
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Faes / Senar-ES
As máquinas recolhedoras de café que estiverem fora das normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego serão lacradas e interditadas nesta colheita. As máquinas compradas antes de 2024, ainda não possuem os ajustes necessários para garantir a segurança dos produtores na operação.
As fiscalizações nas propriedades rurais durante o período serão mais rigorosas e a orientação é que os produtores se atentem à regularização de seus equipamentos, pois não haverá tolerância para irregularidades.
O alerta foi feito em uma das reuniões sobre "O Pacto do Trabalho Decente na Cafeicultura", realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo (SRTE), voltada para lideranças, produtores e sindicatos de produtores e trabalhadores rurais, representantes dos fabricantes das máquinas.
Entre as ações de segurança implantadas nas novas recolhedoras, está a instalação de um botão de pânico para o travamento imediato do equipamento em caso de emergência. O kit de adequação das novas máquinas também deve ser incluído nas máquinas antigas.
Durante a reunião, também foi reforçada a necessidade de treinamentos aos trabalhadores rurais que irão conduzir as máquinas. O Senar-ES oferece o treinamento de operação e manutenção de recolhedora de café, na qual ensina técnicas apropriadas para operar a máquina. Saiba mais:
Treinamento de operação e manutenção de recolhedora de café
Restrições: Ter idade mínima de 18 anos
Carga Horária: 16 h
Conteúdo: Introdução; Conhecer os componentes da máquina e do implemento; Apresentação dos componentes (trator e recolhedora); Acoplamento ao trator; Manutenção; Normas de segurança NR12 e NR31 (Art° 31.12.31); Aula prática: Operação da máquina atendendo todas as normas.
O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais alerta os produtores para a importância de cumprir as normas de segurança, evitando autuações e garantindo um ambiente de trabalho seguro nas lavouras.