RJ e ES poder?o se transformar nas maiores pot?ncias exportadoras de gr?os no Brasil
1 de setembro de 2020
Plano estrat?gico poder? transformar Rio e Esp?rito Santo nas maiores pot?ncias de exporta??o de gr?os do Brasil, tudo vai depender do ?xito do Plano Estrat?gico de Log?stica e Cargas do Estado do Rio (PELC/RJ), que est? sendo implementado pela Secretaria de Transportes, com o apoio financeiro e acompanhamento t?cnico do Banco Mundial.
O plano, que prev? a abertura de tr?s mega corredores para o escoamento da produ??o agr?cola, ir? fornecer diretrizes para o desenvolvimento da log?stica no territ?rio fluminense, com planejamento at? 2045. A iniciativa ? in?dita e identifica as necessidades de interven??o para a garantia de uma boa infraestrutura de transporte de cargas em geral, priorizando fatores como agilidade e seguran?a.
Com isso, o Rio de Janeiro dever? se consolidar como plataforma log?stica de classe mundial. ?Esses corredores v?o fazer com que o Rio tenha um dos maiores potenciais para o escoamento de granel agr?cola da Am?rica do Sul. Em m?dio e longo prazo, isso vai proporcionar uma grande transforma??o da agroind?stria do estado?, afirmou o subsecret?rio de Transportes do Rio, Delmo Manoel Pinho, que apresentou o PELC/RJ durante almo?o realizado em 19 de abril na sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
?A partir do momento em que n?s tivermos gr?os de soja, milho, entre outros, com custo de transporte barato, muitas produ??es como ave e su?nos que est?o sediadas em outros estados poder?o vir para o Rio?, acrescentou Pinho, salientando a import?ncia de financiamento do governo federal para a consolida??o do projeto, que envolveu recursos do Banco Mundial da ordem de R$ 5 milh?es.
ESTRUTURA
O plano tem seu foco de atua??o na regi?o Centro-Sudeste do pa?s, e sua estrutura de abrang?ncia territorial ? semelhante ao sistema de bacias log?sticas institu?do pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa). No caso do setor agr?cola, a aten??o est? voltada para as ferrovias.
?O Brasil precisa mudar sua matriz de transportes, e o Rio tamb?m. ? necess?rio investir muito em rodovias, e nos sistemas portu?rio e aeroportu?rio. Mas em rela??o ?s cargas de graneis agr?colas e minerais, e determinados produtos da ind?stria, no m?dio prazo, a ferrovia ? a melhor solu??o que se tem no mundo?, observou o subsecret?rio.
CORREDORES
O PELC/RJ 2045 prev? o funcionamento de tr?s corredores para gr?os. Um deles ? a Ferrovia EF 118 Rio/Vit?ria, que est? em fase de an?lise pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal, e que dever? ser viabilizado de forma integrada com a renova??o das concess?es das ferrovias Vit?ria/Minas, MRS e FCA.
O outro corredor ? formado pela linha ferrovi?ria da Rumo Malha Paulista, associada ? constru??o do Ferroanel Tramo Norte, seguindo em dire??o ? Prov?ncia Portu?ria de Itagua? (RJ) pela MRS Log?stica. A via permitir? o acesso de grandes volumes de gr?os para o mercado externo, com a utiliza??o das maiores embarca??es graneleiras do mercado internacional.
?Em Itagua?, a ideia ? transformar o porto Sudeste, que passar? a transportar granel agr?cola ao inv?s de min?rio, abrindo um polo com capacidade para exportar 50 milh?es de toneladas de gr?os por ano. Nenhum porto do hemisf?rio sul faz isso?, destacou Pinho.
Por fim, ser? implantada a ferrovia EF 354, a come?ar pelo trecho Lucas do Rio Verde (MT)/ ferrovia Norte-Sul, prosseguindo em uma segunda etapa com a implanta??o do Tramo Leste da ferrovia EF 354, entre a Norte-Sul e Campos/Porto A?u (RJ). A linha f?rrea apresenta boas perspectivas de carregamentos em Ipatinga/MG (Vale do A?o), Concei??o do Mato Dentro (min?rios), passando por regi?es de potencial expans?o agr?cola, at? alcan?ar a ferrovia Norte/Sul e posteriormente Lucas do Rio Verde.
ESCOAMENTO DA PRODU??O
O subsecret?rio de Transportes disse que dever?o ser utilizados navios do tipo capesize para o escoamento da produ??o agr?cola. ?? o melhor navio para carregar essa produ??o. Transporta um maior volume a grandes dist?ncias e torna a viagem mais barata. A economia de frete varia de 30% a 50%. Atualmente, os portos de A?u, no Rio, e de Itaqui, no Maranh?o, est?o capacitados para operar com esse tipo de embarca??o, e o complexo de Itagua? tamb?m est? entrando nesse sistema?.
Pinho acredita ainda que, em termos de log?stica, a sa?da pelo sul ? mais vantajosa. ?Quando todas as ferrovias estiverem conclu?das, para enviar gr?os para o sistema Sul, ou seja, de Lucas do Rio Verde para o porto de Santos, ser?o necess?rios 2.427 km de malha; de Lucas para os portos A?u, no Rio e Central, no Esp?rito Santo, s?o 2.700 km, ao passo que para o sistema Norte s?o 2.871km?.
