticultura brasileira, existem alguns desafios que precisam ser vencidos para o aumento da produ??o e da exporta??o. ?Precisamos capacitar os produtores visando as boas pr?ticas agr?colas e a qualidade, uma vez que o mercado externo ? muito exigente?, ressalta Eduardo Brand?o, assessor t?cnico da Comiss?o Nacional de Fruticultura da CNA. Brand?o comenta que a maioria dos fruticultores brasileiros n?o exporta, por n?o conseguir atender essas exig?ncias. ?Tamb?m precisamos trabalhar em busca de novos mercados, na redu??o das barreiras tarif?rias e fitossanit?rias, quest?es que muitas vezes impedem as exporta??es brasileiras?.
Outro ponto preocupante, com impacto direto no crescimento da fruticultura brasileira, ? a infraestrutura e a log?stica, ainda longe de atender ?s necessidades. ?Hoje temos s?rios problemas em raz?o da precariedade das rodovias do pa?s, por onde ? escoada a produ??o em dire??o aos portos. A grande maioria das frutas ? exportada por via mar?tima?, observa o assessor t?cnico. E, por fim, Brand?o acrescenta que os produtores enfrentam dificuldades com a cadeia de frio, uma vez que as cargas devem ser frigorificadas e a maioria dos portos n?o tem este tipo de estrutura dispon?vel.
Fruit Logistic 2016 - A edi??o de 2016 da Fruit Logistica Berlim abrigou mais de 2.800 expositores de 84 pa?ses, sendo 26 expositores brasileiros, com a visita de cerca de 70 mil potenciais compradores de 135 pa?ses. Neste ano, o pa?s parceiro foi o Egito. Al?m da exposi??o de frutas frescas e secas, hortali?as, legumes e assemelhados, voltada para p?blico especializado, o evento cobriu tamb?m os setores de empacotamento e etiquetagem, transporte e log?stica, armazenamento, solu??es de computa??o e de internet e sistemas de cultivos.
Fonte: Assessoria de Comunica??o CNA