Suinocultura brasileira deve crescer mais de 20% nos pr?ximos anos
1 de setembro de 2020
A carne su?na ? a prote?na animal mais produzida e consumida do mundo. O Brasil vem expandindo, nos ?ltimos anos, seu consumo interno. Campanhas de marketing, informando sobre a qualidade e as vantagens da carne su?na, t?m ajudado para o aumento. No pr?ximo domingo (24/07) ? comemorado o Dia do Suinocultor e a Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil (CNA) e as federa??es de agricultura e pecu?ria esperam que os suinocultores sejam lembrados por sua importante contribui??o para o desenvolvimento da agropecu?ria brasileira e para a economia do pa?s.
A suinocultura brasileira deve crescer, nos pr?ximos 10 anos, em torno de 21%, tanto em produ??o como no consumo interno e ainda nas exporta??es, conforme informa??o da Organiza??o das Na??es Unidas para a Alimenta??o e a Agricultura (FAO), at? atingir 4,3 milh?es de toneladas, em 2024. J? a produ??o brasileira de su?nos, em 2015, foi de 3,5 milh?es de toneladas. Do total, 85% foram destinadas ao consumo interno e 15% ?s exporta??es. Os estados maiores produtores s?o: Santa Catarina, Paran?, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, S?o Paulo e Goi?s.
Nos primeiros 4 meses de 2016, houve um incremento nas exporta??es brasileiras de carne su?na, com vendas de US$ 113 milh?es, aumento de 3,1% em rela??o ao mesmo per?odo de 2015. E no m?s de maio de 2016, as exporta??es, somente para a China, obtiveram um crescimento de 19 mil por cento, frente a US$ 70,8 mil em maio de 2015. O c?mbio mais favor?vel e a habilita??o ? exporta??o de novas plantas frigor?ficas brasileiras foram fatores decisivos para o resultado obtido. Desde dezembro, os chineses habilitaram seis novos frigor?ficos de carne su?na ? exportarem ao pa?s. No total, o Brasil possui, hoje, 12 frigor?ficos de carne su?na aptos ? exporta??o para a China.
A produ??o interna de carne su?na na China sofreu dr?stica redu??o na produ??o, por quest?es relacionadas ? legisla??o ambiental, aumentando, portanto, a depend?ncia do pa?s no com?rcio exterior para garantir o abastecimento dom?stico. O cen?rio deve se manter, o que favorecer? o incremento gradativo nas exporta??es brasileiras de carne su?na, em especial.
Segundo o presidente da Comiss?o Nacional de Aves e Su?nos da CNA, Renato Simpl?cio Lopes, gra?as ?s campanhas, o maior conhecimento pela popula??o das vantagens da carne su?na est? contribuindo fortemente para o crescimento do consumo. ?Acredita-se que aos poucos a carne su?na ir? ganhar maior espa?o nas prefer?ncias do consumidor brasileiro, especialmente, em regi?es onde o setor ainda ? fragmentado, como no caso das regi?es Nordeste e Norte. As campanhas de marketing t?m ajudado muito nisso?, afirma.
Fonte: CNA ? Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil
A suinocultura brasileira deve crescer, nos pr?ximos 10 anos, em torno de 21%, tanto em produ??o como no consumo interno e ainda nas exporta??es, conforme informa??o da Organiza??o das Na??es Unidas para a Alimenta??o e a Agricultura (FAO), at? atingir 4,3 milh?es de toneladas, em 2024. J? a produ??o brasileira de su?nos, em 2015, foi de 3,5 milh?es de toneladas. Do total, 85% foram destinadas ao consumo interno e 15% ?s exporta??es. Os estados maiores produtores s?o: Santa Catarina, Paran?, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, S?o Paulo e Goi?s.
Nos primeiros 4 meses de 2016, houve um incremento nas exporta??es brasileiras de carne su?na, com vendas de US$ 113 milh?es, aumento de 3,1% em rela??o ao mesmo per?odo de 2015. E no m?s de maio de 2016, as exporta??es, somente para a China, obtiveram um crescimento de 19 mil por cento, frente a US$ 70,8 mil em maio de 2015. O c?mbio mais favor?vel e a habilita??o ? exporta??o de novas plantas frigor?ficas brasileiras foram fatores decisivos para o resultado obtido. Desde dezembro, os chineses habilitaram seis novos frigor?ficos de carne su?na ? exportarem ao pa?s. No total, o Brasil possui, hoje, 12 frigor?ficos de carne su?na aptos ? exporta??o para a China.
A produ??o interna de carne su?na na China sofreu dr?stica redu??o na produ??o, por quest?es relacionadas ? legisla??o ambiental, aumentando, portanto, a depend?ncia do pa?s no com?rcio exterior para garantir o abastecimento dom?stico. O cen?rio deve se manter, o que favorecer? o incremento gradativo nas exporta??es brasileiras de carne su?na, em especial.
Segundo o presidente da Comiss?o Nacional de Aves e Su?nos da CNA, Renato Simpl?cio Lopes, gra?as ?s campanhas, o maior conhecimento pela popula??o das vantagens da carne su?na est? contribuindo fortemente para o crescimento do consumo. ?Acredita-se que aos poucos a carne su?na ir? ganhar maior espa?o nas prefer?ncias do consumidor brasileiro, especialmente, em regi?es onde o setor ainda ? fragmentado, como no caso das regi?es Nordeste e Norte. As campanhas de marketing t?m ajudado muito nisso?, afirma.
Fonte: CNA ? Confedera??o da Agricultura e Pecu?ria do Brasil