Fonte: CNA - Brasil
O plano, que prev? a abertura de tr?s mega corredores para o escoamento da produ??o agr?cola, ir? fornecer diretrizes para o desenvolvimento da log?stica no territ?rio fluminense, com planejamento at? 2045. A iniciativa ? in?dita e identifica as necessidades de interven??o para a garantia de uma boa infraestrutura de transporte de cargas em geral, priorizando fatores como agilidade e seguran?a.
Com isso, o Rio de Janeiro dever? se consolidar como plataforma log?stica de classe mundial. ?Esses corredores v?o fazer com que o Rio tenha um dos maiores potenciais para o escoamento de granel agr?cola da Am?rica do Sul. Em m?dio e longo prazo, isso vai proporcionar uma grande transforma??o da agroind?stria do estado?, afirmou o subsecret?rio de Transportes do Rio, Delmo Manoel Pinho, que apresentou o PELC/RJ durante almo?o realizado em 19 de abril na sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
?A partir do momento em que n?s tivermos gr?os de soja, milho, entre outros, com custo de transporte barato, muitas produ??es como ave e su?nos que est?o sediadas em outros estados poder?o vir para o Rio?, acrescentou Pinho, salientando a import?ncia de financiamento do governo federal para a consolida??o do projeto, que envolveu recursos do Banco Mundial da ordem de R$ 5 milh?es.
ESTRUTURA
O plano tem seu foco de atua??o na regi?o Centro-Sudeste do pa?s, e sua estrutura de abrang?ncia territorial ? semelhante ao sistema de bacias log?sticas institu?do pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa). No caso do setor agr?cola, a aten??o est? voltada para as ferrovias.
?O Brasil precisa mudar sua matriz de transportes, e o Rio tamb?m. ? necess?rio investir muito em rodovias, e nos sistemas portu?rio e aeroportu?rio. Mas em rela??o ?s cargas de graneis agr?colas e minerais, e determinados produtos da ind?stria, no m?dio prazo, a ferrovia ? a melhor solu??o que se tem no mundo?, observou o subsecret?rio.
CORREDORES
O PELC/RJ 2045 prev? o funcionamento de tr?s corredores para gr?os. Um deles ? a Ferrovia EF 118 Rio/Vit?ria, que est? em fase de an?lise pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal, e que dever? ser viabilizado de forma integrada com a renova??o das concess?es das ferrovias Vit?ria/Minas, MRS e FCA.
O outro corredor ? formado pela linha ferrovi?ria da Rumo Malha Paulista, associada ? constru??o do Ferroanel Tramo Norte, seguindo em dire??o ? Prov?ncia Portu?ria de Itagua? (RJ) pela MRS Log?stica. A via permitir? o acesso de grandes volumes de gr?os para o mercado externo, com a utiliza??o das maiores embarca??es graneleiras do mercado internacional.
?Em Itagua?, a ideia ? transformar o porto Sudeste, que passar? a transportar granel agr?cola ao inv?s de min?rio, abrindo um polo com capacidade para exportar 50 milh?es de toneladas de gr?os por ano. Nenhum porto do hemisf?rio sul faz isso?, destacou Pinho.
Por fim, ser? implantada a ferrovia EF 354, a come?ar pelo trecho Lucas do Rio Verde (MT)/ ferrovia Norte-Sul, prosseguindo em uma segunda etapa com a implanta??o do Tramo Leste da ferrovia EF 354, entre a Norte-Sul e Campos/Porto A?u (RJ). A linha f?rrea apresenta boas perspectivas de carregamentos em Ipatinga/MG (Vale do A?o), Concei??o do Mato Dentro (min?rios), passando por regi?es de potencial expans?o agr?cola, at? alcan?ar a ferrovia Norte/Sul e posteriormente Lucas do Rio Verde.
ESCOAMENTO DA PRODU??O
O subsecret?rio de Transportes disse que dever?o ser utilizados navios do tipo capesize para o escoamento da produ??o agr?cola. ?? o melhor navio para carregar essa produ??o. Transporta um maior volume a grandes dist?ncias e torna a viagem mais barata. A economia de frete varia de 30% a 50%. Atualmente, os portos de A?u, no Rio, e de Itaqui, no Maranh?o, est?o capacitados para operar com esse tipo de embarca??o, e o complexo de Itagua? tamb?m est? entrando nesse sistema?.
Pinho acredita ainda que, em termos de log?stica, a sa?da pelo sul ? mais vantajosa. ?Quando todas as ferrovias estiverem conclu?das, para enviar gr?os para o sistema Sul, ou seja, de Lucas do Rio Verde para o porto de Santos, ser?o necess?rios 2.427 km de malha; de Lucas para os portos A?u, no Rio e Central, no Esp?rito Santo, s?o 2.700 km, ao passo que para o sistema Norte s?o 2.871km?.
Fonte: CNA - Brasil