Rodovias usadas para escoar a safra est?o entre as 10 piores do pa?s
1 de setembro de 2020
As principais rodovias utilizadas para o escoamento da safra brasileira est?o entre as 10 piores do pa?s. O dado est? no levantamento da Confedera??o Nacional de Transportes (CNT) divulgado nesta quinta, dia 16. A falta de investimento no setor pode aumentar ainda mais o custo do frete que hoje em regi?es como a Norte e Centro-Oeste j? s?o 30% mais altos.
A CNT avaliou mais de 98 mil quil?metros de rodovias federais e estaduais importantes para a log?stica do pa?s. Condi??es gerais, pavimenta??o, sinaliza??o e a geometria das vias foram analisadas e o relat?rio vai servir de base para o desenvolvimento de pol?ticas para o setor e programas p?blicos e privados. De acordo com o levantamento, o Brasil possui 1.691.522 quil?metros de rodovias, dos quais apenas 12% s?o pavimentadas e 62% s?o consideradas regulares, ruins ou p?ssimas.
- Elas melhoraram muito discretamente. A an?lise que mais preocupa o setor hoje ? que no per?odo mais longo as estradas brasileiras n?o tiveram nenhuma melhora qualitativa de grande vulto. Hoje se verifica muitos pontos cr?ticos, grandes extens?es de desgaste de pavimento ? afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
As regi?es mais cr?ticas s?o Norte, com 17% das estradas boas ou ?timas, e o Centro-Oeste, com 30%. A regi?o Nordeste tem mais de 34%, a Sul tem 38% e o Sudeste conta com 77% das vias em condi??es boas ou ?timas. Rodovias importantes para o escoamento da safra, como a BR-364, que liga Mato Grosso a Rond?nia, a BR-163 que liga o Rio Grande do Sul ao Par? e a BR-158, no trecho de Jata? a Piranhas, em Goi?s, est?o no ranking das 10 piores.
- A explica??o disso ? que elas n?o receberam os recursos necess?rios para a solu??o dos problemas que foram verificados e isso ? um fator de grande acr?scimo de custo dos produtos agr?colas. O que se percebe ? que o Brasil precisa da circula??o dos produtos. Precisamos que seja competitivo e a gente est? perdendo o dinamismo econ?mico no pa?s ? avalia Batista.
Segundo a pesquisa, o custo do transporte que no Norte e no Centro-Oeste do pa?s ? 30% mais caro, deve aumentar nos pr?ximos anos.
- ? uma tend?ncia crescer esse custo em fun??o dos acr?scimos adicionais que o transportador vai ter que fazer. Uma manuten??o mais cara em termos de pneu, de suspens?o, e consumo de combust?veis, de motorista que tamb?m tende a aumentar ? comenta Batista.
O grande problema ainda ? a falta de investimento em infraestrutura e manuten??o do modal. Em 2013, o governo federal gastou pouco mais de R$ 8 bilh?es nas rodovias, enquanto a estimativa da CNT ? que s?o necess?rios R$ 290 bilh?es.
- O ritmo de investimento tem se mostrado muito baixo. O mais preocupante ? que apesar dos recursos que o governo tem ele n?o consegue executar. Isso traduz uma grande defici?ncia que ele tem e, de certa forma, uma falta de capacidade administrativa pra solucionar os problemas. Enquanto isso n?o acontece, o Brasil est? pagando uma conta muito alta ? conclui o diretor da CNT.
Fonte: Rural Br
A CNT avaliou mais de 98 mil quil?metros de rodovias federais e estaduais importantes para a log?stica do pa?s. Condi??es gerais, pavimenta??o, sinaliza??o e a geometria das vias foram analisadas e o relat?rio vai servir de base para o desenvolvimento de pol?ticas para o setor e programas p?blicos e privados. De acordo com o levantamento, o Brasil possui 1.691.522 quil?metros de rodovias, dos quais apenas 12% s?o pavimentadas e 62% s?o consideradas regulares, ruins ou p?ssimas.
- Elas melhoraram muito discretamente. A an?lise que mais preocupa o setor hoje ? que no per?odo mais longo as estradas brasileiras n?o tiveram nenhuma melhora qualitativa de grande vulto. Hoje se verifica muitos pontos cr?ticos, grandes extens?es de desgaste de pavimento ? afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
As regi?es mais cr?ticas s?o Norte, com 17% das estradas boas ou ?timas, e o Centro-Oeste, com 30%. A regi?o Nordeste tem mais de 34%, a Sul tem 38% e o Sudeste conta com 77% das vias em condi??es boas ou ?timas. Rodovias importantes para o escoamento da safra, como a BR-364, que liga Mato Grosso a Rond?nia, a BR-163 que liga o Rio Grande do Sul ao Par? e a BR-158, no trecho de Jata? a Piranhas, em Goi?s, est?o no ranking das 10 piores.
- A explica??o disso ? que elas n?o receberam os recursos necess?rios para a solu??o dos problemas que foram verificados e isso ? um fator de grande acr?scimo de custo dos produtos agr?colas. O que se percebe ? que o Brasil precisa da circula??o dos produtos. Precisamos que seja competitivo e a gente est? perdendo o dinamismo econ?mico no pa?s ? avalia Batista.
Segundo a pesquisa, o custo do transporte que no Norte e no Centro-Oeste do pa?s ? 30% mais caro, deve aumentar nos pr?ximos anos.
- ? uma tend?ncia crescer esse custo em fun??o dos acr?scimos adicionais que o transportador vai ter que fazer. Uma manuten??o mais cara em termos de pneu, de suspens?o, e consumo de combust?veis, de motorista que tamb?m tende a aumentar ? comenta Batista.
O grande problema ainda ? a falta de investimento em infraestrutura e manuten??o do modal. Em 2013, o governo federal gastou pouco mais de R$ 8 bilh?es nas rodovias, enquanto a estimativa da CNT ? que s?o necess?rios R$ 290 bilh?es.
- O ritmo de investimento tem se mostrado muito baixo. O mais preocupante ? que apesar dos recursos que o governo tem ele n?o consegue executar. Isso traduz uma grande defici?ncia que ele tem e, de certa forma, uma falta de capacidade administrativa pra solucionar os problemas. Enquanto isso n?o acontece, o Brasil est? pagando uma conta muito alta ? conclui o diretor da CNT.
Fonte: Rural Br