Senar/ES encerra o Programa Agrinho 2013
1 de setembro de 2020
Senar/ES encerra o Programa Agrinho 2013
Alunos, professores e coordenadores municipais ser?o premiados no Sesc de Aracruz
No dia 4 de dezembro, o Senar/ES (Servi?o Nacional de Aprendizagem Rural do Esp?rito Santo) e a Faes (Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Esp?rito Santo) encerram mais uma edi??o do Agrinho. O programa abrange escolas municipais de todo o Estado em uma proposta pedag?gica em busca do desenvolvimento social e sustent?vel dos alunos. Durante o evento ser?o premiados os tr?s melhores trabalhos nas categorias de alunos de Educa??o Especial, alunos de 1? a 9? anos, as dez melhores experi?ncias pedag?gicas desenvolvidas pelos professores e, pela primeira vez, haver? a premia??o dos tr?s coordenadores municipais mais atuantes. O Agrinho acontece no Sesc de Aracruz.
Este ano participaram cerca de 100 mil alunos e 4.361 professores de 52 munic?pios. O Agrinho 2013 teve como tema ?Saber e atuar para melhorar o mundo?, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos nas ?reas de cidadania, sa?de, meio ambiente, consumo e outros. ?O Agrinho sempre teve uma proposta voltada para o crescimento do cidad?o e do senso cr?tico dos participantes, mas este ano n?s buscamos deixar o tema aberto justamente para que os alunos pudessem trabalhar as ideias de forma mais ampla e criativa. Nosso objetivo foi diminuir as barreiras do pensamento?, afirma a coordenadora do projeto no Esp?rito Santo, Meire Viana.
Ao longo do ano foram distribu?dos livros, cartilhas e revistas a professores e alunos das escolas participantes. Tamb?m foram realizadas capacita??es para que os professores conhecessem a metodologia do programa e se tornassem aptos a desenvolver a din?mica de trabalho do Agrinho em sala de aula. A partir de debates em sala, os alunos puderam colocar em pr?tica a criatividade, desenvolvendo a??es afirmativas com vistas a melhorar sua realidade. Os debates em sala de aula ampliam os horizontes dos alunos, permitindo que eles realizem a??es cidad?s capazes de mudar a realidade da comunidade onde vivem.
Quando encerram as a??es nas salas de aula e na comunidade, os alunos fazem reda??es e desenhos, os professores relatam as experi?ncias pedag?gicas desenvolvidas e os coordenadores elaboram relat?rios sobre a execu??o do programa Agrinho no munic?pio. Esses trabalhos s?o enviados ao Senar/ES e uma banca, constitu?da pelos instrutores das capacita??es dos professores e pela coordenadora Meire Viana e as colaboradoras Tereza Zaggo e Adelaide Cavalcanti avaliam e classificam esses trabalhos.
Fonte: I?! Comunica??o
Alunos, professores e coordenadores municipais ser?o premiados no Sesc de Aracruz
No dia 4 de dezembro, o Senar/ES (Servi?o Nacional de Aprendizagem Rural do Esp?rito Santo) e a Faes (Federa??o da Agricultura e Pecu?ria do Esp?rito Santo) encerram mais uma edi??o do Agrinho. O programa abrange escolas municipais de todo o Estado em uma proposta pedag?gica em busca do desenvolvimento social e sustent?vel dos alunos. Durante o evento ser?o premiados os tr?s melhores trabalhos nas categorias de alunos de Educa??o Especial, alunos de 1? a 9? anos, as dez melhores experi?ncias pedag?gicas desenvolvidas pelos professores e, pela primeira vez, haver? a premia??o dos tr?s coordenadores municipais mais atuantes. O Agrinho acontece no Sesc de Aracruz.
Este ano participaram cerca de 100 mil alunos e 4.361 professores de 52 munic?pios. O Agrinho 2013 teve como tema ?Saber e atuar para melhorar o mundo?, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos nas ?reas de cidadania, sa?de, meio ambiente, consumo e outros. ?O Agrinho sempre teve uma proposta voltada para o crescimento do cidad?o e do senso cr?tico dos participantes, mas este ano n?s buscamos deixar o tema aberto justamente para que os alunos pudessem trabalhar as ideias de forma mais ampla e criativa. Nosso objetivo foi diminuir as barreiras do pensamento?, afirma a coordenadora do projeto no Esp?rito Santo, Meire Viana.
Ao longo do ano foram distribu?dos livros, cartilhas e revistas a professores e alunos das escolas participantes. Tamb?m foram realizadas capacita??es para que os professores conhecessem a metodologia do programa e se tornassem aptos a desenvolver a din?mica de trabalho do Agrinho em sala de aula. A partir de debates em sala, os alunos puderam colocar em pr?tica a criatividade, desenvolvendo a??es afirmativas com vistas a melhorar sua realidade. Os debates em sala de aula ampliam os horizontes dos alunos, permitindo que eles realizem a??es cidad?s capazes de mudar a realidade da comunidade onde vivem.
Quando encerram as a??es nas salas de aula e na comunidade, os alunos fazem reda??es e desenhos, os professores relatam as experi?ncias pedag?gicas desenvolvidas e os coordenadores elaboram relat?rios sobre a execu??o do programa Agrinho no munic?pio. Esses trabalhos s?o enviados ao Senar/ES e uma banca, constitu?da pelos instrutores das capacita??es dos professores e pela coordenadora Meire Viana e as colaboradoras Tereza Zaggo e Adelaide Cavalcanti avaliam e classificam esses trabalhos.
Fonte: I?! Comunica??o